62% das empresas portuguesas utilizam inteligência artificial
“62% das empresas portuguesas já usam IA, a par disto, em toda a União Europeia, os negócios portugueses são aqueles que mais recorrem a esta inovação para auxiliar as tarefas dos seus colaboradores”, refere um estudo da Microsoft e da IDC.

Hipersuper
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
É o que conclui o estudo ‘Da expectativa ao sucesso: Alcançar o sucesso empresarial com a IA na Europa – Portugal’, realizado pela Microsoft e pela IDC. “A utilização da Inteligência Artificial (IA) em Portugal é uma tendência que se prevê crescente e que permite valorizar o comércio eletrónico e o retail media”, indica o estudo.
“62% das empresas portuguesas já usam IA, a par disto, em toda a União Europeia, os negócios portugueses são aqueles que mais recorrem a esta inovação para auxiliar as tarefas dos seus colaboradores”, revela.
Especificamente para os negócios online e para a publicidade digital, a IA oferece grandes oportunidades na análise de padrões e na identificação de intenções de compra, abordando o consumidor de uma forma mais direta e totalmente personalizada.
De acordo com os dados do estudo Kantar Media Marketing Trends 2024, 67% dos profissionais de marketing estão otimistas quanto às possibilidades da IA generativa, ao mesmo tempo que a indústria está a trabalhar para aproveitar ao máximo as oportunidades desta tecnologia de forma a desenvolver e personalizar ações com os consumidores.
“A IA permite aos retailers compreender com maior eficiência o comportamento dos utilizadores e, com isto, fazer uma melhor utilização da informação recolhida. A possibilidade de conhecer o histórico de compras, através da utilização de algoritmos avançados, permite criar campanhas ainda mais personalizadas para cada perfil de cliente, e, para tanto, o e-commerce deve saber analisar essa informação”, afirma Eduardo Esparza, VP general manager da Webloyalty Ibéria e Brasil, empresa especializada em geração de receitas adicionais para o comércio eletrónico através de retail media.
O responsável acrescenta que esta combinação de dados e tecnologia “permite antecipar as necessidades individuais, realizar a segmentação da audiência e oferecer recomendações mais específicas”.