Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
A iniciativa, que vai na 12.ª edição, mantém o seu foco no apoio à qualificação e modernização do setor frutícola nacional.

Hipersuper
Sociedade Ponto Verde investe 500 mil euros em nova edição do Re_Source para transformar gestão de resíduos de embalagens
Martini renova imagem e lança cocktail para o verão
Novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 no mercado
Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome
Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas
Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier
Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor
Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão
A edição de 2025 da Academia do Centro de Frutologia Compal alargou o prazo de candidaturas, permitindo a empresários e produtores frutícolas submeterem os seus projetos até ao dia 11 de junho.
O programa, com cerca de 70 horas de formação, contempla áreas como fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e inteligência artificial, integrando um modelo híbrido de ensino. Os participantes têm acesso a sessões teóricas presenciais e online, visitas técnicas a explorações agrícolas em diferentes regiões do país e contacto direto com especialistas e empreendedores do setor.
Além da componente formativa, a Academia promove o desenvolvimento de redes colaborativas e atribui três bolsas de 20 mil euros aos melhores projetos, como incentivo à instalação, reconversão ou expansão de explorações agrícolas. Desde a sua criação, a Academia já atribuiu 690 mil euros em apoios financeiros, envolvendo mais de 140 empreendedores em 74 municípios.
As candidaturas estão abertas a projetos focados na produção de 26 variedades de fruta, de alperce a romã, incluindo, pela primeira vez, o tomate. A iniciativa visa, assim, reforçar a competitividade da fruticultura portuguesa, promovendo a inovação e a valorização da produção nacional.
As candidaturas devem ser submetidas através do formulário online disponível no site da Compal.