CTT foi a marca que mais reclamações recebeu no Portal da Queixa durante 2019
O comércio eletrónico foi o principal motivo das reclamações e os CTT a empresa mais visada
Ana Catarina Monteiro
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O Portal da Queixa recebeu uma média de 275 queixas por dia em 2019, registando um total de 100 mil reclamações durante o ano, mas 14% face ás recebidas no ano precedente. O comércio eletrónico foi o principal motivo das reclamações e os CTT a empresa mais visada.
Depois da categoria de comunicação, TV e media, que absorve um total de 11.270 queixas, o segmento de correio, logística e transporte foi o que mais reclamações acumulou, com um total de 10.647, um aumento de 28% face a 2018. As queixas aumentam em épocas de grandes volumes de encomendas, como os períodos da Black Friday e do Natal.
Os CTT foram a marca com maior número de reclamações em 2019, contabilizando 6.293 reclamações (CTT com 4.314 e CTT Expresso com 1.962), ultrapassando a MEO que tem vindo a ser a marca mais visada.
Os serviços de administração pública fecham o pódio dos segmentos mais implícitos nas queixas, observando um aumento de 30% das queixas para as 9.184.
A primeira categoria ligada ao retalho surge em oitavo lugar. O comércio de moda e vestuário registou em 2019 um total de 3.179 reclamações neste portal, o que traduz um aumento de 66,61%. O segmento de hipers e supermercados surge em décimo primeiro da lista, tendo registado 2.045 queixas durante 2019, um aumento de 25,54%.
Neste momento o Portal da Queixa recebe o “dobro” das reclamações registadas no Livro de Reclamações Eletrónico do Estado, segundo a rede social que coloca consumidores e marcas em contacto direto, através do canal online.
O portal cresce há seis anos consecutivo e número de reclamações apresentadas. “Este crescimento não significa que os portugueses passaram a reclamar mais, mas verifica-se que estão mais digitais, optando pela comodidade e a facilidade de comunicar com as marcas através do Portal da Queixa, ao invés de formalizarem uma denúncia, que implica burocracia e tem como finalidade um processo de coima para com o prestador”.