Francisco Girio, secretário geral da Cervejeiros de Portugal
Francisco Girio (Cervejeiros de Portugal): “A nossa expectativa é que o consumo de cerveja se mantenha ao nível do ano passado”
Três perguntas a…
Francisco Girio, secretário-geral da Cervejeiros de Portugal
Hipersuper
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
Auchan com nova gama focada em produtos para a nutrição desportiva
Garland com nova rota marítima direta para a Irlanda
Montiqueijo conquista pela primeira vez o selo Quality Awards
Salesforce lança tecnologia voltada para a produtividade e a união de compras em loja e online
CBRE e B. Prime responsáveis pela comercialização de novo armazém na Quinta da Marquesa
Exportações da indústria alimentar e bebidas ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
Meu Super eleito Escolha do Consumidor na categoria Supermercados de Proximidade
Telepizza lança nova gama de produtos
Três perguntas a…
Francisco Girio, secretário-geral da Cervejeiros de Portugal
Que impacto considera que poderá ter o atual contexto económico e social no consumo dos portugueses neste ano que agora começou, em especial em produtos de grande consumo?
No que respeita à antevisão que fazemos do consumo de cerveja em Portugal em 2023, temos dois ângulos de visão. Por um lado, a incerteza no consumo devido ao continuar sem fim à vista da guerra na Europa, do potencial valor elevado da inflação e consequente aumento do custo de vida. Mas, por outro lado, temos a expectativa de que o consumo se mantenha ao nível do ano passado pois o papel de catalisador social da cerveja é muito forte. A cerveja não é só um produto, mas todo o seu significado: emocional, cultural e social. É companhia, amizade e vontade de viver. E é em momentos difíceis ou depois de momentos difíceis que a vida fora de casa, onde a cerveja é mais consumida, tende a aumentar. E convém lembrar que Portugal é o primeiro país europeu com maior taxa de consumo de cerveja fora de casa.
Quais considera serem as principais tendências no mercado de grande consumo?
Damos especial atenção a tendências relacionadas com consumo responsável (ambiental e social), e a questões relacionadas com a saúde e o bem-estar. Afinal, a cerveja não é prejudicial para a saúde e pode aliás ser equilibrada e compaginada com uma forma de vida saudável, desde que bebida com moderação. Em 2022, foram mais uma vez publicados diversos estudos científicos que vieram desmistificar alguns mitos negativos desde sempre associados ao consumo de cerveja no imaginário popular. A busca por produtos saudáveis irá levar ao reforço do consumo de cerveja pois a tendência será consumir bebidas alcoólicas com menor teor em álcool, pelo que a cerveja se posiciona no topo dessas preferências.
Onde considera estarem, por outro lado, as oportunidades de crescimento para as empresas do setor de alimentos e bebidas em 2023?
De um modo genérico e sabendo que uma das mudanças trazidas pela pandemia foi, precisamente, o valor que se dá ao desfrutar da vida para além do trabalho, e que o consumo de cerveja decorre maioritariamente fora de casa, as oportunidades de crescimento serão transversais para todos os segmentos de bebidas e, no caso da cerveja, as oportunidades decorrerão da capacidade de inovação em trazer para o mercado novas tendências, seja do lado do teor em álcool seja do lado dos sabores.