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4 em cada 10 portugueses incluíram um produto novo no carrinho de compras
4 em cada 10 consumidores incluíram um produto novo no seu carrinho de compras, na última vez que foram ao supermercado para rechear a despensa, de acordo com o relatório “Inovação Global” da consultora Nielsen
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Rita Gonçalves
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Serão os portugueses “early adopters”? Estão sempre a procura de algo novo?
Quatro em cada dez consumidores incluíram um produto novo no seu carrinho de compras, na última vez que foram ao supermercado para rechear a despensa, de acordo com o relatório “Inovação Global” da consultora Nielsen.
Trata-se de um número semelhante à média europeia, com cerca de 44% dos consumidores a levarem qualquer novidade para casa na sua última ida às compras.
Relativamente às razões que levam à compra, os portugueses indicam principalmente aspetos relacionados com o preço, o facto de preencher uma necessidade e a marca. Concretamente, quase um terço afirma adquirir um artigo novo por ser mais acessível do que aqueles que utiliza habitualmente. Por outro lado, 28% dos inquiridos valoriza o facto de o produto preencher algum tipo de necessidade específica.
A vinculação emocional com a marca também desempenha um papel importante na altura de comprar alguma novidade (23%), tal como as recomendações do círculo próximo do consumidor (22%).
No entanto, nem sempre os consumidores encontram aquilo que procuram no linear do estabelecimento. Mais de metade dos inquiridos sente a falta de produtos a preços acessíveis. O mesmo acontece com outros relacionados com um estilo de vida saudável (44%) e que facilitem a vida (37%). Por outro lado, quase um terço dos portugueses gostaria de encontrar alimentos produzidos a partir de ingredientes naturais.