Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros
A operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros e deverá estar concluída até ao final do primeiro semestre de 2025, estando ainda sujeita à aprovação das entidades reguladoras competentes.

Hipersuper
Sociedade Ponto Verde investe 500 mil euros em nova edição do Re_Source para transformar gestão de resíduos de embalagens
Martini renova imagem e lança cocktail para o verão
Novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 no mercado
Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome
Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas
Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier
Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor
Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão
A Sonae anunciou a celebração de um acordo para a alienação dos negócios de moda MO e Zippy, num processo de Management Buy Out (MBO) liderado por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, em parceria com o Fundo Mercúrio, gerido pela Oxy Capital.
A transação insere-se na estratégia de gestão ativa do portefólio da Sonae, que procura garantir as melhores condições de desenvolvimento para os seus ativos, promovendo a autonomia de negócios com equipas de gestão consolidadas. Segundo João Dolores, CFO da Sonae, esta decisão está alinhada com a tradição do grupo em fomentar o empreendedorismo interno: “Estamos muito satisfeitos com esta operação e com o que ela significa para todas as partes envolvidas. A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do Grupo. Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las. Quero agradecer a todas as pessoas das equipas MO e Zippy pelo seu profundo empenho e compromisso ao longo dos anos e deixar a todos votos de muito sucesso”.
Com raízes na Sonae desde 1995 (MO) e 2004 (Zippy), as duas marcas afirmaram-se como referências no mercado português e consolidaram presença internacional. A MO conta atualmente com mais de 120 lojas em Portugal e uma unidade dedicada à gestão da categoria têxtil em grandes retalhistas internacionais. Já a Zippy, focada no segmento infantil, opera em mais de 40 mercados, através de uma estratégia multicanal assente em lojas próprias e franchising.
Para Francisco Pimentel, “é uma honra fazer parte do legado de MBO da Sonae, que refletem a cultura de valorização do talento e de promoção do empreendedorismo interno do Grupo. Assumimos esta nova etapa com muito entusiasmo e orgulho nas marcas que temos, estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy. Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”.