Distribuição

Tudo sobre os hábitos de beleza e bem-estar dos portugueses

Sabia que 6 em cada 10 homens fazem ou já fizeram tratamentos de beleza e bem-estar e que os portugueses consideram que ter boa aparência favorece a carreira profissional?

Rita Gonçalves
Distribuição

Tudo sobre os hábitos de beleza e bem-estar dos portugueses

Sabia que 6 em cada 10 homens fazem ou já fizeram tratamentos de beleza e bem-estar e que os portugueses consideram que ter boa aparência favorece a carreira profissional?

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
Bebidas
Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional
Alimentar
Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
Bebidas
Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama
Retalho
Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”
Retalho
Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral
Alimentar
Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável
Retalho
Leilão solidário de garrafa n.º 1 de James Martin’s 44 anos arrecada 15 mil euros
Bebidas
Casa do Alentejo recebe mostra de 14 produtores do norte alentejano
Bebidas
iServices aposta em energia renovável e projetos de compensação climática
ESG
PUB

A LetsBonus quis saber mais sobre os hábitos de beleza e bem-estar dos portugueses e efectuou um questionário online a mais de 1.000 portugueses, de onde se retiraram importantes conclusões sobre o que representa a beleza e os cuidados com o corpo na vida dos portugueses.

6 em cada 10 homens fazem ou já fizeram tratamentos de beleza e bem-estar

PUB

6 em cada 10 homens (63,29%) admitiram fazer ou já ter feito, em algum momento da sua vida, um tratamento de beleza e bem-estar. Já as mulheres, representam um número ainda mais elevado – 91,55%.

Serviços de cabeleireiro são os preferidos das mulheres. Os homens preferem as massagens relaxantes e/ou terapêuticas

O cabelo é a principal preocupação das mulheres. Os serviços de cabeleireiro (corte, penteado e/ou cor) são os tratamentos de beleza mais realizados pelo público feminino (81,46%). Nos homens, as preferências incidem para as massagens relaxantes e/ou terapêuticas (78,17%).

80% dos portugueses aproveita descontos online de websites para realizar tratamentos de beleza e bem-estar

Na hora de realizarem tratamentos de beleza e bem-estar, os portugueses procuram a internet para os comprar. Cerca de 80% dos portugueses aproveita os descontos online nas diferentes plataformas de desconto, como na LetsBonus, já que 86,52% das mulheres e 76,44% dos homens, afirmam utilizar estes sites para realizarem tratamentos de beleza e bem-estar com preços mais reduzidos.

Os portugueses dedicam entre €10 a 50 do seu orçamento mensal para tratamentos de beleza e bem-estar

Tanto homens como mulheres (58,26% e 71,95%, respectivamente), afirmam gastar entre 10 a 50 euros por mês neste tipo de tratamentos. No entanto, 1,83% dos homens ainda dedica entre 100 a 200€ por mês a tratamentos de beleza e bem-estar. Já as mulheres estão dispostas a gastar mais e 0,68% admite dedicar mais de 200€ a este tipo de serviços.

Fazemos mais tratamentos de beleza e bem-estar antes do Verão

Se queremos estar no nosso melhor no verão, temos que fazer por isso antes do tempo. É o que acha a maioria dos portugueses quando questionados sobre a época do ano em que realizam mais tratamentos de beleza. E por que o fazemos? Os homens afirmam que é para agrado próprio (59,36%) e por questões de saúde (55,61%). Já para as mulheres, as razões estéticas são os principais motivos (77,11%) e só depois o fazem para agrado próprio (68,19%).

Portugueses consideram que ter boa aparência favorece a carreira profissional

Neste ponto não há discordância. Tanto homens como mulheres consideram que hoje em dia é essencial ter boa aparência, sendo que 95,19% dos homens considera que favorece a carreira profissional e 97,23% das mulheres também.

O sorriso é a parte do corpo que os portugueses consideram mais atraente

Na hora de olharem para outras pessoas, o sorriso é a parte do corpo mais atraente tanto para os homens (36,90%), como para as mulheres (44,58%), sendo que logo a seguir a parte mais atraente do corpo para ambos os sexos são os olhos. Por outro lado, a parte do corpo que os portugueses consideram menos atraente são os pés, visto que apenas 0,53% dos homens afirmou achar esta parte do corpo atraente e nenhuma das mulheres afirmou gostar (0%).

Ficha Técnica

Inquérito realizado pela LetsBonus durante em Junho, sobre uma amostra de 1.167 inquiridos (18-65 anos de idade) em Portugal.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
Bebidas
Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional
Alimentar
Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
Bebidas
Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama
Retalho
Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”
Retalho
Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral
Alimentar
Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável
Retalho
Leilão solidário de garrafa n.º 1 de James Martin’s 44 anos arrecada 15 mil euros
Bebidas
Casa do Alentejo recebe mostra de 14 produtores do norte alentejano
Bebidas
iServices aposta em energia renovável e projetos de compensação climática
ESG
Bebidas

José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024

Estes dois vinhos brancos, com perfis diferenciados, refletem a diversidade do terroir da Quinta de Camarate, localizada junto à Serra da Arrábida, e posicionam-se como propostas versáteis para os dias mais amenos.

A chegada da primavera traz de volta ao mercado as novas colheitas dos vinhos Quinta de Camarate Branco Seco 2024 e Branco Doce 2024, produzidos pela José Maria da Fonseca na Quinta de Camarate, em Azeitão, propriedade da família Soares Franco.

O Quinta de Camarate Branco Seco 2024 resulta de um lote de Alvarinho (62%) e Loureiro (38%), apresentando um perfil aromático com notas de fruta de caroço, nuances florais e uma mineralidade marcada. De cor amarelo pálido com reflexos esverdeados, revela um paladar equilibrado, boa acidez e final fresco, sendo particularmente indicado para acompanhar peixe e marisco.

Já o Quinta de Camarate Branco Doce 2024 é um monovarietal de Moscatel, com aromas florais, suavidade e um paladar doce e aveludado, equilibrado por uma acidez bem integrada. Acompanha bem marisco, sushi e sobremesas.

Com 120 hectares de área total, dos quais 39 são dedicados à vinha, a Quinta de Camarate destaca-se não apenas pela produção vínica, mas também por albergar a coleção ampelográfica da José Maria da Fonseca, com mais de 560 castas oriundas de todo o mundo, e pela produção de leite de ovelha que dá origem ao queijo de Azeitão.

Estas novas colheitas reforçam o compromisso da José Maria da Fonseca com a autenticidade e inovação no setor vitivinícola, valorizando a identidade do terroir de Azeitão e a sua diversidade enológica.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional

Dinamizada pela Porbatata, a campanha é realizada sempre durante o período de colheita deste produto em território nacional. “A batata portuguesa tem muito sabor e muita qualidade e uma grande diversidade de aptidões”, sublinha António Gomes, presidente da Porbatata.

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal apresentou esta segunda-feira, 26 de maio, a edição 2025 da campanha de promoção da batata nacional. Num evento que decorreu no Time Out Market Lisboa, foram confecionados vários pratos tendo a batata como base e que demonstraram a diversidade da utilização, desde entradas até sobremesas, deste produto produzido em Portugal.

Dinamizada pela Porbatata e os seus associados, a campanha e realizada anualmente desde 2018, sempre durante período de colheita deste produto em território nacional. Nesse sentido, estará ativa até 30 de setembro.

“A batata portuguesa tem muito sabor e muita qualidade e uma grande diversidade de aptidões. É um produto genuíno da cozinha portuguesa e mediterrânica”, sublinhou António Gomes, presidente da Porbatata, na abertura do evento.

Miss Tata ‘lidera’ a campanha

A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada. Na campanha, que este ano tem o lema ‘Sou Boa com Tudo’, assume o papel de influencer oficial e embaixadora da batata portuguesa com o propósito de comunicar a sua qualidade e de a aproximar mais dos consumidores.

A iniciativa da Porbatata será comunicada nos principais supermercados do país, tanto em folhetos como nas lojas e nas redes sociais (Instagram e Facebook) da associação. Do plano de comunicação fazem também parte colaborações com influencers e várias iniciativas que pretendem destacar a marca da batata portuguesa. A campanha é apoiada pela APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e conta com o financiamento dos associados da Porbatata e do Crédito Agrícola.

A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada. Tem o propósito de comunicar a sua qualidade e de a aproximar mais dos consumidores.

“A Miss Tata volta a dar a cara pela batata portuguesa, com uma campanha que reforça o nosso compromisso: valorizar a produção nacional e aproximar este alimento tão essencial dos consumidores. Desde 2018 que apostamos na promoção da batata, e os resultados falam por si — 2024 registou o maior consumo dos últimos seis anos”, afirmou António Gomes no comunicado de lançamento da campanha.

Para o presidente da Porbatata, este crescimento é indicativo de que “os portugueses reconhecem a qualidade da batata que nasce no nosso país”. “Queremos continuar a crescer e a afirmar a nossa identidade no prato de todos os dias”, definiu.

Mais de mil toneladas

Produzida em todo o país entre maio e setembro, a batata portuguesa beneficia do clima e das características únicas do solo nacional. Em 2024, segundo dados provisórios do INE (Instituto Nacional de Estatística), o consumo de batata atingiu o valor mais elevado dos últimos seis anos.

Os dados, analisados pela Porbatata, indicam que o consumo humano de batata atingiu as 1004 toneladas naquele ano, uma subida de 5% em comparação com 2023 (957 toneladas) e também de 5% face a 2018 (959 toneladas). Cada português consome agora 94,4 quilos de batata por ano, mais 2% do que em 2023, revela a Porbatata

Fundada a 28 de setembro de 2016, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas.~Sediada na Lourinhã, zona Oeste do país, representa os interesses de toda a fileira em Portugal, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.

 

 

 

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho

A edição de 2025 da Academia do Centro de Frutologia Compal alargou o prazo de candidaturas, permitindo a empresários e produtores frutícolas submeterem os seus projetos até ao dia 11 […]

A edição de 2025 da Academia do Centro de Frutologia Compal alargou o prazo de candidaturas, permitindo a empresários e produtores frutícolas submeterem os seus projetos até ao dia 11 de junho. A iniciativa, que vai na 12.ª edição, mantém o seu foco no apoio à qualificação e modernização do setor frutícola nacional.

O programa, com cerca de 70 horas de formação, contempla áreas como fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e inteligência artificial, integrando um modelo híbrido de ensino. Os participantes têm acesso a sessões teóricas presenciais e online, visitas técnicas a explorações agrícolas em diferentes regiões do país e contacto direto com especialistas e empreendedores do setor.

Além da componente formativa, a Academia promove o desenvolvimento de redes colaborativas e atribui três bolsas de 20 mil euros aos melhores projetos, como incentivo à instalação, reconversão ou expansão de explorações agrícolas. Desde a sua criação, a Academia já atribuiu 690 mil euros em apoios financeiros, envolvendo mais de 140 empreendedores em 74 municípios.

As candidaturas estão abertas a projetos focados na produção de 26 variedades de fruta, de alperce a romã, incluindo, pela primeira vez, o tomate. A iniciativa visa, assim, reforçar a competitividade da fruticultura portuguesa, promovendo a inovação e a valorização da produção nacional.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário online disponível no site da Compal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama

A insígnia do grupo Inditex ocupa agora 600 metros quadrados no Piso 1 do centro comercial, entre as lojas Massimo Dutti e Bershka, refletindo uma aposta clara na requalificação do ponto de venda físico.

A Pull&Bear reabriu recentemente a sua loja no Centro Vasco da Gama, em Lisboa, com um novo conceito de espaço e uma área de venda significativamente ampliada.

O novo layout introduz uma imagem mais clean e contemporânea, em linha com o posicionamento jovem e descontraído da marca. A decoração privilegia o minimalismo, com predominância de tons brancos, acabamentos metálicos e elementos luminosos, enquanto a reorganização do espaço visa otimizar a experiência de compra através de estruturas ajustáveis e maior fluidez visual.

A loja mantém o sistema de pagamento automático assistido, solução que tem vindo a ganhar tração no retalho de moda pela sua capacidade de acelerar o processo de checkout. A integração de ecrãs digitais com barras luminosas distribuídas ao longo do espaço reforça a componente interativa e comunicacional da marca com os visitantes.

Com esta remodelação, a Pull&Bear alinha-se com a tendência crescente de renovação dos espaços físicos de retalho em centros comerciais, fenómeno também observado recentemente com outras marcas do grupo, como a Massimo Dutti e a Mango.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”

Localizada na Rua Garrett, no Chiado, a nova flagship da marca ocupa um edifício de três pisos e 1.500 metros quadrados, agregando uma ampla oferta de produtos e serviços nas áreas de perfumaria, cosmética, maquilhagem, saúde e ótica.

A Wells abre a 3 de junho aquela que se apresenta como a maior loja de beleza e bem-estar em Portugal. Localizada na Rua Garrett, no Chiado, a nova flagship da marca ocupa um edifício de três pisos e 1.500 metros quadrados, agregando uma ampla oferta de produtos e serviços nas áreas de perfumaria, cosmética, maquilhagem, saúde e ótica.

Designada “Wells Garrett – Home of Beauty”, a nova loja aposta numa experiência integrada, que conjuga marcas premium com serviços especializados e recursos tecnológicos interativos, como espelhos inteligentes e experiências imersivas de maquilhagem. O espaço distingue-se também pela recuperação arquitetónica que preserva elementos históricos, incluindo uma antiga ótica classificada como “Loja Histórica”.

O projeto marca um reforço do posicionamento estratégico da Wells na área da beleza, com destaque para a introdução de novas marcas, como GHD ou a portuguesa BAEBE, a ampliação da oferta em cuidados capilares e a aposta na tecnologia aplicada à ótica e audiologia. A componente de bem-estar é igualmente alargada, com novas insígnias como Olistic, Gabb ou Satisfyer, e uma área dedicada a consultas e serviços especializados.

A inauguração inclui um conjunto de ativações dirigidas aos visitantes, entre as quais serviços gratuitos nas áreas de cabelo, maquilhagem e skin gym, além de sessões de aconselhamento personalizado e experiências interativas em várias zonas da loja. Os primeiros 300 clientes receberão conjuntos de produtos de beleza, num valor global estimado de 150 mil euros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Bimbo lança nova receita do Rebanada Estilo Artesano e expande gama com versão integral

A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado.

Sob o mote “Mais que pão, uma experiência”, a Bimbo apresenta uma nova receita do pão de forma Rebanada Estilo Artesanal e alarga a gama com o lançamento da versão integral, respondendo à crescente procura por alternativas mais equilibradas.

“Com a marca Bimbo Rebanada Estilo Artesano, queremos ir além do pão convencional e proporcionar uma verdadeira experiência sensorial. Esta é uma marca com um conceito diferenciador, pensado para quem valoriza o prazer de saborear um pão único, com textura, sabor e aspeto verdadeiramente especiais. O novo Artesano Integral surge para responder à
crescente procura por opções mais equilibradas, sem comprometer aquilo que os nossos consumidores mais valorizam: o sabor autêntico e a textura incrivelmente fofa”, refere Joana Marques Silva, Marketing Manager da Bimbo Portugal.

A versão integral surge como novidade na gama, mantendo o perfil indulgente e o sabor característico da linha Artesano, mas com um perfil nutricional ajustado para consumidores que procuram um estilo de vida equilibrado, sem abdicar do prazer de um pão de qualidade superior, sublinha a marca.

O Bimbo Rebanada Estilo Artesano, nas versões branco e integral, já se encontra disponível nas principais superfícies comerciais e lojas tradicionais, em embalagens de 500 gramas.

Para apoiar este lançamento, a marca ativou uma campanha de comunicação multicanal que decorre até 8 de junho. Com presença em televisão, meios digitais, outdoors e ponto de venda, a campanha pretende reforçar a notoriedade da marca e o seu posicionamento premium no segmento do pão de forma.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Auchan salva 488 toneladas de produtos e renova selo de produção sustentável

A Auchan canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social.

A Auchan Retail Portugal renovou, em 2024, o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’, uma distinção atribuída pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), reconhecendo o empenho da insígnia no combate ao desperdício alimentar e na promoção de uma economia mais circular.

Este reconhecimento surge no âmbito do projeto “Militantes do Desperdício Zero” e coincide com um crescimento expressivo dos resultados da retalhista nesta área. Em 2024, a Auchan recuperou 488 toneladas de produtos no âmbito da economia circular, superando largamente as 138 toneladas registadas no ano anterior. Só através da parceria com a plataforma Too Good To Go, foi possível evitar o desperdício de 109 toneladas de alimentos e refeições prontas.

Na vertente social, a empresa canalizou excedentes alimentares avaliados em mais de 4 milhões de euros para 169 entidades, contribuindo assim para atenuar situações de carência e reforçar a sua política de responsabilidade social. No total, a Auchan reduziu o seu desperdício alimentar em 19% face a 2023.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirma Rita Cruz, diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail Portugal.

Entre as ações implementadas destacam-se as Happy Boxes, compostas por excedentes de frutas e legumes, a venda de ovos avulso e a introdução de produtos inovadores como o gelado de banana e a cerveja feita a partir de pão não vendido. A retalhista lançou ainda uma Calculadora de Desperdício Alimentar, com o objetivo de sensibilizar os consumidores para os seus próprios hábitos, e uma plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados.

As parcerias com entidades como a Too Good To Go e a Associação REMAR, esta última no âmbito da recolha de mobiliário de jardim usado, reforçam a abordagem colaborativa da Auchan na implementação de soluções sustentáveis.

A retalhista reafirma assim o seu compromisso com práticas comerciais mais conscientes e sustentáveis, alinhadas com os objetivos globais de redução do desperdício e da promoção de um consumo responsável.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Leilão solidário de garrafa n.º 1 de James Martin’s 44 anos arrecada 15 mil euros

A garrafa número 1 da edição limitada James Martin’s 44 anos, criada exclusivamente para o mercado português, foi arrematada por 15 mil euros num leilão online promovido pela leiloeira Palácio do Correio Velho.

O valor angariado será integralmente entregue à Tanoaria Josafer, uma empresa familiar sediada em Esmoriz, cuja atividade artesanal garante há três gerações a qualidade das barricas utilizadas no envelhecimento de whisky.

A escolha da Tanoaria Josafer como destinatária deste donativo simboliza o reconhecimento do saber-fazer tradicional na arte de envelhecer whisky. Fundada há mais de 100 anos, a tanoaria mantém-se em plena atividade, reparando anualmente cerca de 6.000 barricas e exportando 97% da sua produção para mercados internacionais. Filipe Fernandes, tanoeiro de terceira geração, destaca a honra de perpetuar este legado artesanal, essencial para a longevidade e qualidade do whisky.

O James Martin’s 44 anos representa o ‘blend’ mais antigo de sempre da marca escocesa fundada em 1878. Produzido exclusivamente a partir de whiskies de malte único, envelhecido em barricas de bourbon e xerez Oloroso, este blended malt distingue-se por notas de alperce, laranja, especiarias intensas, toffee e tâmaras. A edição limitada é composta por apenas 498 garrafas, numeradas individualmente, marcando o início de uma coleção de quatro lotes a lançar anualmente até 2027.

Este primeiro lançamento, selecionado a dedo pelo Master Distiller Dr. Bill Lumsden, utiliza os stocks mais antigos da marca, originários da década de 1980. A coleção, embora limitada, manterá uma consistência no perfil do ‘blend’, reforçando a ligação da James Martin’s a Portugal e homenageando o contributo nacional para a excelência do whisky escocês.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Casa do Alentejo recebe mostra de 14 produtores do norte alentejano

Evento junta 14 produtores da sub-região de Portalegre para sessões de harmonização enogastronómica e tem entrada gratuita ao público em geral.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) associa-se ao ALTA – Alto Teor d’Alentejo, num evento que pretende dar a conhecer o melhor do enoturismo do Alto Alentejo, com destaque para o distrito de Portalegre. A iniciativa, organizada pelo Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Hotelaria, no âmbito da pós-graduação em enoturismo, vai realizar-se no próximo dia 14 de junho, das 14h30 às 18h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

O evento conta com a participação de 14 produtores do Norte Alentejano, numa mostra aberta ao público, e com sessões de harmonização enogastronómica, preparadas por chefs da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e conduzidas por produtores, enólogos e críticos gastronómicos de referência.

A entrada é gratuita, no entanto as sessões de harmonização requerem inscrição prévia obrigatória através de um formulário. Cada participante poderá inscrever-se em até duas sessões, estando cada uma delas limitada a 25 lugares e a confirmação da inscrição será enviada por e-mail até 48 horas após o envio do formulário.

O evento conta ainda com os apoios da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Associação Portuguesa de Enoturismo e da própria Casa do Alentejo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

iServices aposta em energia renovável e projetos de compensação climática

A iServices deu mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade, ao anunciar a neutralização das suas emissões de carbono diretas através da compensação de 33 toneladas de CO₂ equivalente.

Hipersuper

Esta medida integra uma abordagem mais ampla da empresa portuguesa, que inclui a transição total para energia elétrica proveniente de fontes 100% renováveis.

Com o objetivo de mitigar as emissões inevitáveis resultantes da sua operação, num setor com elevado impacto ambiental, como é o da reparação e comercialização de equipamentos eletrónicos, a iServices investiu num projeto internacional certificado, com impacto direto na comunidade local. A escolha recaiu sobre o Improved Cook Stove Project 1, no distrito de Nkhata Bay, no Malawi, uma iniciativa enquadrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas.

Este projeto promove a substituição de fogões tradicionais por modelos energeticamente eficientes, reduzindo em dois terços o consumo de lenha por família, com efeitos positivos na redução da desflorestação, melhoria da qualidade do ar e saúde pública. O impacto é expressivo: mais de 200 mil pessoas beneficiadas e cerca de 80 mil feixes de lenha poupados semanalmente.

“Compensar emissões não é apenas neutralizar números; é transformar realidades humanas, enquanto trabalhamos paralelamente para reduzir as nossas emissões. Foi com este propósito que escolhemos apoiar um projeto onde o impacto é visível, mensurável e verdadeiramente transformador para milhares de vidas. Este é um passo concreto para reforçar o nosso
compromisso com as pessoas e o planeta. Uma escolha que reflete a nossa ambição de promover tecnologia com impacto. Ao mesmo tempo, temos vindo a rever os nossos contratos de fornecimento de energia, garantindo a aquisição de eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis — mais uma medida que demonstra que a nossa transição energética está em curso e
assente em decisões reais.”, afirma Vânia Guerreiro, diretora de comunicação da iServices.

A iServices afirma que a quantificação da Pegada de Carbono, 33 tCO₂e em 2024, seguiu as diretrizes do Greenhouse Gas Protocol, incluindo as emissões diretas (âmbito 1) e indiretas (âmbito 2), o que demonstra uma abordagem técnica e transparente na gestão ambiental. Paralelamente, os fundos canalizados para o projeto contribuem para outras iniciativas da organização Ripple Africa, como a reflorestação e a expansão do programa de fogões eficientes.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.