Tamanho das embalagens importa aos consumidores
Para 58% dos consumidores espanhóis, o formato e dimensão das embalagens aquando da realização das compras é um factor a ter em conta.
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Victor Jorge
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Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
58% dos consumidores espanhóis têm em conta o formato e dimensão das embalagens aquando da realização das compras, conclui um estudo efectuado pela Nielsen no país vizinho, referindo ainda que esta preocupação vem logo atrás do preço e marca do produto.
O estudo refere ainda que não existe uma cesta de compra única do consumidor espanhol, mas sim uma cesta por cada família, dependente das necessidade do lar, já que a eleição do formato depende da adaptação do produto embalado às necessidade pessoais e familiares.
Assim, os jovens que vivem sozinhos, as famílias com filhos e os reformados mostram hábitos de consumo muito diferentes, em função da sua actividade laboral e tempo disponível no lar.
Por exemplo, “embora o formato líder no mercado de azeite é a garrafa de plástico de 1 litro, os jovens que vivem sozinhos elegem também a garrafa de vidro de 750 ml, enquanto o garrafão de 5 litros é mais do agrado das famílias com filhos”, revela o estudo da consultora.
Já nos produtos alimentares embalados – como conservas, leite ou iogurtes – os consumidores preferem, geralmente, embalagens pequenas ou monodoses, dado as famílias não serem muito numerosas e as embalagens grandes levaram a que a validade do produto caduque. As embalagens pequenas são também mais procuradas devido à melhor adaptação às necessidade do consumidor, bem como a conservação do produto. Quando a preferência recai sobre as embalagens grandes, essa opção deve-se fundamentalmente à questões económicas.
Nos produtos frescos – frutas, verduras, carne e peixe – o estudo conclui que os jovens preferem comprar, cada vez mais, produtos embalados contra os mais velhos que expressam a sua preferência pelo atendimento ao balcão, recomendação e opção de escolha quanto à quantidade de produto desejado. “As vantagens que oferece um produto embalado (higiene, conservação do produto, comunidade e o facto de não haver filas), além da própria informação que é indica nas etiquetas (peso, origem, validade) são muito importantes para o jovens e famílias com filhos”, indica o estudo da Nielsen.
Já nos produtos de drogaria, os consumidores preferem, maioritariamente, as embalagens grandes, já que associam o tamanho das embalagens a poupança, enquanto os consumidores de mais idade destacam-se por embalagens recargáveis.
Nas embalagens de higiene pessoal – shampoo, gel, desodorizantes – não existem preferências pelas embalagens mais reduzidas ou maiores, já que a procura é por embalagens de fácil manuseamento. Contudo, nos produtos de uso mais pessoal (desodorizantes, águas de colónia e perfumes), o tamanho desejado é mais pequeno, já que é habitual cada membro de uma família usar produtos distintos.