66% dos portugueses desconfia das multinacionais
O estudo ‘Marcas de Confiança’ é também um barómetro sócio-económico da sociedade portuguesa. “66% dos portugueses não confia em multinacionais”

Rita Gonçalves
Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional
Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama
Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”
Webinar discute limites do pricing por categorias e impacto no crescimento do retalho
Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral
Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável
Leilão solidário de garrafa n.º 1 de James Martin’s 44 anos arrecada 15 mil euros
Organizado pelas Selecções do Readers Digest, o estudo ‘Marcas de Confiança’, que este ano assinala o 15º. aniversário, lançou a edição de 2015 do “referencial da confiança entre os consumidores portugueses e as marcas”.
Com 40 categorias divididas por produtos e serviços, esta edição demonstra que a “grande maioria dos vencedores do ano anterior reforçaram a sua posição de liderança – com 38 marcas a manterem-se no topo das preferências dos portugueses”, explica um comunicado das das Selecções do Readers Digest.
Dada a representatividade da amostra, este estudo é, também, um barómetro sócio-económico da sociedade portuguesa. “66% dos portugueses não confia em multinacionais”. Também a relação entre os portugueses e a União Europeia foi analisada. “65% dos inquiridos pensa que esta instituição tem pouco ou nenhum impacto nos assuntos mundiais, sendo que 74% acredita ainda que nunca atingirá um estatuto semelhante aos dos EUA”.
Ainda no contexto sócio-económico, este estudo permitiu perceber de que forma os portugueses se relacionam com as instituições e as profissões. A rádio (73%), a polícia (73%) e o casamento (63%), são as instituições nas quais os portugueses mais confiam. Já no caso das profissões, o destaque vai para os ofícios relacionados com a segurança: Bombeiros (95%), Pilotos (95%), Enfermeiros (93%) e Médicos (91%).