Vinho
Exportações de vinhos portugueses cresceram em volume e valor no primeiro semestre
Portugal registou 452,4 milhões de euros e 171,5 milhões de litros de vinho em exportações, com um preço médio de 2,64 euros por litro.

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Cresceram as exportações de vinhos portugueses nos primeiros seis meses de 2024. De acordo com a ViniPortugal, as exportações totais de vinho português “registaram um crescimento significativo” de 1,25% em valor e 8,58% em volume no primeiro semestre, comparativamente ao mesmo
período do ano anterior.
Nos primeiros seis meses do ano, registou-se um total de 452,4 milhões de euros e 171,5 milhões de litros, com um preço médio de 2,64 euros por litro.
“Apesar do aumento expressivo em volume, o mesmo não foi acompanhado por um crescimento proporcional no que toca ao valor”, assinala a associação interprofissional do vinho, acrescentando que o desequilíbrio resulta de uma diminuição do valor do preço médio em 6,52%, “o que reflete a pressão dos stocks que se faz sentir no setor vitivinícola global”.

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal
No que diz respeito aos mercados de exportação, aqueles que mais se destacam em valor (Euros) são França (53,4 milhões de €), seguindo-se os Estados Unidos da América (50,1 milhões de €) e o Brasil (38,9 milhões de €). Já no que concerne ao Volume exportado (litros) França mantém a posição de liderança (17,5 milhões de litros), em segundo lugar aparece Espanha (16,4 milhões de litros) e em terceiro Angola (15,3 milhões de litros).
“No primeiro semestre deste ano verificamos um crescimento exponencial no que toca ao volume das nossas exportações. Este crescimento é particularmente relevante numa altura em que o sector vitivinícola se depara com um excesso de stock nas adegas. O aumento de 8,58% em volume demonstra a forte procura pelos nossos vinhos nos mercados internacionais, contribuindo para a sustentabilidade do setor”, destaca o presidente da ViniPortugal.
Frederico Falcão refere, entretanto, que o setor em Portugal continua a ter um desafio no que toca ao preço médio, “que reduziu em vez de aumentar, como era a nossa expectativa”. “No entanto, os números continuam a sublinhar a competitividade, a resiliência e a qualidade do vinho português no panorama global. Continuamos empenhados em promover os nossos vinhos e em encontrar soluções que maximizem o seu valor nos mercados internacionais”, destaca
A ViniPortugal tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca ‘Vinhos de Portugal/Wines of Portugal’, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. Acibev, Anceve e AND (representação do comércio), CAP, Fenadegas, Fenavi e Fevipor (em representação da produção) e Andovi (representação de regiões demarcadas), são associados-fundadores da organização.