Concurso ClimateLaunchpad seleciona melhores projetos lusos com benefícios climáticos
São conhecidos esta quinta-feira as três melhores ideias de negócios assentes em tecnologias amigas do ambiente que irão representar Portugal na final europeia

Ana Catarina Monteiro
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Realiza-se esta quinta-feira (22 de junho) a final nacional do ClimateLaunchpad, no qual serão selecionadas as três melhores ideias de negócio com base em tecnologias amigas do ambiente e que promovam a eficiência energética, as quais irão representar Portugal na final europeia.
O evento internacional, promovido no País pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e pela SPI (Sociedade Portuguesa de Inovação), tem como objetivo financiar projetos com benefícios climáticos. No último ano, a iniciativa recebeu perto de 700 candidaturas de 30 países e totalizou um investimento de cerca de um milhão de euros.
Este ano, estão a concurso a nível nacional um pavimento rodoviário que recolhe energia cinética de um veículo; nanossensores que ajudam a avaliar a qualidade de produtos; um tecido que carrega baterias; uma tecnologia para melhorar a climatização de edifícios; uma app para os motoristas melhorarem a sua condução reduzindo o consumo de combustível e emissão de CO2; e uma solução para facilitar a relação entre proprietários e instaladores de painéis solares.
Os três melhores projetos lusos serão conhecidos esta quinta-feira pelas 14h30 no Auditório do Edifício Central do UPTEC. Os vencedores, além de irem representar o País na final europeia, terão acesso direto à Escola de Startups do UPTEC, a horas de apoio jurídico da Telles de Abreu Advogados e à presença com um stand na Porto Water Innovation Week, evento promovido pelas Águas do Porto.
A competição a nível europeu, que se realiza em outubro próximo no Chipre, vai atribuir dez mil euros ao primeiro classificado e 5000 e 2500 euros aos segundo e terceiro lugares, respetivamente.