Nova plataforma cria mais pontos de contato entre retalhistas e consumidores
A plataforma agregadora de folhetos ‘Quoty’ chega a Portugal depois de conquistar cinco milhões utilizadores na Europa. A aplicação gratuita que facilita o acesso às promoções também permite partilhar listas de compras e armazenar cartões de fidelização
Rita Gonçalves
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A ferramenta tecnológica de “estabelece pontos de contato fora do momento da transação”, durante a ‘customer journey’ do consumidor. Em entrevista ao HIPERSUPER, Filipe Nery, project manager da multinacional de origem francesa, revela quais.
Qual o investimento feito para lançar o Quoty em Portugal? O que traz de novo, de diferenciador e inovador esta ferramenta ao mercado nacional?
Até agora, as muitas aplicações que existiam em Portugal tinham funções muito limitadas; umas só com folhetos, outras só com lista de compras, outras só com cartões de fidelização e outras ainda só com localização de lojas. O que a Mediapost Internacional fez foi olhar para o mercado e adquirir a licença da melhor solução europeia, para todas estas funções.
O Quoty permite ao utilizador ter todas aquelas funções numa só plataforma (aplicação e web), totalmente em português e com as marcas e folhetos dos maiores retalhistas, sempre atualizados. Além destas funcionalidades, existe uma particularidade que faz a diferença: o utilizador pode, a partir do folheto em formato digital, escolher um produto e adicioná-lo à lista de compras.
Achamos que desta forma aproximamos mais o retalhista do consumidor, criando mais pontos de contacto com o mesmo, trazendo mais relevância à marca e, por fim, o grande objetivo, conquistar mais clientes.
Estamos a fazer um forte investimento em publicidade: uma tour pelo País em vários hipermercados, um folheto publicitário multimarca ‘Quoty’ distribuído em um milhão de lares e uma ação de ativação.
A plataforma agregadora de folhetos promocionais confina-se à distribuição deixando de fora retalhistas e marcas especializados no setor não alimentar?
Não, de todo. Esta é uma aplicação para todos os retalhistas e marcas que queiram estar presentes, sejam estes do setor alimentar ou de outro.
A plataforma não agrega só folhetos promocionais da distribuição alimentar. Temos na plataforma também outras áreas, tais como: tecnologia; jardinagem; bricolage; moda; desporto e beleza, entre outros.
Como têm acesso aos folhetos promocionais garantindo ao utilizador uma lista exaustiva dos descontos e promoções do momento? E no caso das marcas que embora tenham promoções não fazem parte dos folhetos?
Numa fase inicial, temos acesso aos folhetos porque estão disponíveis nos diversos sites dos retalhistas, mas numa segunda fase, logo imediata, recebemos os folhetos diretamente dos retalhistas. As marcas que não tenham folhetos, também vão poder estar presentes no Quoty, no início através de “pop-up” ou “banners” e ainda patrocinando categorias na lista de compras. A curto prazo irão existir outras funcionalidades que promovem a comunicação destas marcas com o consumidor.
Além dos folhetos promocionais, têm acesso e disponibilizam outros descontos praticados por retalhistas e marcas de grande consumo? Quais?
De momento não, mas num futuro próximo iremos ter outras funcionalidades que preveem uma comunicação mais direta de descontos e promoções dos retalhistas e sobretudo de FMCG [Fast-moving Consumer Goods].
Além da identificação de oportunidades de compra, a aplicação permite efetuar a compra?
De momento não. No entanto prevemos essa funcionalidade a médio prazo.
Permite, no entanto, fazer e partilhar listas de compras e armazenar virtualmente os cartões de fidelização. Quais as vantagens destas valências quer para consumidores quer para retalhistas?
Nos dias de hoje a partilha é fundamental. O consumidor está atento a esse facto e dá prioridade a soluções que o façam. O momento da compra é muitas vezes planeado em família e com o Quoty a lista de compras pode ser, por exemplo, feita pela mulher e enviada para o marido, por email ou por sms, por ser ele que faz as compras em loja, ou vice-versa.
Quanto aos cartões de fidelização, é uma grande vantagem poder ter todos os cartões, digitalizados numa só aplicação. Vantagem essencialmente para os homens que muitas vezes não levam os mesmos por causa da dimensão das carteiras.
A aplicação é gratuita? Está disponível para todos os sistemas operativos?
Sim, a aplicação é gratuita. Está disponível para Android [Google] e iOS [Apple] e estará também no início deste ano para Windows Phone.
Como é que o Quoty rentabiliza o investimento?
Através da participação ativa das marcas nesta plataforma. Atualmente, as marcas podem marcar uma posição de maior relevância nesta ferramenta que lhes permite criar mais pontos de contacto. Por exemplo, o retalhista poderá requerer uma ‘push notification’ para alertar os utilizadores de que o seu folheto ou catálogo já está disponível, ou para destacar um produto ou uma promoção.
Existem várias maneiras de estar presente no Quoty e que se adequam aos diferentes setores. Poderemos nomear algumas, como a presença nos Top Folhetos, que estatisticamente aumenta a visualização do folheto em cinco vezes; o destaque proporcionado pela presença na newsletter desta aplicação; a visibilidade do ‘banner’ disponível quer no website quer na app; ou através da funcionalidade de notificação ‘pop up’ e de uma inserção no folheto publicitário multimarca de grande alcance.
“Esta solução de marketing relacional traz novas oportunidades para marcas e retalhistas interagirem e aumentarem a sua presença na vida do consumidor”. Como?
Estas oportunidades são, no fundo, os pontos de contacto. Um exemplo claro é o patrocínio de uma categoria na lista de compras. Se uma marca de refrigerantes se associar a esta categoria, patrocinando-a, aumenta a probabilidade do seu produto ser adquirido por ser o primeiro a ser visto pelos utilizadores desta ferramenta. Esta marca vai ainda aumentar as suas probabilidades de se tornar num ‘Top of Mind’ para estes utilizadores, devido ao constante contacto.
Existem outras oportunidades – a presença do folheto ou catálogo no Top Folhetos, ou nos Folhetos Recomendados, que estão na página inicial da aplicação e do website e que, por isso, têm maior probabilidade de serem visualizados.
Quais os pontos de contato que estabelecem durante a “customer journey”?
A ‘customer journey’ do utilizador desta ferramenta pode começar na pesquisa de folhetos ou catálogos, ou ainda através da criação da lista de compras. Se o utilizador começar pelo folheto, poderá guardar uma promoção específica na sua lista de compras – dando desta forma início à criação de pontos de contacto durante a ‘customer journey’. Ao começar pela lista de compras, a marca pode estabelecer este contacto através do patrocínio da categoria. Esta jornada continua quando o utilizador consulta a lista já no ponto de venda e, por fim, quando passa o cartão da insígnia – digitalizado na aplicação – pelo scan. Como se pode verificar, são vários os pontos de contacto possíveis.
Uma das funcionalidades– o localizador de lojas – possibilita o estabelecimento de pontos de contacto antes da criação da lista de compras. Imaginemos que o utilizador está de férias, mas quer ir à mesma loja onde faz as suas compras habitualmente. Pode utilizar esta função para encontrar a loja mais próxima do local onde se encontra.
E de que forma ajuda na fidelização de clientes?
O utilizador tem a possibilidade de subscrever notificações das suas marcas preferidas. Pode, a título de exemplo, subscrever um determinado folheto ou catálogo e será alertado quando um novo folheto estiver disponível. O Quoty contribui, desta forma, para fidelizar este cliente e aproximá-lo do retalhista.
Uma vez que a plataforma já conquistou cinco milhões de utilizadores na Europa, têm dados concretos sobre este aumento de presença, a fidelização, o aumento das vendas e eficácia das promoções? Quais?
Estes dados pertencem aos retalhistas, são confidenciais, mas o crescimento no seu país de origem, Bélgica, e a internacionalização para outros sete países provam que a plataforma contribui para a fidelização dos consumidores e aumenta as vendas de retalhistas e marcas.
A aplicação está presente em oito países onde conquistou a confiança de mais de 5 milhões de utilizadores regulares. Quais são? Onde registou maior adesão?
Os oito países são Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Inglaterra, Itália, Roménia e Espanha. Portugal entra agora neste grupo. A ‘app’ tem tido bastante sucesso, um pouco por todos os países onde está presente. Em França, já tem mais de um milhão e meio de utilizadores, o país com mais utilizadores.
Quais os principais números estimados para Portugal no que diz respeito a descarregar a aplicação por exemplo no primeiro ano de atividade?
O nosso objetivo é alcançar 300 mil downloads no primeiro ano de atividade.