Aumentam queixas relacionadas com comércio online em Portugal
Entre 1 de janeiro e 20 de novembro deste ano, as queixas relacionadas com compras online, registada pelo Portal da Queixa, aumentaram 27% face ao período homólogo anterior

Ana Catarina Monteiro
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Entre 1 de janeiro e 20 de novembro deste ano, as queixas relacionadas com compras online, registada pelo Portal da Queixa, aumentaram 27% face ao período homólogo anterior. No total, a rede registou um total de 9064 reclamações sobre compras online. No mesmo período de 2018, recebeu 7120.
O portal que permite aos consumidores apresentarem as suas queixas, junto das empresas, recebe em média 30 reclamações por dia relacionadas com o comércio eletrónico, explica em comunicado.
Os setores com mais incidência de queixas são os de Tecnologia e eletrodomésticos (30%), seguidos de Viagens, turismo e lazer (17%) e Entrega ao domicílio de alimentação e outros (15%). Os supermercados online absorvem 9% das reclamações, enquanto moda, vestuário e acessórios tem um peso de 8% no total.
Entre os principais motivos das denúncias estão a falha e atraso de entrega (41%), a burla (23%), o apoio ao cliente (18%) e os pagamentos (11%). As devoluções absorvem 4% das queixas e os envios de produtos errados estão por detrás de 3% do total. evoluções e/ou troca (4%).
“São cada vez mais os consumidores que arriscam entrar no mundo online, aliciados por estratégias de engagement que premeiam o uso dos canais digitais, sem possuírem o mínimo de conhecimento para o risco que enfrentam”, explica Pero Lourenço, fundador e CEO do Portal da Queixa “Entendemos que é nosso dever contribuir com uma abordagem inclusiva, ajudando os consumidores a obterem o conhecimento necessário para efetuarem as suas compras em segurança. E numa época que se avizinha ser de muito consumo (a semana Black Friday), o perigo fica à espreita devido aos baixos níveis de literacia digital em Portugal, que já são equivalentes ao problema do analfabetismo de há 40 anos na sociedade portuguesa”, acrescenta.
Com vista a aumentar a literacia digital e a promover os direitos dos consumidores, o Portal da Queixa participa na iniciativa da Comissão Europeia #yourEUright, da qual Pedro Lourenço é embaixador.