Ervideira e Artisani juntam-se para lançar o gelado Invisível
A Ervideira e a Artisani, uniram-se para lançar um gelado de sabor a pera feito a partir do Invisível, o vinho de maior sucesso da Ervideira.
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Ana Grácio Pinto
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A Ervideira e a Artisani, uniram-se para lançar um gelado de sabor a pera feito a partir do Invisível, o vinho de maior sucesso da Ervideira.
Apresentado como o novo sabor do verão, este gelado de pera invisível é uma edição limitada, totalmente produzida na fábrica da Artisani, em Lisboa, e está disponível nas lojas da marca a partir do dia 21.
O Invisível é o maior sucesso da Ervideira e teve a sua 15ª edição lançada este mês. Por se tratar de um ‘blanc de noir’, um vinho branco feito a partir de uvas tintas, foi um marco no setor vitivinícola aquando do seu lançamento, em 2009. Para assinalar os seus 15 anos de história, a Ervideira decidiu unir-se a uma outra empresa familiar, a Artisani, referência no fabrico artesanal de gelados, para, em conjunto, desenvolverem um novo sabor feito a partir do Invisível.
A propósito da criação e produção deste sabor, Mariana Pinto Gaspar, gerente e diretora de operações, e Luísa Lacerda, gerente e diretora comercial da Artisani, explicam que para responder ao desafio lançado pela Ervideira, começaram, “desde o primeiro momento”, a pensar como criar “uma receita disruptiva, mas que fosse, em simultâneo, tradicional e apelativa para os nossos consumidores”.
“E lembrámo-nos de imediato de peras bêbedas. Porquê? Esta é uma sobremesa que, habitualmente, é feita a partir de vinho tinto e, aqui, teríamos oportunidade de desenvolver, pela primeira vez, um gelado de pera invisível produzido a partir de um vinho branco, feito a partir de uvas tintas”, revelam ainda. As responsáveis explicam que em termos produtivos, o Invisível entra na produção do gelado em duas etapas: “primeiro, na própria confeção das peras, onde é feita uma redução de açúcar amarelo e canela. E, segundo, o vinho é adicionado diretamente ao gelado, já na máquina”.
O novo sabor da Artisani resulta num gelado muito equilibrado em termos de intensidade de sabor, com teor alcoólico pouco expressivo, e que pode ainda ser acompanhado por um topping de pera invisível cortada em pedacinhos e crocantes de macadâmia caramelizada, acrescentam Mariana Pinto Gaspar e Luísa Lacerda.
Duarte Leal da Costa, diretor executivo da Ervideira, sublinha que no ano em que o Invisível celebra 15 anos no mercado, a empresa decidiu ir mais além, “desafiando uma marca que tem uma estrutura e posicionamento semelhante ao nosso, dentro do setor da produção alimentar de gelados, a criar um gelado Invisível”. “Não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado e com o parceiro que escolhemos para esta aventura e queremos poder continuar a ‘arriscar’ com projetos disruptivos como este, daqui em diante”, conclui.