Entregas mais rápidas, melhor serviço e ofertas mais específicas. Os três grandes desafios do retalho
“As necessidades dos consumidores estão em constante mudança, à medida que cresce o seu conhecimento digital e estão mais ligados. As cadeias de distribuição devem disponibilizar entregas mais rápidas, um melhor serviço e ofertas mais específicas através do “multicanal”, aconselha Nathalie Echinard, Directora de Mercados Verticais da Cegid
Rita Gonçalves
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O editor internacional de soluções verticais de gestão Cegid, que conta com clientes como Lacoste, L’Occitane em Provence, Quiksilver e GANT, organizou entre 18 a 20 de Março em Berlim, a sua conferência bianual sob o conceito ‘Connected Commerce. The Next Generation’.
Mais de 450 profissionais descobriram as últimas tendências relacionadas com a mobilidade e as demais “condicionantes” do retalho na era digital.
“As necessidades dos consumidores estão em constante mudança, à medida que cresce o seu conhecimento digital e estão mais ligados. As cadeias de distribuição devem, portanto, disponibilizar entregas mais rápidas, um melhor serviço e ofertas mais específicas através do ‘multicanal’, assegura Nathalie Echinard, Directora de Mercados Verticais da Cegid.
“Um novo conceito de comércio online, que revolucionou o sector e que inevitavelmente condicionou uma nova filosofia nas lojas”. Para conhecer o novo modelo de estabelecimento online, a Cegid reservou um espaço na Connections para a Cegid Innovation Store e para um Centro Internacional com mais de 30 novas aplicações tecnológicas dos seus parceiros.
O objectivo da conferência deste ano foi destacar algumas das “novas formas de compra que os consumidores exigem na era digital, centrando-se nos desafios e nas vantagens de estarem constantemente ligados à loja, mesmo que seja através de smartphones, tablets ou qualquer dispositivo móvel”.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a mais de 50 workshops, conferências e mesas redondas sobre as melhores práticas da indústria e discutir as tendências emergentes, como a “necessidade de soluções móveis ou na cloud; a digitalização da loja; a transformação das relações com o cliente através de aplicações clienteling e o papel fundamental do Big Data e do Business Intelligence”.
Nestas sessões, alguns dos distribuidores internacionais mais relevantes que fazem parte da carteira de clientes da Cegid – como a britânica Paul Smith, a italiana Furla ou as francesas Lacoste e a Delsey, deixaram os seus testemunhos em relação a situações de experiência em loja e sobre o papel globalizador que possuem os meios de comunicação social no retalho actual.
O evento contou com oradores de luxo, como os responsáveis da multinacional Delsey, que revelaram as chaves de sucesso da sua “mala online’, assim como o director-geral da primeira cadeia do mundo distribuidora de domótica, Lick, que partilhou a sua visão sobre o retalho digital.
A italiana Furla, por seu lado, falou sobre a última solução adquirida à Cegid, o Yourcegid Retail Y2, lançado recentemente pelo editor a nível mundial e que constitui “uma solução completamente integrada para a distribuição omnicanal”.