Blogues de moda influenciam decisão da maioria dos seus seguidores
Três em cada quatro inquiridos admite sentir-se mais influenciado pelos posts, reviews e opiniões partilhados pelos bloggers do que por qualquer outra forma de comunicação como, por exemplo, banners

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Até que ponto é que os blogues de moda influenciam e determinam as decisões de compra dos seus seguidores? A resposta a esta questão é dada pelo mais recente estudo realizado pelo “IPAM – The Marketing School” que procura aferir o peso que os conteúdos disponibilizados nos blogues de moda têm no processo de pré-compra dos seus
leitores.
A investigação confirma e atesta o impacto que estas páginas assumem nas decisões de consumo dos seus seguidores: mais de 60% dos inquiridos assume que os blogues de moda influenciam as suas intenções de compra.
Um total de 72% dos indivíduos inquiridos afirma utilizar blogues de moda como fonte de informação pré-compra. Destes, cerca de dois terços admitem que o fazem “muitas vezes” ou “quase sempre”. “Fonte de informação” ou “fonte de inspiração”, são as principais razões para iniciar e manter a leitura de blogues de moda. Mais de metade dos seguidores de blogues visitam estas páginas diariamente (32,9%) ou quase todos os dias (22,7%).
Confiança em blogs trabalhados por consumidores
Três em cada quatro leitores (73 por cento) inquiridos admite sentir-se mais influenciado pelos ‘posts’, ‘reviews’ e opiniões partilhados pelos bloggers do que por qualquer outra forma de comunicação como, por exemplo, ‘banners’ (publicidade). No que diz respeito à credibilidade da informação disponibilizada, 84% dos indivíduos revela depositar mais confiança nos blogues de moda que são orientados e trabalhados por consumidores do que os que são desenvolvidos por marcas. 80% dos inquiridos, por sua vez, revela ainda que os blogues desenvolvidos pelos consumidores exercem maior influência para a compra quando comparados com os blogues corporativos.
Perfil do leitor
O estudo traça ainda o perfil-tipo dos leitores de blogues de moda em Portugal. São jovens adultos e, na sua esmagadora maioria, do sexo feminino. Um total de 74 por cento tem menos de 35 anos, mais de metade (61,4 por cento) são solteiros e têm formação superior (86 por cento).
Da autoria de André Carvalho, investigador e aluno de Mestrado do IPAM – The Marketing School, o estudo teve como base um inquérito efetuado junto de 498 leitores de blogues.