Concurso ClimateLaunchpad seleciona melhores projetos lusos com benefícios climáticos
São conhecidos esta quinta-feira as três melhores ideias de negócios assentes em tecnologias amigas do ambiente que irão representar Portugal na final europeia

Ana Catarina Monteiro
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
Realiza-se esta quinta-feira (22 de junho) a final nacional do ClimateLaunchpad, no qual serão selecionadas as três melhores ideias de negócio com base em tecnologias amigas do ambiente e que promovam a eficiência energética, as quais irão representar Portugal na final europeia.
O evento internacional, promovido no País pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e pela SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação), tem como objetivo financiar projetos com benefícios climáticos. No último ano, a iniciativa recebeu perto de 700 candidaturas de 30 países e totalizou um investimento de cerca de um milhão de euros.
Este ano, estão a concurso a nível nacional um pavimento rodoviário que recolhe energia cinética de um veículo; nanossensores que ajudam a avaliar a qualidade de produtos; um tecido que carrega baterias; uma tecnologia para melhorar a climatização de edifícios; uma app para os motoristas melhorarem a sua condução reduzindo o consumo de combustível e emissão de CO2; e uma solução para facilitar a relação entre proprietários e instaladores de painéis solares.
Os três melhores projetos lusos serão conhecidos esta quinta-feira pelas 14h30 no Auditório do Edifício Central do UPTEC. Os vencedores, além de irem representar o País na final europeia, terão acesso direto à Escola de Startups do UPTEC, a horas de apoio jurídico da Telles de Abreu Advogados e à presença com um stand na Porto Water Innovation Week, evento promovido pelas Águas do Porto.
A competição a nível europeu, que se realiza em outubro próximo no Chipre, vai atribuir dez mil euros ao primeiro classificado e 5000 e 2500 euros aos segundo e terceiro lugares, respetivamente.