O que ter em conta para internacionalizar o e-commerce
Especializada em soluções de pagamentos físico e digital, a Popular Payments, ‘joint venture’ entre a Evo Payments e o Banco Popular, enumerou os aspetos a ter em conta no processo de internacionalização de um negócio online
Ana Catarina Monteiro
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Especializada em soluções de pagamentos físico e digital, a Popular Payments, ‘joint venture’ entre a Evo Payments e o Banco Popular, enumerou os aspetos a ter em conta no processo de internacionalização de um negócio online.
Segundo a Inforetail, que cita a Popular Payments, estes são os dez passos fundamentais para a uma adaptação do e-commerce ao contexto local para onde se exporta o negócio:
1. Mercado alvo
A empresa deve elaborar estudos que permitam seleccionar um mercado internacional alvo, favorável à competitividade do seu produto e do setor de comércio. A escolha mais segura para atingir êxito será em princípio um mercado que aporte uma língua e cultura similares ao país de origem.
2. Situação legal
Conhecer a legislação do país para o qual se viaja é fundamental. O comerciante tem que estar informado sobre os requisitos comerciais e medidas que podem afetar a venda dos produtos em determinado território, como por exemplo, restrições à importação, medidas de proteção ao consumidor, obrigações de etiquetagem ou requisitos de licença.
3. Custos
Antes de colocar em marcha a internacionalização da empresa, deve-se experimentar enviar os produtos para o país em questão, verificando se o custo da deslocação é razoável e se justifica.
4. Loja online
Depois das análises, é neste ponto que o processo de internacionalização avança. Para tal, é indispensável adaptar a plataforma online aos novos clientes internacionais, utilizando meios de pagamento específicos para cada país.
5. Parceiros adequados
Os parceiros certos permitem optimizar a seleção dos métodos de pagamentos mais adequados, além de que podem facilitar a integração dos ‘gateways’ de pagamento, o processamento das transações, a prevenção de fraude e ainda a gestão de reclamações.
6. Site internacional
Um site adapatado às várias geografias onde o negócio está presente é vital para criar uma imagem de marca profissional e consolidada e o comerciante tem que dispor de recursos financeiros e humanos suficientes para tal.
7. Marketplace: Embora a criação de um site internacional reforçe a imagem da marca, recomenda-se no inicio do processo de expansão considerar a introdução no mercado alvo com um ponto de venda de retalho integrado numa plataforma de terceiros, um ‘marketplace’.
8. Atendimento local
Depois de consumada a internacionalização, para fidelizar os consumidores online o comerciante deve investir parte do orçamento na criação de serviços ao cliente no idioma local.
9. Canais de comercialização
Quais os canais de comercialização importantes naquele país? É a pergunta à qual o empresário tem que responder para depois pôr o conhecimento em prática. Depois, há que porporcionar recursos suficientes para fazer publicidade à oferta dos tais canais, no idioma local.
10. Proposta de valor
Os comerciantes devem ter sempre em mãos uma proposta de valor atrativa para o mercado em que está a entrar. O segredo para o negócio que aposte na internacionalização passa por procurar parcerias com sócios pertinentes, a fim de oferecer a melhor experiência de compra para o cliente local.