As melhores práticas para potenciar compra omnicanal
O consumidor omnicanal, que compra através da loja física e da internet, gasta 50% mais que o cliente que se limita ao canal “brick and mortar”

Ana Catarina Monteiro
Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional
Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama
Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”
Webinar discute limites do pricing por categorias e impacto no crescimento do retalho
Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral
Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável
Leilão solidário de garrafa n.º 1 de James Martin’s 44 anos arrecada 15 mil euros
O consumidor omnicanal, que compra através da loja física e da internet, gasta 50% mais que o cliente que se limita ao canal “brick and mortar”, explica a consultora de marketing digital Multiplica, citada pela Inforetail, num relatório em que identifica as melhores práticas de retalho omnicanal no mercado. A saber:
1. Provadores virtuais e montras interativas são algumas das fórmulas para tornar as lojas mais tecnológicas e integrar os canais digitais, potenciando uma experiência de compra interativa. “Algumas marcas permitem interagir com montras através da realidade virtual o testar provadores inteligentes em que se pode efetuar o pagamento de uma compra sem passar pela caixa de saída”.
As aplicações mobile são outra ferramenta para promover a compra omnicanal, uma vez que permitem fornecer recomendações de produtos. Estas tecnologia em loja potencia ainda as chamadas “cookies offline”, que servem para recolher dados do comportamento com a mesma precisão dos dados obtidos online.
2. Localização, chatbots e apps pós-venda. A oferta de “touchpoints” alternativos, para que o cliente possa escolher a melhor forma de interagir com a marca, é uma alavanca para a compra multicanal e confere uma maior conveniência ao atender às necessidades dos consumidores em qualquer canal. Há retalhistas que utilizam estes meios digitais para ajudarem os clientes a encontrar um produto mais facilmente ou as lojas mais próximas, encomendar via mobile para levantar na loja ou outros pontos. A redução dos tempos de entrega é uma das máximas do comércio omnicanal. Os chatbots, para recomendações e venda, potenciam a comunicação e levam à escolha mais célere da compra.
Leia também: Chatbots vão alterar venda online de produtos e serviços?
3. Os incentivos económicos são um dos principais objetivos dos clientes multicanais quando enveredam pelos canais digitais. As aplicações para uso de cupões, descontos pela via de mensagens de texto ou promoções por subscrição de newsletter são algumas das novas iniciativas nesta área.