Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Negócio tissue já representa 25% da faturação, com 81% das vendas nos mercados internacionais

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A The Navigator Company divulgou os resultados das operação no primeiro trimestre deste ano que apontam para um volume de negócios de 529,3 milhões de euros, um aumento de 1,8% face ao trimestre anterior. Números que, segundo a empresa, “demonstra a resiliência do modelo de negócio seguido pela empresa num contexto geopolítico extraordinariamente desafiante e de significativo arrefecimento da atividade económica nos principais mercados da Navigator”.
O EBITDA atingiu 115,6 milhões de euros, representando uma margem de cerca de 22% e o resultado líquido situou-se nos 48,3 milhões de euros, um aumento de 6,1% face ao trimestre anterior. A empresa sublinha que para este desempenho homólogo contribuiu “de forma decisiva” a entrada da capacidade da Navigator Tissue UK, a 1 de maio de 2024.
No global do portfólio da Navigator, os segmentos de tissue e packaging cresceram de forma consistente e representam já cerca de 30% da faturação total da empresa – face a cerca de 17% no mesmo período de 2024. O valor das vendas do negócio de tissue apresentou uma redução de 3% face ao último trimestre e um crescimento de 76% em comparação com o período homólogo.
As vendas internacionais de tissue representaram 81% do volume total de vendas no primeiro trimestre de 2025, com uma diversificação geográfica mais equilibrada do que em anos anteriores, fruto das aquisições recentes em Espanha e no Reino Unido. Os principais mercados foram o inglês (36% do total de vendas), o espanhol (28%) e o francês (15%).
Por outro lado, o produto acabado representou 98% das vendas totais e as bobines 2%. Em relação à estratificação por segmento de clientes, o At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente cerca de 83% das vendas, enquanto Away-From-Home (grossistas – canal Horeca e escritórios) representam os restantes 17%.
Aposta em embalagem flexível de baixas gramagens
A Navigator tem vindo a desenvolver e a investir no segmento de embalagens sustentáveis gKraft, de que é exemplo o lançamento da produção de peças de celulose moldada para substituir plásticos descartáveis no setor de embalagens alimentares.
No 1º trimestre de 2025 arrancou a pré-engenharia para a reconversão da máquina de papel PM3, localizada na fábrica integrada de pasta e papel de Setúbal, com o objetivo de direcionar a produção para papéis de embalagem flexível de baixas gramagens, tendo sido agora tomada a decisão final de investimento da reconversão da máquina.
A reconversão da unidade permitirá à Navigator diversificar e ampliar o seu portfólio de produtos sustentáveis, reforçando a sua presença no setor das embalagens flexíveis.
Perspetivas para 2025
Quanto às perspetivas para este ano, a Navigator avança que as consequências da atual situação geopolítica deverão fazer-se sentir nos próximos trimestres, “num contexto global cada vez mais instável, marcado pelo aumento do protecionismo e por crescentes tensões comerciais entre blocos económicos”. “A fluidez da atual situação, a instabilidade criada pela imposição de taxas aduaneiras e a resposta subsequente num clima de guerra comercial tornam particularmente difícil antever a evolução da procura e dos preços nos próximos meses. A capacidade de adaptação ao novo ambiente macroeconómico será crucial para todos os agentes económicos, tendo a Navigator dado provas da sua resiliência noutros contextos difíceis de mercado”, assegura.