Ponto de venda é essencial para o consumidor
A gestão no ponto de venda foi um dos factores que mais influenciou o consumo em 2011. Além disso, o vendedor atrás do balcão está a tornar-se um ponto-chave na relação com o cliente.
Victor Jorge
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A gestão no ponto de venda foi um dos factores que mais influenciou o consumo em 2011, de acordo com o estudo realizado pela consultoria de marketing estratégico espanhola RMG & Associates.
Cerca de 64% dos inquiridos acreditam que essa gestão é e que será por aqui que os pequenos comerciantes poderão, eventualmente, ganhar a batalha contra os gandes retalhista, desde que queiram e saibam usar diferentes ferramentas de marketing á sua disposição.
Além disso, a figura do vendedor torna-se chave no processo de compra para 62% dos ouvidos pelo estudo, com destaque para os consumidores que valorizem o tratamento personalizado.
Sobre o perfil do consumidor, este trabalho enfatiza que evoluiu ao longo do tempo, modificando os seus hábitos de compra de maneira a provocar mudanças nas formas de promover os produtos. Actualmente, 68% dos consumidores fazem compras por impulso. Os entrevistados revelaram que o seu comportamento de compra é influenciado principalmente pelo humor, ofertas e promoções.
O estudo destaca ainda que a actual conjuntura económico-financeira teve um impacto negativo sobre os hábitos de compra. Quase 51% dos entrevistados reconheceram que gasta menos e que realmente compra o que necessita, contra quase 10% dos entrevistados que manteve os seus hábitos de compra.
No que toca às promoções, quase 32% dos entrevistados acredita que este é um momento de oportunidade na compra de produtos, especialmente em tempos de crise, em que as lojas não venderam o esperado. No entanto, deve notar-se que 36% dos inquiridos crê que os produtos são de qualidade inferior e mais de 20% acredita mesmo que as promoções são fictícias, embora reconheçam que compram nestas alturas do ano.
Actualmente, quase metade (47%) dos entrevistados consideram-se propensos a comprar marcas próprias da distribuição, ressalvando, contudo, que depende do tipo de produto em causa.
Das ferramentas utilizadas pelas lojas para fidelização de clientes, 29% dos entrevistados afirmaram que a melhor maneira para consegui-lo passa pela atenção que o vendedor dá ao cliente, seguida de perto pelos descontos, com quase 26%.