Facebook, Tumblr e Instagram. As redes mais utilizadas pelos jovens
Apesar de o Facebook ser a rede com maior penetração em Portugal em todas as faixas etárias e sociais, há redes sociais que mostram mais afinidade junto de alguns targets

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Apesar de o Facebook ser a rede com maior penetração em Portugal em todas as faixas etárias e sociais, há redes sociais que mostram mais afinidade junto de alguns targets, segundo os resultados do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2015”.
É o caso do Tumblr e do Instagram, que, junto dos jovens dos 15 aos 24 anos, se revelam as redes com quem este grupo “apresenta mais afinidade já que a sua penetração excede largamente os valores observados nos outros grupos etários”, explica a Marktest.
Entre os utilizadores de redes sociais, 94% tem conta no Facebook. “É a grande distância a rede com maior penetração entre os portugueses. Seguida pelo Youtube (41%) e pelo Google+ (40%)”.
O Instagram surge na quinta posição e o Tumblr na décima, mas estas redes apresentam um “perfil bastante diferente de outras redes, pois são aquelas onde o grupo etário dos 15 aos 24 anos tem um peso mais relevante. 58% dos detentores de conta no Tumblr estão nesta faixa etária, assim como 38% dos possuidores de conta no Instagram”.
Neste grupo etário, o Instagram é a terceira rede com maior penetração (depois do Facebook e Youtube) e o Tumblr a décima. Quase metade dos jovens destas idades dizem ter conta no Instagram e 16.2% no Tumblr. “Este último valor está duas vezes e meia acima do valor médio”, conclui o estudo.