CTT foi a marca que mais reclamações recebeu no Portal da Queixa durante 2019
O comércio eletrónico foi o principal motivo das reclamações e os CTT a empresa mais visada

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
O Portal da Queixa recebeu uma média de 275 queixas por dia em 2019, registando um total de 100 mil reclamações durante o ano, mas 14% face ás recebidas no ano precedente. O comércio eletrónico foi o principal motivo das reclamações e os CTT a empresa mais visada.
Depois da categoria de comunicação, TV e media, que absorve um total de 11.270 queixas, o segmento de correio, logística e transporte foi o que mais reclamações acumulou, com um total de 10.647, um aumento de 28% face a 2018. As queixas aumentam em épocas de grandes volumes de encomendas, como os períodos da Black Friday e do Natal.
Os CTT foram a marca com maior número de reclamações em 2019, contabilizando 6.293 reclamações (CTT com 4.314 e CTT Expresso com 1.962), ultrapassando a MEO que tem vindo a ser a marca mais visada.
Os serviços de administração pública fecham o pódio dos segmentos mais implícitos nas queixas, observando um aumento de 30% das queixas para as 9.184.
A primeira categoria ligada ao retalho surge em oitavo lugar. O comércio de moda e vestuário registou em 2019 um total de 3.179 reclamações neste portal, o que traduz um aumento de 66,61%. O segmento de hipers e supermercados surge em décimo primeiro da lista, tendo registado 2.045 queixas durante 2019, um aumento de 25,54%.
Neste momento o Portal da Queixa recebe o “dobro” das reclamações registadas no Livro de Reclamações Eletrónico do Estado, segundo a rede social que coloca consumidores e marcas em contacto direto, através do canal online.
O portal cresce há seis anos consecutivo e número de reclamações apresentadas. “Este crescimento não significa que os portugueses passaram a reclamar mais, mas verifica-se que estão mais digitais, optando pela comodidade e a facilidade de comunicar com as marcas através do Portal da Queixa, ao invés de formalizarem uma denúncia, que implica burocracia e tem como finalidade um processo de coima para com o prestador”.