Oney
Consumidores recorrem cada vez mais à economia circular como forma de poupança
Esta é uma das conclusões do estudo do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, focado na economia circular, que o Oney Bank acaba de revelar, no âmbito da Win Win Weeks, uma iniciativa do grupo. Em Portugal, o Oney organizou o evento ‘after work’ que juntou Oney e as marcas Auchan, Fnac, Gato Preto, Ikea, Kiabi, Leroy Merlin e Norauto, bem como a associação Smart Waste Portugal.
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
Os europeus consideram a utilização de bens da economia circular como uma nova forma de melhor gerir o orçamento. Esta é uma das conclusões do estudo do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, focado na economia circular, que o Oney Bank acaba de revelar. Realizado em parceria com o CSA Institute, o estudo avança que este interesse, motivado pela procura do melhor preço, ajudará a um consumo mais responsável, que terá efeito se os retalhistas estiverem atentos a três expetativas prioritárias: preço, qualidade e sustentabilidade.
Dos inquiridos, 31% admite ter recorrido à economia circular como forma de poupança. Atualmente 59% dos europeus veem nesta solução a forma de melhor gerir o seu orçamento. A procura por um preço baixo tornou-se a principal motivação (93%) em 2023, à frente da motivação por um consumo ambientalmente mais sustentável (90%). Por último, 10% dos franceses, 9% dos espanhóis e 7% dos portugueses afirma não ter outra opção financeira, senão comprar produtos em segunda mão ou recondicionados. 36% dos compradores afirma que poupou muito ao comprar produtos em segunda mão ou recondicionados.
Em Portugal, 90% dos inquiridos confirma que a economia circular é uma prioridade, caso o seu orçamento disponível diminua. É também o país onde mais consumidores optam por produtos em segunda mão, tendo 73% dos inquiridos optado por estes produtos ao longo do último ano. Neste mercado historicamente focado no vestuário em segunda mão, novos setores estão a ganhar força, com 66% a afirmar ter recorrido à economia circular para comprar vestuário, assim como mobiliário e decoração (55%) e equipamentos elétricos e informáticos (53%).
Outro dado mostra que 40% dos europeus considera que os retalhistas não se comprometem de verdade com o desenvolvimento da economia circular e manifestam grandes expetativas em relação às empresas, em particular aos grandes retalhistas, com elevados níveis de confiança (lojas dos grandes retalhistas 83%; centros comerciais e grandes armazéns 78%; websites dos grandes retalhistas 75%).
Para ganhar a confiança dos consumidores, os inquiridos esperam mais informação por parte dos retalhistas: 50% gostava de ter mais informação sobre o impacto ambiental dos produtos; 49% considera que é necessária uma melhor divulgação; 46% sente falta de maior informação sobre as garantias oferecidas; 40% gostaria de ver melhorada a rastreabilidade dos bens.
Preço, qualidade e sustentabilidade: fatores-chave para o desenvolvimento da economia circular
Em 2023, o preço e a sustentabilidade continuam a ser chave para satisfazer as exigências dos consumidores. De acordo com o Barómetro, 38% admite não estar disposto a pagar um preço mais elevado por um produto mais sustentável; não obstante, 47% aceitaria um aumento entre 5% e 10%.
Também os serviços de financiamento ao consumo são uma alavanca fundamental para desenvolver o mercado da economia circular e estabelecer um comportamento de consumo mais responsável. 79% dos consumidores acredita que seriam mais incentivados a consumir melhor, se o retalhista oferecesse soluções de pagamento fracionado.
A apresentação dos resultados deste Barómetro surge no âmbito da Win Win Weeks, uma iniciativa do grupo Oney que sublinha em comunicado que, ao longo de três semanas, realizaram-se ações sobre economia circular, com o objetivo de promover um consumo mais responsável e incentivar retalhistas, marcas e consumidores a serem parte ativa no consumo mais sustentável. Refira-se que em Portugal, o Oney organizou o evento ‘after work’ que juntou Oney e as marcas Auchan, Fnac, Gato Preto, Ikea, Kiabi, Leroy Merlin e Norauto, bem como a associação Smart Waste Portugal.