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FMCG

Uma visão disruptiva sobre o marketing

José António Rousseau encontrou pontos de contacto entre o budismo e o marketing para oferecer uma nova visão, diferente e disruptiva, sobre os negócios

Rita Gonçalves
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Uma visão disruptiva sobre o marketing

José António Rousseau encontrou pontos de contacto entre o budismo e o marketing para oferecer uma nova visão, diferente e disruptiva, sobre os negócios

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 Por José António Rousseau*

Philip Kotler lançou no seu último livro – Marketing 3.0 – escrito em co-autoria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, as bases para uma nova era do marketing. Desde o surgimento deste conceito, nos anos sessenta, quando o foco era a oferta de produtos ou serviços de qualidade a baixo custo, houve uma evolução em que o foco mudou do produto para o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes.

Mas, agora, esta nova abordagem do marketing, a que Kotler chama de marketing espiritual, busca um novo posicionamento, priorizando um profundo e íntimo relacionamento com o cliente, em que ganham destaque os valores, a missão e o compromisso efectivo da empresa com o cliente, numa base de forte relação não já dirigida nem à razão nem ao coração do consumidor, mas sim à sua alma ou espírito.

Este nova proposta Kotleriana sobre o marketing veio dar um novo alento aos meus trabalhos desenvolvidos com o objectivo de efectuar a simbiose entre o marketing e o budismo, cujos pontos de contacto são inúmeros, e oferecer um novo, diferente e, porventura, disruptivo olhar sobre a teoria e a prática do marketing.

O budismo é uma doutrina filosófica e não uma religião, que pretende eliminar o círculo vicioso da tristeza e da infelicidade, através da melhor compreensão e do conhecimento dos humanos mecanismos que conduzem a tais situações, contribuindo para fomentar o crescimento interior do ser humano. Ambos, o marketing e o budismo, são ferramentas e formas de orientação, tendo em vista um maior domínio e conhecimento de nós próprios e de tudo o que nos rodeia, nomeadamente dos negócios e dos mercados. Ambos possuem como principal objectivo conseguir uma visão global, a visão dos mercados, no caso do marketing, a visão dos seres humanos, no caso do budismo.

Óctuplo caminho do marketing zen: certo e justo

1. IDEIAS – A ideia de amar os clientes e respeitar os concorrentes. Uma empresa ama os clientes quando desenvolve uma relação verdadeira, de respeito e fidelidade, trabalhando não apenas o lado ‘racional’ da oferta de produtos ou serviços mas oferecendo valores que atinjam as suas emoções. Também é necessário respeitar a concorrência. Os concorrentes ajudam a impulsionar os negócios a longo prazo. Atacar os concorrentes pode ser contraproducente e impede que se aprenda com eles.

2. DECISÕES – A decisão de aperfeiçoar a qualidade dos produtos e serviços. Ao comprar um produto ou serviço o cliente cria uma expectativa que necessita ser satisfeita. Cumprir ou superar estas expectativas é um passo importante para a sustentabilidade do negócio. Falhar prazos, ser desonesto ou quebrar acordos quanto à quantidade ou qualidade dos serviços oferecidos compromete irremediavelmente o relacionamento com os consumidores. Para podermos tomar decisões certas e justas temos de ser positivos e cultivar o optimismo, ou seja, saber lidar com a rejeição e saber vencer as desilusões e as frustrações que no mundo dos negócios estamos sempre a sofrer. Por outro lado, e por maiores que sejam as dificuldades ou quaisquer que sejam as nossas actividades profissionais, devemos ter a capacidade e a sabedoria de saber retirar prazer de tudo o que fazemos na vida pessoal e profissional.

3. PALAVRAS – Através da presença e das palavras temos de saber promover continuamente o negócio. Tal significa que através das palavras se deve estar presente na internet, nas redes sociais, fazer parceria com empresas complementares e divulgar os seus serviços o máximo que se puder. Todos sabemos que quem não aparece, esquece. Logo, a presença permanente em todos os meios é fundamental para captar a atenção das pessoas sobre os produtos, marcas, serviços ou insígnias. Mas, essa comunicação não deve ser exagerada ou intrusiva, sob pena de se obterem os resultados opostos aos pretendidos. Nos dias de hoje, tal como já foi no passado, mas por maioria de razão nos dias de hoje, por força da crescente importância das redes sociais e das tecnologias, é necessário apostar e incentivar o boca-a-boca. A transmissão da mensagem por esta via é, sem dúvida, a mais impactante e eficaz hoje e se-lo-á cada vez mais no futuro.

4. COMPORTAMENTOS – Oferecer sempre produtos ou serviços a preços justos. Uma empresa que tentar vender produtos de baixa qualidade a preços altos ou produtos de alta qualidade a preços muitos baixos pode tornar o negócio insustentável. Num caso ou no outro, alguém sairá perdendo. Se for o cliente, ele abandonará a empresa quando descobrir que está sendo enganado, se for a empresa que estiver perdendo, esta entrará em colapso e fechará as portas.

Oferecer um produto a preço justo é um grande desafio para as empresas. O preço justo é aquele que gera a rentabilidade do negócio ao mesmo tempo que oferece valor ao cliente. O cliente precisa ter a sensação de que fez um bom negócio. Um comportamento certo e justo é também dizer sempre a verdade ao mercado. A mentira volta-se sempre sobre quem a produz e utiliza. Um consumidor que se sente enganado ou vítima de uma proposta comercial falsa é um cliente perdido para sempre e tem tendência para se tornar um consumidor terrorista, isto é, alguém que por onde passe ou com quem contacte lança as suas bombas de crítica destruidoras da empresa que o ludibriou.

5. MEIOS – Descobrir o cliente ideal e dar-lhe preferência. O foco no mercado é uma estratégia que fortalece o posicionamento da empresa. O profissional ou organização que tentar oferecer uma gama muito variada de produtos ou serviços em muitas áreas, perderá o foco e o valor de mercado.

Servir o cliente, além de vender produtos ou serviços. Uma empresa que tem a cultura de servir o cliente, além de fazer negócios com ele, criará uma imagem positiva junto do mercado. Muitas vezes, o fornecimento de informações ou consultoria sobre assuntos relacionados com o seu ramo irá gerar uma predisposição no consumidor de se tornar cliente da empresa. Encontrar um foco e um segmento específico de mercado e traçar o perfil de cliente ideal e conquistar estes clientes deve tornar-se a prioridade de cada empresa. Um dos meios mais certos e justos que uma empresa pode praticar é saber estar acessível para todos quer sejam os seus colaboradores, quer sejam fornecedores quer sejam clientes.

6. ESFORÇO – Construir uma marca com credibilidade. Ser apenas uma empresa conhecida não é suficiente, fundamental é gozar de uma reputação positiva e de credibilidade.

Os consumidores hoje consultam preferencialmente os seus amigos e conhecidos quando pretendem comprar algo, através das redes sociais, alcançando centenas ou milhares de pessoas imediatamente. Um profissional ou uma organização que tiverem o seu nome ou marca difamada no mercado, enfrentarão graves problemas e terão dificuldades para superar essa imagem negativa.

Daí a necessidade de apresentar sempre ao mercado propostas sérias e equilibradas que nunca suscitem desconfiança ou provoquem contestação. Um outro esforço certo e justo consiste em investir na inovação sem medos nem receios de falhar embora sabendo que frequentemente tal acontece. Mas, se a empresa souber aprender com esses erros estará no caminho certo para um dia ter êxito e obter o retorno de todo esse esforço em termos de risco e de investimento.

7. ATENÇÃO – Permanecer atento e adaptar-se às novas tendências. Vivemos num mundo em constante transformação. As mudanças rápidas são a regra e não a excepção. As empresas que não se adaptarem a essa nova forma de fazer negócios, que não desenvolverem uma sensibilidade social para perceberem as tendências do mercado e rapidamente realizarem as mudanças necessárias, ficarão obsoletas e perderão grandes oportunidades.

Conhecer profundamente os clientes e desenvolver um sistema de relacionamento com eles, não apenas para os tentar fidelizar mas também para identificar as suas necessidades, suas preferências, suas possíveis mudanças de hábitos, e, principalmente, seu nível de satisfação. Identificar possíveis insatisfações dos clientes permitirá à empresa agir preventivamente e corrigir eventuais erros antes que estes comprometam a relação de fidelidade com os clientes. Uma outra forma de conceder uma atenção certa e justa aos negócios é saber respeitar a inteligência dos consumidores, estar a tento e saber ouvir as suas criticas ou sugestões e nunca defraudar as suas expectativas.

8. AVALIAÇÃO. Recolher informação e aprender profundamente o seu negócio. A excelência no atendimento só é conquistada com o tempo, com uma aprendizagem contínua, e através das correções baseadas nessa aprendizagem. Uma empresa para ter êxito tem de recolher o máximo de informações de clientes, colaboradores, fornecedores e do mercado em geral e utilizar estas informações para aperfeiçoar o seu negócio. Uma outra forma de avaliação e conseguir implementar os meios necessários a poder medir tudo o que a empresa faz. Só se pode avaliar o que é mesurável e assim progredir e evoluir.

*Consultor e docente do IPAM/IADE

www.rousseau.com.pt

 

 

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

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A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

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A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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cibersegurança

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I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

Hipersuper

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

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tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

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A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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MO em Abrantes

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MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

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tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Fotografia de arquivo

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Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

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A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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