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AJAP em São Tomé

Da esquerda para a direita: Firmino Cordeiro, Henrique Silvestre, Abel Bom Jesus e Eládio Gonçalves

Exportação

AJAP realiza visita técnica a São Tomé e Príncipe

Em audiência com o Ministro da Agricultura e Pescas de São Tomé e Príncipe, Abel Bom Jesus, a AJAP manifestou total disponibilidade para ajudar o país, através da capacitação e formação. A AJAP prontificou-se a receber Jovens Agricultores em Portugal para que participem ativamente nas dinâmicas das explorações europeias, por forma a proporcionar experiências que se traduzam no desenvolvimento da agricultura santomense.

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Em audiência com o Ministro da Agricultura e Pescas de São Tomé e Príncipe, Abel Bom Jesus, a AJAP manifestou total disponibilidade para ajudar o país, através da capacitação e formação. A AJAP prontificou-se a receber Jovens Agricultores em Portugal para que participem ativamente nas dinâmicas das explorações europeias, por forma a proporcionar experiências que se traduzam no desenvolvimento da agricultura santomense.

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AJAP em São Tomé

Da esquerda para a direita: Firmino Cordeiro, Henrique Silvestre, Abel Bom Jesus e Eládio Gonçalves

Uma delegação da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal realizou esta semana uma visita técnica a São Tomé e Príncipe. Para além das visitas a algumas roças de Agricultores e Jovens Agricultores, a delegação da AJAP reuniu-se com o Presidente da Ilha do Príncipe, Filipe do Nascimento, onde foi feita uma retrospectiva do potencial do arquipélago em termos agrícolas, atendendo às suas especificidades de Reserva Especial da Biosfera.

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Depois da visita ao Príncipe, e de regresso a São Tomé, a delegação da AJAP, composta pelo presidente da direção, Henrique Silvestre, pelo diretor-geral, Firmino Cordeiro, por João Mira, do Departamento Técnico, e por Eládio Gonçalves, da Caja Rural del Sur, foi recebida em audiência pelo ministro da Agricultura e Pescas, Abel Bom Jesus, e pelos seus assessores.

Na reunião  foram abordados vários assuntos, desde logo o estabelecimento de um protocolo, para muito breve, que vai envolver a Plataforma dos Agricultores de São Tomé e a AJAP. Pretende-se, desta forma, associar às prioridades a definir conjuntamente pelo ministério, a plataforma e a AJAP, para que se estabeleça um forte compromisso entre as duas organizações e o Ministério, que também o vai subscrever, avança a associação em comunicado.

AJAP disponível para receber jovens agricultores de São Tomé e Príncipe

O presidente da AJAP, Henrique Silvestre, para além de considerar pertinentes e urgentes as medidas anunciadas pelo Governante, apontou a disponibilidade total da AJAP em fazer parte da parceria anunciada. Referiu também a vontade da AJAP de abrir uma mini delegação em São Tomé e Príncipe, e anunciou a possibilidade de receber jovens agricultores de São Tomé e Príncipe em explorações agrícolas de Portugal, e até de Espanha.

O diretor-geral da AJAP, Firmino Cordeiro, reafirmou a importância da formação e capacitação dos agricultores de São Tomé, tal como referido por Carlos Pascual, assessor técnico do Ministro, assegurando que a AJAP tem disponibilidade e capacidade técnica para, em parceria com a Plataforma de Agricultores de São Tomé, organizar todo o processo formativo e de capacitação, contando com o apoio manifestado pelo Ministério.

Carlos Pascual aproveitou a presença do Responsável em Portugal do Banco Cooperativo espanhol Caja Rural del Sur para sublinhar a importância de, um dia, os agricultores de São Tomé e Príncipe poderem, com o apoio do Governo e outros parceiros, contarem com o seu próprio banco cooperativo. Numa curta intervenção, Eládio Gonçalves afirmou que a Caja Rural del Sur poderá colaborar com os responsáveis de São Tomé em termos de transferência de conhecimentos, e até formativos, ao longo do processo, sempre moroso, de implementação de uma iniciativa desta natureza.

 

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Exportação

InovCluster anuncia ações de apoio à internacionalização de PME agroalimentares

Participação em feiras internacionais, missões empresariais virtuais e workshops são algumas das ações do EXPORT.i9 em 2025 para apoiar a internacionalização das PME portuguesas.

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A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro está a realizar diversas ações, como a participação em feiras internacionais e em missões empresariais on-line, no âmbito do projeto de internacionalização EXPORT.i9, que promove em conjunto com a Animaforum – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.

O projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023-2025, que termina a 30 de junho deste ano,  visa “potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários com a participação conjunta de PME da fileira agroalimentar”, indica a InovCluster.

Entre as ações em curso, está a participação na Biofach, de 11 a 14 de fevereiro, em Nuremberga, Alemanha, e na Feira Internacional Salón Gourmets 2025, que decorre em Madrid, Espanha, entre os dias 7 e 10 de abril.
Além destas ações, estão previstas, a partir do dia 10 de fevereiro, três missões empresariais internacionais virtuais, que visam importantes mercados externos: América do Norte (Canadá, EUA), Emirados Árabes Unidos e China. Segundo a InovCluster, vêm complementar a presença “em certames de relevância nestes mercados” e objetivam “uma abordagem direta junto de importadores, distribuidores e canal Horeca através de canais digitais com reuniões B2B”.

Entre janeiro e maio decorre ainda um ciclo de workshops, com o próximo a acontecer já a 25 de fevereiro, centrado no tema ‘Análise da Concorrência Internacional – A Importância do Processo de Benchmarking e Principais Ferramentas’. A 25 de março realiza-se o workshop ‘Estratégias de Marketing Digital para a Comunicação em Mercados Internacionais’, enquanto para 22 de abril está agendado o tema ‘Marketing Digital – Proteção de Dados e Compliance Internacional’. O ciclo conclui-se a 20 de maio, com o workshop sobre ‘E-commerce – Estratégias de Venda Digitais no Processo de Expansão Global’.

O plano de ação para os três anos do EXPORT.i9 inclui também a criação de lojas online e a adesão a plataformas de marketplace. “O resultado final que se pretende atingir com as ações propostas é o aumento do peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis da fileira agroalimentar e potenciar o incremento da orientação exportadora das PME envolvidas no projeto, apostando na diversidade e complementaridade da oferta de produtos portugueses das PME”, define a InovCluster.

Todas as ações previstas no projeto Conjunto Internacionalização do Cluster Agroindustrial, e com inscrições já abertas, podem ser consultadas em: https://www.inovcluster.pt/projetos/projetos-em-curso/projeto-conjunto-internacionalizacao-2023-2025/

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Exportação

SAGALEXPO regressa em abril com 1.100 compradores internacionais

A 4.ª edição da SAGALEXPO realiza-se de 28 a 30 de abril de 2025, na FIL, em Lisboa, e contará com a participação de cerca de 380 empresas nacionais, que vão dar a conhecer a qualidade, inovação e diversidade dos produtos portugueses.

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A SAGALEXPO – Sabores de Portugal, marcada para os dias 28, 29 e 30 de abril na FIL, em Lisboa, prepara-se para receber mais de 1.100 compradores internacionais provenientes de 95 países, consolidando a sua posição como um dos mais relevantes certames para a internacionalização do setor agroalimentar português.

Organizada pela Exposalão, a SAGALEXPO assume-se como uma montra de excelência para os produtores nacionais que procuram reforçar ou expandir a sua presença em mercados externos. Ao longo dos três dias do evento, a interação entre mais de 3.300 empresários, nacionais e estrangeiros, abre portas a novas parcerias estratégicas e ao aumento das exportações, sublinha a organização.

Além de funcionar como ponto de encontro para negócios, a SAGALEXPO é também palco para o lançamento de novos produtos, destacando-se como uma plataforma de inovação e promoção das marcas portuguesas junto de decisores internacionais.

 

 

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exportação

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Exportação

Exportações inverteram tendência em 2024 e cresceram 2,5%

Os primeiros resultados do Comércio Internacional de Bens de 2024, do INE, apontam para aumentos nas exportações, mas também nas importações: +2,5% e +1,9%, respetivamente (-1,4% e -4,0% em 2023, pela mesma ordem).

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Tendo por base os primeiros dados apurados das estatísticas do INE relativas a 2024, as exportações portuguesas alcançaram 79.285 milhões de euros (+2,5% face ao ano anterior) e as importações atingiram 107.171 milhões de euros (+1,9%).

Apesar do ritmo de crescimento das exportações ter sido superior ao das importações, o défice da balança comercial atingiu 27.887 milhões de euros em 2024, o que representa um agravamento de 78 milhões de euros face ao ano anterior e um acréscimo de 0,4 pontos percentuais na taxa de cobertura (74% em 2024).

Produtos alimentares aumentam exportações

Em termos de ‘Grandes Categorias Económicas’, a maioria dos bens exportados mostrou subidas, sendo os mais significativos nas categorias ‘Produtos alimentares e bebidas’, com um aumento de 8,3%, e ‘Fornecimentos industriais’, 2,3%. No entanto, excluindo as exportações sem transferência de propriedade, nos ‘Fornecimentos industriais’ houve um decréscimo de 0,5% face ao ano anterior, enquanto a variação nos ‘Produtos alimentares e bebidas’ pouco se altera (8,4%).

As exportações de ‘Combustíveis e lubrificantes’ foram a terceira categoria que mais aumentou em 2024 (+10,2%), principalmente para Bélgica, Gibraltar e Países Baixos. Em sentido contrário, o ‘Material de Transporte’ foi a que registou o maior decréscimo das exportações – menos 0,6%, o que representou menos 86 milhões de euros -, principalmente devido à diminuição das exportações de veículos e outro material de transporte para França, Turquia e Japão.

Fonte: INE

Alemanha: mercado que mais contribuiu

Em termos de mercados de destino, a Alemanha foi o que mais contribuiu para o acréscimo global das exportações portuguesas em 2024 e assumiu-se como o segundo principal destino dos bens nacionais, com um peso de 12,3% (+1,6 pontos percentuais face ao ano anterior). As exportações para este país aumentaram 17,8%, para mais 1.478 milhões de euros, essencialmente ‘Fornecimentos industriais’, ‘Material de transporte’ e ‘Máquinas e aparelhos’.

Espanha garantiu o segundo maior contributo para o aumento das exportações nacionais em 2024, e permanece como principal destino, com um peso de 26% (+0,3 p.p. face a 2023). As exportações para o país vizinho aumentaram 3,5%, mais 699 milhões de euros, com destaque para os ‘Produtos alimentares e bebidas’ e ‘Fornecimentos industriais’.

Espanha, Alemanha e França continuaram a ser os principais mercados importadores de bens portugueses em 2024. No seu conjunto, concentraram mais de metade do total das exportações nacionais: 0,5%, +1 p.p. face a 2023. Os Estados Unidos mantiveram-se como principal destino fora da UE e quarto na globalidade dos países, com um peso de 6,7% (-0,1 p.p. que em 2023), seguido do Reino Unido, que foi o quinto principal destino, com um peso de 4,6% (-0,1 p.p. face ao ano anterior).

Espanha é o principal destino, com destaque para os ‘Produtos alimentares e bebidas’ e ‘Fornecimentos industriais’

Nas maiores variações absolutas de 2024, destacam-se ainda os aumentos nas exportações para Gibraltar (+62,1%) e Marrocos (+15,5%), principalmente de ‘Combustíveis e lubrificantes’, e Itália (+4,7%), essencialmente ‘de Produtos alimentares e bebidas’.

Por sua vez, o maior decréscimo nas exportações em 2024 foi registado nas transações com França (-4,5%; menos 455 milhões de euros), maioritariamente ‘Material de transporte’ e ‘Máquinas e aparelhos’, tendo recuado para terceiro principal cliente dos bens nacionais, com um peso de 12,2% (-0,9 p.p. face ao ano anterior). Verificaram-se igualmente decréscimos significativos nas exportações para a Turquia (-26,8%), maioritariamente ‘Material de transporte’, Angola (-18,4%), principalmente ‘Máquinas e aparelhos’ e a China (-20,2%), essencialmente ‘Fornecimentos industriais’.

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exportação

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Exportação

Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar

A Comissão Consultiva Setorial para a Internacionalização do Setor Agroalimentar (CCS-ISA), objetiva a redução do défice da balança comercial, através do aumento das exportações.

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Num despacho publicado em Diário da República no dia 05, o Governo começa por referir que definiu como um dos eixos principais de atuação, no que diz respeito ao setor agroalimentar, “a redução do défice da balança comercial, através do aumento das exportações e da internacionalização das empresas”.

“Com efeito, visando a reintrodução de um objetivo económico ao setor, focado na redução do défice da balança comercial agroalimentar e numa aposta na recuperação da eficiência dos instrumentos de apoio e de política, mostra-se fundamental que as empresas do setor agroalimentar ganhem dimensão e aumentem a sua presença em novos mercados e consigam integrar-se em cadeias de valor global, contribuindo para a internacionalização da economia e para o crescimento da produtividade”, defende.

Partindo dessa premissa, o Governo avançou com a criação da Comissão Consultiva Setorial para a Internacionalização do Setor Agroalimentar (CCS-ISA), que será coordenada pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), e integra também o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Integram ainda a comissão, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), a Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural (CNJ) e a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA).

No texto do diploma publicado em Diário da República é referido que a criação desta comissão consultiva tem como objetivos “promover a articulação e a coordenação, no âmbito da internacionalização do setor agroalimentar, entre este setor, o Ministério da Agricultura e Pescas e os organismos públicos competentes, bem como contribuir para a respetiva definição de orientações estratégicas nacionais, no âmbito da negociação de acordos comerciais e da superação dos constrangimentos e barreiras no acesso a mercados internacionais”.

A comissão vai reunir semestralmente “ou quando convocada extraordinariamente pelo GPP” e pode funcionar através de subcomissões vocacionadas para os diferentes temas ou mercados. No prazo de 10 dias, as entidades que a integram devem indicar ao GPP, os respetivos representantes, que “não recebem qualquer remuneração ou abono adicional”, lê-se no texto do despacho, que foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pescas e entrou em vigor nesta quinta-feira, dia 06.

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Visita Loja Lidl em Berlim

Exportação

Chegaram às lojas Lidl na Europa 31 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2024

O Lidl Portugal apresentou os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da feira Fruit Logistica,  promovendo a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Esta […]

O Lidl Portugal apresentou os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da feira Fruit Logistica,  promovendo a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Esta teve como objetivo observar os artigos nacionais que já fazem parte do sortido das Frutas e Legumes do Lidl na Alemanha e apresentar os resultados da exportação desta categoria em 2024. Esta visita contou com a presença do Ministro Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes, do Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.

Através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal tem ajudado centenas de produtores nacionais a levar os seus produtos aos consumidores europeus, tendo alcançado já um crescimento de 584% na exportação de frutas e legumes nacionais de 2014 para 2024. É ainda de destacar o ano de 2024 como aquele em que se registou o maior valor exportado, 31 mil toneladas, possibilitando que 18 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 8 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.
Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a pera rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo.

Destacam-se também a laranja, como citrino do Algarve IGP, com cerca de 6 mil toneladas exportadas e a couve coração, com 4 mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.

Ainda com ótimos resultados assinalam-se as categorias de frutos vermelhos – amoras, framboesas e mirtilos – com 2,5 mil toneladas e de frutas de caroço – ameixas, nectarinas, paraguaios e pêssegos – com 2 mil toneladas exportadas. Com mais de 1.750 camiões Lidl saídos de Portugal para a Europa, o cabaz de frutas e legumes exportados integra ainda artigos como a castanha, a maçã, o tomate, o melão e a melancia.

O novo ano de 2025 arranca igualmente de forma positiva com o início da exportação do kiwi para a Alemanha, sublinha o Lidl Portugal em comunicado.

“Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional. Pretendemos continuar a trabalhar no sentido de alavancar e dinamizar a produção nacional”, afirma Jorge Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.

“Parcerias como a que temos desenvolvido com o Lidl são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do setor agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações”, acrescenta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Exportação

Fruit Logistica 2025 arranca em Berlim com participação recorde e foco na inovação

A Fruit Logistica 2025 arranca esta quarta-feira em Berlim (até 7 de fevereiro), reunindo mais de 2.600 expositores de mais de 90 países, cobrindo toda a cadeia de valor dos produtos frescos. 

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Sob o lema “Conexões Frutíferas”, a edição deste ano destaca a importância de parcerias significativas e da colaboração dentro da indústria. Com uma forte presença de expositores de países como Itália, Países Baixos, Espanha, Alemanha e França.

A edição deste ano conta ainda com participações recorde da China, Turquia e Egito, além de aumentos significativos de Espanha e Peru. A presença da China cresceu um terço, a da Turquia aumentou 12%, e Israel, com uma forte presença em Maquinário e Tecnologia, expandiu-se notavelmente em 20%.

Portugal marca presença com 24 empresas e organizações, numa participação coletiva dinamizada pela Portugal Fresh – Associação para Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, sublinha: “As empresas portuguesas continuam a afirmar-se nos mercados internacionais, demonstrando a qualidade e competitividade dos nossos produtos”.

Hortapronta, Bfruit, Coopval, Frutas Classe, Lusomorango, Kiwicoop, Vale da Rosa, Jerónimo Martins Agroalimentar, Rush Farms, Lusopêra, Green Peas, Grupo Luís Vicente, Campotec SA, Triportugal, Crédito Agrícola, Fepal. Lafpack, Magos, Hubel Verde, AHSA, APK, ANPM, Agrifuturo e AlgarOrange são as empresas, organizações e parceiros presentes em Berlim no stand conjunto promovido pela Portugal Fresh.

A feira oferece um programa abrangente, com mais de uma centena de oradores a partilhar ideias inovadoras em cinco palcos distintos. O Fresh Produce Forum explora desafios como a resiliência da cadeia de abastecimento, sustentabilidade e mudanças regulatórias, enquanto o Future Lab apresenta soluções inovadoras para garantir colheitas apesar das condições climáticas extremas. Além disso, os fóruns Tech Stage, Logistics Hub e Farming Forward cobrem uma ampla gama de tópicos relevantes para a indústria, como embalagens sustentáveis, logística de cadeia fria eficiente e avanços na agricultura resiliente ao clima.

Uma novidade deste ano é o Startup World, que, pela primeira vez, estará ativo durante os três dias do evento, dando destaque a tecnologias inovadoras nas áreas de agrotecnologia, agricultura digital, ciência das culturas e soluções pós-colheita. Este espaço oferece às startups uma oportunidade única de se conectarem com líderes da indústria, potenciais parceiros e visitantes internacionais, fomentando relações comerciais valiosas.

Os visitantes profissionais podem ainda beneficiar de recursos exclusivos, como o Trend Report 2025, que destaca fluxos comerciais emergentes e tendências de oferta que transformarão o mercado internacional de produtos frescos, e o European Statistics Handbook 2025, que fornece informações valiosas sobre os principais mercados e produtores do continente, bem como os principais fluxos de commodities para frutas e vegetais que sustentam o negócio de importação e exportação.

A Fruit Logistica 2025 culmina com o “Fruitful Friday” a 7 de fevereiro, um dia dedicado ao networking, apresentações científicas e atividades mais leves, como uma corrida de mascotes na entrada sul da Messe Berlin. O dia inclui também a cerimónia de entrega dos prémios anuais de Inovação da Fruit Logistica.

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Exportação

Salsa amplia presença na Índia

Segundo espaço da Salsa na Índia está localizada no IREO Grand View Tower, em Gurugram, cidade estratégica perto de Deli, conhecida pelo seu dinamismo financeiro e tecnológico.

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A Salsa Jeans acaba de inaugurar o seu segundo espaço comercial na Índia. O novo espaço está localizado na loja multimarca Coyu, no IREO Grand View Tower, em Gurugram, consolidando a presença da marca no país.

Com uma área de 569 metros quadrados, a nova loja tem um espaço dedicado exclusivamente à linha feminina da Salsa, um espaço que reflete a identidade visual renovada da marca e foi concebido para proporcionar uma experiência de compra moderna e acolhedora, alinhada às expectativas do público indiano, sublinha a marca.

Assim como na primeira inauguração, realizada em Nova Deli, em novembro de 2024, a Salsa colabora com o grupo Lyskraft, reconhecido pela vasta experiência no mercado indiano e pela gestão bem-sucedida de marcas internacionais.

“A inauguração do nosso segundo espaço na Índia sublinha o nosso ambicioso plano de expansão global e a recetividade da marca neste mercado tão vibrante. Estamos determinados a fazer da Salsa Jeans uma marca de referência no país, proporcionando produtos que combinam o melhor da moda e da funcionalidade, e Gurugram, com o seu perfil dinâmico e consumidor exigente, é o local ideal para reforçarmos esse compromisso.”, sublinha Hugo Martins, CEO da Salsa Jeans.

A entrada da Salsa no mercado indiano, iniciada com a inauguração em Nova Deli, marcou um passo importante para a marca, atualmente presente em mais de 40 países. Com a expansão em Gurugram, a Salsa reforça sua estratégia de alcançar novos consumidores em mercados emergentes e dinâmicos, sublinha ainda.

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Exportação

24 empresas e organizações portuguesas na Fruit Logistica

Entre 5 e 7 de fevereiro, são 24 as empresas portuguesas que vão estar em Berlim para participar na Fruit Logistica. A Portugal Fresh dinamiza esta participação coletiva na Alemanha. “As empresas portuguesas continuam a afirmar-se nos mercados internacionais, demonstrando a qualidade e competitividade dos nossos produtos”, sublinha Gonçalo Santos Andrade.

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Entre 5 e 7 de fevereiro o melhor das frutas e legumes produzidos em Portugal estará representado na Fruit Logistica, em Berlim, onde são são esperados mais de 2500 expositores de 86 países. A Portugal Fresh – Associação para Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – dinamiza a participação coletiva de 24 empresas, organizações de produtores e parceiros, presente no Hall 5.2 – Stand C40 e D41.

Hortapronta, Bfruit, Coopval, Frutas Classe, Lusomorango, Kiwicoop, Vale da Rosa, Jerónimo Martins Agroalimentar, Rush Farms, Lusopêra, Green Peas, Grupo Luís Vicente, Campotec SA, Triportugal, Crédito Agrícola, Fepal. Lafpack, Magos, Hubel Verde, AHSA, APK, ANPM, Agrifuturo e AlgarOrange são as empresas, organizações e parceiros presentes em Berlim no stand conjunto promovido pela Portugal Fresh.

“As empresas portuguesas continuam a afirmar-se nos mercados internacionais, demonstrando a qualidade e competitividade dos nossos produtos. Os dados mais recentes, que revelam um crescimento de 11% nas exportações de frutas, legumes e flores até novembro de 2024, confirmam que o setor está a consolidar-se como um motor essencial da economia nacional e da nossa presença além-fronteiras”, sublinha Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, em comunicado.

A Alemanha tem sido aliás palco dos principais eventos empresariais do setor : entre 28 e 31 de janeiro, a Portugal Fresh organizou também a presença coletiva de empresas portuguesas na IPM Essen, principal feira mundial de flores e plantas ornamentais. No stand da Portugal Fresh, marcaram presença a Viplant, a Viveiros Monterosa, a Schroll Flowers e a Colossus Plants. “Este setor é dos mais inovadores da horticultura em Portugal e, em Essen, demonstrámos a inovação, qualidade e competitividade da nossa produção”, refere Gonçalo Santos Andrade.

A Portugal Fresh tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, inclui a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e várias iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. Este projeto tem o apoio do Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

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Exportação

Portugal reforça presença na Wine Paris 2025

De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Paris acolhe a 6.ª edição do Wine Paris. Portugal será a segunda maior delegação internacional, logo após Itália, com representação de oito regiões vitivinícolas, sete produtores de renome e a ViniPortugal.

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De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Paris acolhe a 6.ª edição do Wine Paris, o evento global da Vinexposium dedicado ao setor do vinho e das bebidas espirituosas. Com mais de 5.300 expositores de 50 países e a expectativa de atrair mais de 50.000 visitantes de 140 nações, o evento afirma-se como um dos principais pontos de encontro para profissionais da indústria.

A programação inclui mais de 130 sessões na Academia Wine Paris, conduzidas por 250 especialistas internacionais, abordando temas estratégicos para o setor. Entre os destaques está o debate sobre exportações de vinho, tema particularmente relevante para Portugal, que regista um crescimento expressivo neste mercado.

Portugal será a segunda maior delegação internacional, logo após Itália, com representação de oito territórios vitivinícolas, sete produtores de renome e a ViniPortugal. O país reforça a sua presença com um aumento de 67% no número de referências vínicas, ultrapassando as 3.000 marcas nacionais no evento.

Geopolítica e desafios do setor em debate

Um dos momentos altos do Wine Paris 2025 será o painel sobre o impacto das tensões geopolíticas no setor, presidido por Rodolphe Lameyse, diretor executivo da Vinexposium. A sessão reunirá três especialistas de renome: Miles Beale, diretor executivo da Wine and Spirit Trade Association (WSTA), que representa mais de 300 grandes empresas do setor no Reino Unido, Don Saint Pierre, cofundador da ASC Fine Wines, um dos principais distribuidores de vinhos na China, e da AdaptEdge Advisory Service e Nicolas Ozanam, diretor-geral da Federation of French Wine & Spirits Exporters (FEVS). O debate terá lugar na terça-feira, 11 de fevereiro, das 13h00 às 14h00, na Sala 5 – Let’s Talk About Wine! (Pavilhão 7.2).

Ao acolher mais de 130 sessões e debates com 250 personalidades do sector do vinho e das bebidas espirituosas na exposição deste ano, a Academia promove debates, conferências, painéis de discussão e masterclasses  que abordarão temas-chave do sector.

Algumas sessões em destaque:

Comércio exterior e exportações

Terça-feira, 11 de fevereiro

Conferência de imprensa da Federação Francesa de Exportadores de Vinhos e Bebidas Destiladas (FEVS)
Sala 7 – Sala de conferências de imprensa – Pavilhão 4 – das 9h30 às 10h30
Aberta apenas a jornalistas

Conferência da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)
Comércio internacional de vinhos – história, tendências e o papel desempenhado pelos centros de reexportação
Sala 7 – Sala de conferências de imprensa – Pavilhão 4 – das 17h00 às 18h00

Novas oportunidades e mercados emergentes

Segunda-feira 10 de fevereiro
“Garanhão Negro” dos Balcãs
A Macedónia do Norte, situada no coração dos Balcãs, é o berço de uma das mais poderosas e caraterísticas castas de vinho tinto, a Vranec autóctone ou “Garanhão Negro”.
Por Thomas Brandl, especialista do Sudeste da Europa.
Sala 2 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 10h00 às 11h00

Porquê Napa Valley? Interesse global na principal região vinícola da América
Masterclass apresentada por Patrick Schmitt, editor-chefe da The Drinks Business, com Florence Cathiard, proprietária da Cathiard Vineyard, Jean-Charles Boisset, proprietário da Boisset e Carlton Mccoy MS, Diretor Executivo da Heitz Cellar e Demeine Estates em Napa Valley, e do Château Lascombes (Margaux).
Sala 2 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 12h00 às 13h00

Quarta-feira, 12 de fevereiro
Todos os olhos em África – Porquê agora?
Por Chinedu Rita Rosa, diretora-geral e fundadora da Vines by Rosa
Com uma exposição de vinhos selecionados com sucesso para o mercado africano.
Sala 2 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 12h00 às 13h00

Apoios no âmbito da sustentabilidade e RSE

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Com raízes na sustentabilidade – Explorando o condado de Sonoma
Apresentado por Bree Stock, Master of Wine, com Kim Stare Wallace, presidente da adega familiar Dry Creek Vineyard, da Califórnia.
Stand H245 – Pavilhão 4 – das 10h30 às 11h30

Políticas de apoio à transição agro-ecológica e às práticas regenerativas na viticultura
Por Moët Hennessy. Um evento institucional com a participação de representantes das autoridades, do mundo do vinho e de iniciativas de agroecologia.
Sala 7 – Sala de Conferência de Imprensa – Pavilhão 4 – das 17h00 às 19h00
Acesso por convite

Terça-feira 11 de Fevereiro
Um ano de compromisso Fair for Life: Revisão e perspectivas para Mouton Cadet
Por Jérôme Aguirre, Diretor de Vinificação & Vinhos Mouton Cadet e Véronique Hombroekx, Diretora Executiva da Baron Philippe de Rothschild.
Sala 7 – Conferência de Imprensa – Pavilhão 4 – das 14h00 às 15h00

Padrões de consumo em mudança

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Será que os restaurantes sem álcool são o futuro?
Conferência Time Out, com Benoit d’Onofrio e Antoine Besse
Sala 4 – Speakeasy – Pavilhão 5.2 – das 12h00 às 13h00

Terça-feira 11 de Fevereiro
Chegar aos consumidores da geração Zilénio: novas regras de envolvimento
Conferência por Mark Barden, estratega de marcas globais e cofundador da consultora EatBigFish e Honore Comfort, vice-presidente de Marketing Internacional da California Wines e estratega de marketing de vinhos
Sala 5 – Let’s Talk About Wine! – Pavilhão 7.2 – das 17h30 às 18h30

Ao ritmo da descoberta

Segunda-feira 10 de Fevereiro
Um mundo de possibilidades: A riqueza dos Vinhos Verdes
Masterclass com Tiago Macena, orador da conferência sobre Vinhos Verdes
Sala 3 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 18h00 às 19h00

Terça-feira 11 de Fevereiro
Uma viagem pelas bebidas espirituosas tradicionais da Coreia do Sul, e apresentação da K-Spirits!
Masterclass com Heon Bae Jeong, fundador de HB Jeong Liquor e professor na Universidade Chung-Ang
Sala 4 – Speakeasy – Pavilhão 5.2- das 12h00 às 13h00

Degustação Vertical de Balasto, o vinho icónico uruguaio e representativo da identidade Garzón

Degustação vertical de Balasto das colheitas de 2016, 2017, 2018, 2020 e a nova colheita, a de 2022, com curadoria de Charlie Arturaola, Master Sommelier na BODEGA GARZÓN e Christian Wylie, diretor executivo da BODEGA GARZÓN
Sala 1 – Masterclasses – Pavilhão 4 – das 14h00 às 15h00

O programa de conferências Let’s Talk About Wine! foi colocado sob o patrocínio científico da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

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Exportação

Docapesca cria parceria para promover o pescado português em Espanha

A Docapesca e a AEMPM assinaram um protocolo para o fortalecimento das relações comerciais e a promoção do pescado português em Espanha.

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A Docapesca – Portos e Lotas e a Asociación de Empresarios Mayoristas de Pescados de Madrid (AEMPM) assinaram esta semana um protocolo de colaboração para uma parceria estratégica que tem como objetivo promover o pescado português, fortalecer as relações comerciais entre Portugal e Espanha, e fomentar a colaboração institucional no setor do pescado.

A Docapesca é a empresa do setor empresarial do Estado que tem a seu cargo o serviço público da primeira venda de pescado em lota e o apoio ao setor da Pesca em Portugal continental. A AEMPM, que reúne 110 empresas grossistas do setor do pescado, desempenha um papel fundamental no mercado do peixe do MercaMadrid, um dos maiores mercados alimentares da Europa.

O protocolo surge na sequência da visita de uma comitiva espanhola a Portugal durante a Expo Fish Portugal, que ocorreu a 2 e 3 de dezembro passado. Com o lema ‘Do Mar Português para o Mundo’, a 4ª edição da Expo Fish Portugal, organizada pela Docapesca com o apoio do Ministério da Agricultura e Pescas, integrou uma conferência presencial no auditório do IPMA, em Oeiras, que reuniu especialistas e empresas dos mercados prioritários para o setor das pescas e painéis temáticos sobre diversos países importadores, , entre os quais a Espanha, a partir do tema ‘O Desafio do Peixe no Mundo’, apresentado por Manuel Tarré, presidente da ALIF. Em formato digital, o evento reuniu mais de 100 empresas portuguesas e internacionais na sua plataforma online, com um espaço expositivo virtual e uma área dedicada a reuniões B2B.

Promoção, formação e sustentabilidade

O protocolo firmado pela Docapesca e a AEMPM tem validade de três anos, renovável, e “simboliza um marco na cooperação entre Portugal e Espanha, promovendo a qualidade, a sustentabilidade e a inovação no setor do pescado”, destaca a empresa pública nacional, num comunicado.

Entre as áreas de colaboração, o documento destaca a promoção comercial e institucional, através da divulgação do pescado português e da organização de eventos conjuntos; o intercâmbio comercial, com a criação de parcerias empresariais e soluções logísticas entre Portugal e Espanha; a sustentabilidade, através da partilha de boas práticas e promoção de certificações de qualidade; a formação e capacitação, com a realização de workshops e programas de desenvolvimento profissional; iniciativas digitais, dinamizadas a partir do desenvolvimento de uma plataforma conjunta e de campanhas de marketing digital.

Os produtos nacionais da pesca têm vindo a reforçar a presença nos mercados internacionais e ultrapassaram 1.366 milhões de euros em 2023, mais 4,2% face a 2022.

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