Oratória: 10 dicas para uma excelente apresentação
Algumas pesquisas apontam que o medo de falar em público é tão significativo que chega até a superar o medo da morte
Rita Gonçalves
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Por Erik Penna, especialista internacional em vendas
Já encontrei muitas pessoas apavoradas por terem que se apresentar em público ou até mesmo numa pequena reunião da empresa. Algumas pesquisas apontam que o medo de falar em público é tão significativo que chega até a superar o medo da morte.
Insegurança, calafrios, dor de cabeça e desespero, tudo por causa da apresentação na faculdade ou na reunião da empresa. Se seguir as dicas abaixo, irá fazer uma excelente apresentação e surpreenderá positivamente os seus expectadores:
1) Domine o assunto. Conhecer profundamente o tema que será apresentado é fundamental para o sucesso. Isso trará a confiança necessária para você discursar. Lembre-se: Inicie a fala pela temática que é mais fácil para si. Isso serve como um aquecimento e será vital para se acalmar, ganhar confiança e, em seguida, entrar no ritmo, sem se lembrar dos calafrios iniciais.
2) Fale com naturalidade. Não caia na tentação de querer imitar alguém. Cada pessoa tem seu estilo e você deve enaltecer o seu. O ideal é falar em público com a mesma naturalidade com que se conversa entre os amigos e familiares.
3) Varie o tom de voz. Ora mais baixo, ora mais alto, mais rápido ou mais pausadamente, assim, as pessoas não se cansarão e permanecerão atentas à sua fala e ao conteúdo da sua apresentação. E, sobretudo, fale com emoção e paixão. Assim, você irá contagiar o público com a sua vibração.
4) Não fique parado atrás do púlpito ou num mesmo local o tempo todo. Movimente-se pelo espaço e aproxime-se das pessoas mais interessadas, para que elas se sintam enaltecidas, mas também das pessoas desinteressadas ou sonolentas, pois assim poderá mantê-las atentas.
5) Faça perguntas durante a apresentação. Mesmo que você mesmo as responda. Interrogações geram maior atenção e interação dos participantes.
6) Use recursos audiovisuais. A tecnologia pode-lhe propiciar uma apresentação moderna, mas não abuse, pois as pessoas estão ali para assistir àquilo que tem para dizer e não para ver vídeos longos e cansativos. E não caia na armadilha de escrever todo o conteúdo nos slides, pois a apresentação vai tornar-se numa leitura cansativa e pode passar a impressão de que você não domina totalmente o assunto.
7) Preste atenção à linguagem não-verbal. O sucesso da comunicação interpessoal não está somente naquilo que você diz, mas na forma como diz. Segundo a teoria 7-38-55, de Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA), somente 7% do impacto da mensagem decorre de seu conteúdo, 38% da comunicação verbal (intensidade e velocidade da voz) e 55% da linguagem não-verbal (gestos, postura, contato visual). Portanto, durante a apresentação, evite permanecer com a mão no bolso ou encostado a alguma coisa, pois isso pode transmitir insegurança ou indiferença. Evite também ficar a segurar algum papel ou objecto, pois, se estiver nervoso, sua mão estará trémula e o objecto irá balançar, expondo, assim, sua ansiedade.
8) Domine o espaço físico. Se puder, vá ao local aonde se apresentará com antecedência e treine por alguns minutos. E, durante a apresentação, procure olhar para as pessoas. Não precisa de olhar fixamente para alguém, pois isso irá deixá-los embaraçados, mas também não fique apenas a olhar para o chão. Olhe na linha dos olhos das pessoas e lembre-se de passar os olhos por toda sala para que todos se sintam prestigiados e percebam que estão a ser vistos e notados.
9) Encerre com chave de ouro. Toda a apresentação deve ter início, meio e fim. O encerramento deve ser a parte mais impactante, conquistando, assim, a aprovação desejada e deixando um gostinho de “quero mais”.
10) E, por último, o grande segredo é praticar, persistir e treinar continuamente. Lembre-se que o ser humano aprende por repetição e que a excelência é conquistada com muito treino.