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Edição 433: Entrevista Driscoll’s + APED + Aveleda + Ifthenpay + Omnicanal

Inovação, sustentabilidade e capacidade de adaptação são os fios condutores da edição 433 do Hipersuper. Entre os temas em destaque, Marta Baptista, da Driscoll’s, aponta em entrevista os desafios da agricultura moderna, Gonçalo Lobo Xavier, da APED, define as prioridades estratégicas do retalho e a Aveleda revela como conjuga tradição e inovação.

Ana Rita Almeida
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Edição 433: Entrevista Driscoll’s + APED + Aveleda + Ifthenpay + Omnicanal

Inovação, sustentabilidade e capacidade de adaptação são os fios condutores da edição 433 do Hipersuper. Entre os temas em destaque, Marta Baptista, da Driscoll’s, aponta em entrevista os desafios da agricultura moderna, Gonçalo Lobo Xavier, da APED, define as prioridades estratégicas do retalho e a Aveleda revela como conjuga tradição e inovação.

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Na edição 433 do Hipersuper, Marta Baptista, vice-presidente da Driscoll’s California, analisa os principais desafios da agricultura moderna – da escassez de mão de obra à gestão hídrica – e defende a urgência de colocar as pessoas no centro da estratégia agrícola. A vice-presidente de Investigação Agrícola e Investigação Global de Plantas não tem dúvida: “a agricultura faz-se com pessoas”.

Em vésperas do Retail Summit 2025, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, partilha a visão estratégica para um setor mais resiliente, sustentável e digital, sublinhando o papel da associação na construção de um ecossistema preparado para a transformação.

Ainda nesta edição, fomos ao terreno e acompanhamos a iniciativa “Dia de Campo” do Clube de Produtores Continente, que levou produtores nacionais a conhecer práticas agroecológicas combinadas com agricultura de precisão, focadas na regeneração dos solos e na qualidade das culturas.

Também pode ler a entrevista com António e Martim Guedes, que lideram a quinta geração à frente da Aveleda. Ao Hipersuper, revelam como a empresa familiar equilibra herança e inovação, respondendo às expectativas do consumidor com um forte pipeline de novos produtos e uma visão de longo prazo.

Não podíamos faltar ao lançamento do “Destemido”, o novo topo de gama da Casa Ermelinda Freitas, com rótulo em ouro desenhado por Olga Noronha, e ao regresso do Invisível da Ervideira, agora acompanhado do seu primeiro gin – o G(in)visível.

A relação entre vinho e arte ganha novo fôlego com a inauguração da exposição “Quanta Terra Quanta Arte”, em Favaios, onde obras de Vhils, HelioBray e Paulo Neves fundem território e identidade num espaço único no Douro.

Também nesta edição, conheça os detalhes da candidatura do Queijo Serra da Estrela DOP a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, uma iniciativa que pretende valorizar a produção, o território e o turismo da região.

Na área da sustentabilidade, analisamos como as marcas de águas engarrafadas estão a investir em embalagens mais circulares e soluções com menor pegada ambiental, respondendo à pressão regulatória europeia e às novas exigências dos consumidores.

No setor financeiro, destaque para a Ifthenpay, que cresceu 27% em 2024 e aposta na internacionalização e inovação tecnológica sem comprometer a segurança e a personalização dos serviços. Fomos conversar com Nuno Breda cofundador da fintech.

A categoria de congelados continua a ganhar terreno junto dos consumidores. Fomos perceber como as marcas estão a reforçar presença no mercado com soluções convenientes e alinhadas com as novas exigências alimentares.

Já na área digital, os resultados do primeiro estudo da Impact sobre omnicanalidade em Portugal mostram progressos relevantes, embora persistam desafios para garantir uma experiência de compra verdadeiramente integrada.

Pode ainda ler a reportagem sobre a 9.ª edição da Empack & Logistics & Automation, que decorreu na Exponor e se afirmou como a principal montra de inovação na cadeia de valor da embalagem e logística.

Analisamos também a evolução do consumo de cereais em Portugal, um setor altamente dependente do exterior, mas que continua a inovar para responder às exigências de saúde, nutrição e sustentabilidade.

Ainda nesta edição a análise de um setor marcado por rápidas transformações e por consumidores cada vez mais exigentes: a refrigeração comercial assume um papel determinante na estratégia das insígnias de retalho e da grande distribuição.

Também pode ler como é que a Haier e a Lennox assumem o desafio de responder às necessidades das insígnias de retalho, oferecendo conforto térmico aliado a eficiência energética e digitalização. Um caminho que se faz com inovação, mas também com visão a longo prazo, sublinham.

Sete players especializados em recrutamento revelaram ao Hipersuper as tendências do recrutamento no retalho em 2025, o papel do uso de ferramentas digitais no apoio à seleção e as estratégias das empresas para atrair e manter talento. O domínio de ferramentas digitais é um conhecimento diferenciador, mas as soft skills, como empatia, comunicação e capacidade de adaptação, são, cada vez mais, valorizadas. A ler nesta edição.

Também nesta edição, apresentamos as conclusões do estudo “Prioridades 2025”, da TouchPoint Consulting, que identifica as estratégias que estão a moldar o futuro da grande distribuição e retalho, num cenário onde a incerteza deixou de ser exceção para se tornar regra.

Sara Monte e Freitas, Gisela Pires, José Balça, Chester Wisniewski, David Lacasa, Hugo Rodrigues assinam os artigos de opinião numa edição onde voltamos a ter a crónica Desculpa lá de Filipa Tomás.

 

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Nestlé reforça compromisso com a preservação da atividade apícola em Portugal

No Dia Mundial das Abelhas, a Nestum assinala o quinto aniversário da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas” com a doação de mais 300 colmeias e o anúncio da segunda edição da Academia de Apicultura.

tagsNestum

Em cinco anos, o projeto da Nestlé Portugal permitiu já introduzir mais de 100 milhões de novas abelhas no ecossistema nacional, através da entrega de 1.600 colmeias a apicultores em todos os distritos do país.

A cerimónia comemorativa decorreu esta segunda-feira, no Campus da Nestlé Portugal, em Oeiras, contando com a presença de representantes do INIAV, FNAP, FENAPICOLA, DGAV e da Câmara Municipal de Oeiras, bem como formadores e formandos da primeira edição da Academia de Apicultura Nestum.

Desde 2021, a iniciativa tem vindo a reforçar o papel da marca na proteção da biodiversidade e na valorização da apicultura nacional. A primeira edição da Academia de Apicultura, lançada em setembro de 2024, formou 50 novos apicultores em Lisboa, Porto e Viseu, com formação teórica e prática e entrega de um kit de iniciação.

“Estamos muito orgulhosos do impacto que a iniciativa ‘Juntos Pelas Abelhas’ tem tido ao longo destes cinco anos. Os resultados que alcançámos, desde a doação de colmeias à formação de novos apicultores, demonstram o nosso compromisso em apoiar a renovação do setor e garantir a continuidade desta atividade essencial para o nosso planeta. Acreditamos que, ao investir na formação e no apoio aos apicultores, e ao aumentar a consciencialização sobre a importância das abelhas, estamos a contribuir para a preservação das abelhas e para a construção de um futuro mais sustentável.”, afirma Joana Bandeira, brand manager de Nestum da Nestlé Portugal.

Com esta ação, Nestum reforça a sensibilização sobre o papel essencial das abelhas na polinização e na produção alimentar, alertando também para as ameaças que enfrentam, como os incêndios florestais.

A Nestlé avança que a segunda edição da Academia de Apicultura já está em preparação, com o objetivo de formar mais apicultores e ampliar o impacto positivo desta iniciativa de sustentabilidade ambiental.

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YoPRO reforça portefólio com novo Big Pot Stracciatella para responder a novos momentos de consumo

A YoPRO, marca da Danone dedicada à nutrição funcional, acaba de lançar o novo Big Pot Stracciatella, um formato individual pensado para integrar novos momentos de consumo, nomeadamente como opção de sobremesa saudável.

tagsYoPRO

Este lançamento responde à crescente procura por soluções convenientes, nutritivas e saborosas, com 0% de açúcares adicionados e 0% de matéria gorda.

Disponível num dos sabores mais populares da marca, o Big Pot Stracciatella alia textura cremosa a um perfil nutricional equilibrado, mantendo as características distintivas da gama YoPRO: elevado teor proteico, presença de vitamina B9 e magnésio, contribuindo para o aumento da massa muscular e redução do cansaço.

“Esta nova referência foi desenvolvida tendo em conta as necessidades de consumidores que valorizam conveniência, sabor e funcionalidade na sua alimentação diária. Percebemos que existe uma procura crescente por produtos que se integrem facilmente nas rotinas diárias, sem abdicar de um perfil nutricional equilibrado. Com esta expansão, conseguimos não só reforçar o compromisso com a inovação e a diversificação da oferta, como levar YoPRO a novos momentos de consumo e a diferentes perfis de consumidor”, destaca Diogo Costa, responsável de marketing da Danone Portugal.

A novidade será acompanhada por uma campanha multimeios, com presença em outdoor, redes sociais e digital, reforçando o posicionamento da marca no segmento de produtos saudáveis e funcionais. Paralelamente, a gama YoPRO x4 é também alargada com os sabores stracciatella e morango, respondendo à procura por formatos multipack mais leves e adaptados ao consumo diário.

Os novos produtos já se encontram disponíveis nas principais superfícies comerciais, com um PVP recomendado de 2,99€ (pack x4) e 3,09€ (Big Pot).

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Bebidas

Bandida assume nova identidade e reforça posicionamento com formato em lata de 33cl

Como parte desta renovação, a Bandida lança agora o seu portefólio de sabores de maçã, manga e frutos vermelhos, num novo formato: a lata de 33cl.

A sidra, conhecida como Bandida do Pomar, apresenta-se agora ao mercado apenas como Bandida, numa renovação estratégica que inclui uma nova identidade visual e um reforço do seu posicionamento como bebida frutada, irreverente e convidativa à experimentação.

A nova imagem da marca, produzida pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), abandona a ligação direta ao pomar e aposta numa estética mais ousada e expressiva, com cores vibrantes e elementos gráficos que espelham a atitude descomprometida da marca. Esta transformação vai além do aspeto visual, refletindo uma evolução conceptual da sidra para uma bebida com personalidade própria e espírito urbano.

“Estamos a escrever um novo capítulo na história da Bandida. Ouvimos os consumidores e percebemos que podíamos servi-los de uma forma mais próxima e relevante. Queremos que esta seja a marca em que pensam sempre que procuram uma bebida frutada, gaseificada e com variedade de sabores. Todas estas mudanças foram feitas a pensar no consumidor, nas suas preferências, nos seus momentos e naquilo que realmente valorizam. E, mais do que uma mudança de imagem, esta é também uma mudança de atitude: saímos literalmente do pomar e vamos trazer muitas novidades em breve”, afirma Martim Manoel, responsável de marketing da marca Bandida.

Como parte desta renovação, a Bandida lança agora o seu portefólio de sabores de maçã, manga e frutos vermelhos, num novo formato: a lata de 33cl. Este formato junta-se às opções já existentes, como a garrafa de 25cl, a lata de 50cl e a garrafa de 1L, estando já disponível em canais como a restauração, hipermercados, supermercados e plataformas de entrega ao domicílio.

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Retalho

in-Store Media lança primeira venda programática em ponto de venda em Portugal

Esta inovação, desenvolvida em parceria com o Havas Programmatic Hub, da Havas Media Network, representa um avanço significativo na transformação digital do setor do Retail Media nacional. O lançamento foi implementado no Continente e na Auchan, a que se seguirá o El Corte Inglés.

A in-Store Media (iSM) tornou-se o primeiro operador a implementar em Portugal a compra programática de publicidade em ponto de venda. Esta inovação, desenvolvida em parceria com o Havas Programmatic Hub, da Havas Media Network, representa um avanço significativo na transformação digital do setor do Retail Media nacional.

A estreia deste modelo automatizado de compra e venda de inventário publicitário digital está já ativa em duas das principais cadeias de supermercados portuguesas: Continente e Auchan. No total, a rede digital conta com 614 écrans instalados em loja, 396 distribuídos por 65 lojas do Continente e 218 em 35 lojas da Auchan , permitindo às marcas impactar os consumidores no momento decisivo da compra.

Segundo Jordi Cassany, diretor-geral da iSM Portugal, Jordi Cassany, a in-Store Media “posiciona-se como o primeiro e único ator em Portugal a oferecer publicidade no ponto de venda através de compra programática.”. Um avanço que,
sublinha “atesta o compromisso da iSM com a inovação e a adaptação às tendências globais.”.

A Boiron é a primeira marca a recorrer a esta solução, com uma campanha segmentada por loja nas redes da Auchan e do Continente. A solução é suportada tecnologicamente pela Broadsign, plataforma à qual se irão juntar em breve a Hivestack e a VIOOH, reforçando a escalabilidade e sofisticação da oferta programática.

Este novo modelo permite às marcas – endémicas e não endémicas – gerir campanhas com maior flexibilidade, ajustando-as em tempo real às dinâmicas do mercado, enquanto melhora a experiência de compra através da integração de conteúdos dinâmicos e contextuais.

Num contexto de crescimento previsto de 4% para o mercado publicitário português em 2025, com forte protagonismo dos meios digitais, a iSM avança que se prepara para expandir a sua rede e integrar novos formatos e plataformas, consolidando o papel da publicidade programática como pilar estratégico no ponto de venda.

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Confagri assume a direção da AIFO

A Assembleia-Geral da AIFO (Associação Interprofissional da Fileira Olivícola), realizada na sede da Confagri, elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028.

A Assembleia-Geral da AIFO (Associação Interprofissional da Fileira Olivícola), realizada na sede da Confagri, elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028.
A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, através de Fernando do Rosário, assumirá a direção da AIFO, cujo principal foco é não só a promoção nacional e internacional do azeite português, mas também a informação e regulamentação da fileira do azeite, azeitona e seus derivados.

“Esta honra e responsabilidade que assumimos, reforça o nosso compromisso para com a agricultura portuguesa e o setor olivícola nacional, estando a Confagri plenamente confiante de que a experiência e conhecimento de Fernando do Rosário serão uma mais-valia para o desenvolvimento de novas estratégias que permitam à AIFO trazer mais reconhecimento a este setor em crescimento”, destaca a Confederação num comunicado.

Criada por despacho em novembro de 2015, pelo então secretário de Estado Adjunto e da Agricultura, a Associação Interprofissional da Fileira Olivícola (AIFO), tem âmbito nacional. É representativa da fileira do azeite, da azeitona e seus derivados, nas vertentes da produção, transformação e comercialização, e tem como objetivo “a promoção, fomento e apoio ao grupo de produtos agroalimentares constituídos pelo azeite, azeitona e seus derivados”, refere o texto do despacho publicado no Diário da República em 2015.

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Telepizza junta-se à Too Good To Go para combater o desperdício alimentar em Portugal

A Telepizza é o mais recente parceiro da Too Good To Go com 12 lojas já integradas na plataforma em território nacional.

Desde o início da colaboração com a aplicação mundial de combate ao desperdício alimentar, a 12 de março, foram já salvas mais de 4.000 Surprise Bags, num contributo direto para a redução do desperdício alimentar em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Através desta parceria, a Telepizza disponibiliza excedentes alimentares em perfeitas condições de consumo a preços reduzidos, entre os 2,99€ e os 7,99€, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular. As Surprise Bags incluem pizzas individuais e familiares, que podem ser levantadas diretamente nas lojas aderentes, localizadas no Norte, Centro e Sul do país.

“Acreditamos que a sustentabilidade se constrói diariamente, com decisões simples e responsáveis. Esta parceria com a Too Good To Go é uma extensão natural do compromisso da marca Telepizza com a redução do desperdício e com a entrega de valor aos nossos clientes. Queremos continuar a crescer com esse propósito em mente, alargando esta iniciativa a cada vez mais lojas em todo o país e também inspirando outros a fazer o mesmo”, afirma Tânia Caria, gestora de Marketing na Telepizza.

“Cada nova parceria representa mais do que refeições salvas — é um contributo real para a proteção do nosso planeta. Quando marcas com presença nacional se juntam à nossa missão, reforçamos um movimento coletivo que combate o desperdício alimentar e promove um futuro mais sustentável. É esta ação conjunta que nos inspira todos os dias a continuar a gerar impacto positivo, um gesto de cada vez,” afirma Maria Tolentino, diretora de Too Good To Go Portugal.

A Too Good To Go conta atualmente com mais de dois milhões de utilizadores em Portugal e mais de 4.000 estabelecimentos aderentes. Desde a chegada ao país, em 2019, a aplicação já permitiu salvar mais de 5,9 milhões de refeições, evitando a emissão de cerca de 15.500 toneladas de CO₂ equivalente.

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Novo Pão de forma da Costa & Ferreira chega ao mercado

O pão de forma Brioche com Pepitas de Chocolate está disponível em exclusivo na secção de padaria das lojas Lidl.

A Panificadora Costa & Ferreira, responsável pela produção do pão de Rio Maior, lançou um novo produto: o pão de forma Brioche com Pepitas de Chocolate. Está disponível nas lojas Lidl, num embalagem de 530g, mesmo a tempo “dos piqueniques de primavera e verão, para os fãs de pão e de chocolate”, apresenta a Costa & Ferreira.

Apresentando um formato retangular, este novo pão segue a receita de brioche e adocicado o suficiente e confecionado com ingredientes naturais, tal como outros produtos da marca como o pão de forma Brioche Rústico e o pão de forma Brioche com Açúcar Neve.

Como todos os produtos da Panificadora Costa & Ferreira, esta novidade é 100% natural e clean label, sendo produzida sem a adição de corantes ou conservantes e com matérias-primas nacionais. A sua confeção é feita com massa cortada à mão, cozida de forma tradicional/artesanal, em fornos de alvenaria, conferindo um sabor e textura únicos.

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Retalho

Oreo cria campanha que oferece passes aos adeptos de futebol

A Oreo irá oferecer cinco passes para assistir a todos os jogos em casa, de um clube à escolha, durante a próxima época.

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A Oreo, marca da Mondelēz International, lança uma campanha relacionada com a pré-época do futebol português direcionada aos adeptos de norte a sul do país. Entre 19 de maio e 22 de junho, a marca vai oferecer cinco passes individuais, de um clube de futebol escolhido por cada vencedor, válidos para todos os jogos em casa da época 2025-26 da Liga Portugal Betclic.

“Com esta campanha, queremos celebrar com os portugueses o regresso do principal campeonato de futebol do nosso País”, afirma Rita Alves, Marketing Lead da Mondelēz Portugal.

Para participar, os consumidores precisam comprar dois packs de Oreo à escolha, submeter o talão de compra no site da campanha (www.ligamaissabor.pt), introduzir os seus dados pessoais e jogar um jogo para se habilitarem a ganhar. Durante cinco semanas, será apurado um vencedor semanalmente com base nas pontuações obtidas.

A ação marcará presença em outdoor, pontos de venda e meios digitais. A campanha enquadra-se na recente parceria com a Liga Portugal para a época 2025-2026, onde a Mondelēz Portugal é a patrocinadora oficial de competições desportivas como a Liga Portugal Betclic e a Allianz CUP.

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MO reabre loja em São Félix da Marinha com novo design

Situada na Galeria Continente Modelo São Félix da Marinha, a loja reforça a presença da MO na região

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A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae, reabriu a 15 de maio, a sua loja em São Félix da Marinha, no concelho de Vila Nova de Gaia, com um  visual mais moderno e funcional.

Situada na Galeria Continente Modelo São Félix da Marinha, a loja reforça a presença da MO na região. O novo espaço tem 473 m² e disponibiliza a mais recente coleção de vestuário, calçado e acessórios para adultos, crianças e bebés.

Localizada no Lugar de Espinho, Urgal, a loja funcionará todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados, das 09h00 às 21h00. A MO integra o grupo Sonae, que trabalha o retalho têxtil há 30 anos.

 

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Vinalda integra Ginja de Óbidos Oppidum no portefólio

A Vinalda reforça a sua oferta com a entrada da marca artesanal Ginja de Óbidos Oppidum no seu portefólio, assumindo a sua distribuição exclusiva.

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A parceria pretende alargar a presença da Oppidum no canal Horeca, garrafeiras e lojas gourmet, bem como potenciar a sua expansão no retalho moderno e na exportação.

Fundada em 1987 por Dário Pimpão, a Oppidum está atualmente a ser gerida em parceria com a filha, Marta Pimpão, representando a continuidade de um projeto familiar que alia tradição, autenticidade e um processo artesanal meticuloso. Produzida em Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, a ginja Oppidum resulta de uma maceração natural prolongada (em média seis anos) exclusivamente com fruta da região, sem recurso a corantes ou conservantes.

Para Bruno Amaral, administrador da Vinalda, “a Oppidum vem enriquecer o nosso portefólio com uma marca que é referência incontornável na produção de licor de ginja em Portugal. Com uma imagem premium, um posicionamento autêntico e uma qualidade artesanal reconhecida, a marca encaixa-se na nossa estratégia de representar produtos com identidade, excelência e forte ligação ao território”.

 “Esta parceria com a Vinalda assinala uma nova etapa na história da nossa marca. Queremos chegar a mais consumidores em todo o País, mantendo o nosso compromisso com a qualidade e a tradição. Acreditamos que, com a experiência e abrangência da Vinalda, conseguiremos levar a Oppidum ainda mais longe, sempre fiel às suas origens”, reforça Marta Pimpão, gerente da Oppidum.

A gama Oppidum inclui versões com e sem fruto em diversos formatos, bem como edições especiais como a Ginja com Chocolate e garrafas artesanais, pensadas para oferta e turismo. Reconhecida a nível nacional e internacional, a marca foi distinguida com prémios como o “Best Portuguese Fruit Liqueur”, no World Liqueur Awards (2021), e a medalha de Ouro no Beverage Tasting Institute (2014), com uma pontuação de 92 em 100.

Ginja de Óbidos Oppidum

  • Licor de Ginja s/ fruto (Garrafas de 5, 10, 20 e 50cl)
  • Licor de Ginja s/ fruto (Garrafa de 70cl c/ Gift Box)
  • Licor de Ginja s/ fruto (Bag in Tube de 4,5L)
  • Licor de Ginja c/ fruto (Garrafas de 50 e 70cl)
  • Licor de Ginja c/ fruto (Gift Box de 50cl c/ 12 Copos de Chocolate)
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