Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável
A Auchan canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social.

Hipersuper
Sociedade Ponto Verde investe 500 mil euros em nova edição do Re_Source para transformar gestão de resíduos de embalagens
Martini renova imagem e lança cocktail para o verão
Novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 no mercado
Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome
Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas
Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier
Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
CropLife Portugal lança projeto “Agricultura é Vida” para sensibilizar comunidade escolar sobre o papel do agricultor
Loja no Nova Vila Retail Park marca a chegada da Tiendanimal a Portimão
A Auchan Retail Portugal renovou, em 2024, o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’, uma distinção atribuída pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), reconhecendo o empenho da insígnia no combate ao desperdício alimentar e na promoção de uma economia mais circular.
Este reconhecimento surge no âmbito do projeto “Militantes do Desperdício Zero” e coincide com um crescimento expressivo dos resultados da retalhista nesta área. Em 2024, a Auchan recuperou 488 toneladas de produtos no âmbito da economia circular, superando largamente as 138 toneladas registadas no ano anterior. Só através da parceria com a plataforma Too Good To Go, foi possível evitar o desperdício de 109 toneladas de alimentos e refeições prontas.
Na vertente social, a empresa canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social. No total, a Auchan reduziu o seu desperdício alimentar em 19% face a 2023.
“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirma Rita Cruz, diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail Portugal.
Entre as ações implementadas destacam-se as Happy Boxes, compostas por excedentes de frutas e legumes, a venda de ovos avulso e a introdução de produtos inovadores como o gelado de banana e a cerveja feita a partir de pão não vendido. A retalhista lançou ainda uma Calculadora de Desperdício Alimentar, com o objetivo de sensibilizar os consumidores para os seus próprios hábitos, e uma plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados.
As parcerias com entidades como a Too Good To Go e a Associação REMAR, esta última no âmbito da recolha de mobiliário de jardim usado, reforçam a abordagem colaborativa da Auchan na implementação de soluções sustentáveis.
A retalhista reafirma assim o seu compromisso com práticas comerciais mais conscientes e sustentáveis, alinhadas com os objetivos globais de redução do desperdício e da promoção de um consumo responsável.