7 dicas para alavancar as plataformas de pagamento omnicanal
Sete dicas que prometem ajudar os retalhistas portugueses a alavancar o seu negócio através dos sistemas de pagamento electrónico
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Rita Gonçalves
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Por João Girardi, manager director da VeriFone Portugal
Nos últimos tempos, as necessidades do mercado retalhista têm crescido de forma muito rápida, consequência da situação económica que tantos desafios tem trazido a este sector. Muitas marcas de renome, nacionais e internacionais, lutam diariamente para manterem a sua posição competitiva no mercado, forçadas a adiar ou tomar decisões cada vez mais assertivas do ponto de vista dos seus planos de investimento e expansão.
Efectivamente, é neste contexto que acreditamos ser possível criar sinergias entre os vários pontos de venda tradicionais e online, através da adopção de uma estratégia cada vez mais multi e omnicanal, com claros benefícios para os retalhistas.
Fique a par de sete dicas que prometem ajudar os retalhistas portugueses a alavancar o seu negócio, mediante os seus sistemas de pagamento electrónico, adoptando uma plataforma de pagamentos ‘omni-channel’ de sucesso, visando maior segurança, proximidade com os seus clientes e destaque da concorrência. O objectivo? Maior aproximação aos clientes, melhor conhecimento sobre as suas necessidades, conseguir a máxima segurança e sinergia entre os vários canais de venda (tradicionais e online) e, consequentemente, conseguir liderar a forte concorrência.
1. Certifique-se que a sua plataforma de pagamentos POS suporta todos os canais de venda: loja física, e-commerce e mobile.
Canais diferentes exigem soluções específicas, seja uma página Web em sistema de e-commerce ou um equipamento de ‘personal digital assistant’ (PDA) ou tablet. Certifique-se ainda que estes são os canais certos para usufruir do valor acrescentado que cada transação lhe pode oferecer.
2. Maior número de canais potencia o aumento de pontos de acesso menos seguros – proteja-se convenientemente.
Uma encriptação ponto-a-ponto assegura os dados do cliente e ajuda a manter os regulamentos PCI, enquanto a ‘tokenization’ (processo de quebra de um fluxo de texto em palavras, frases, símbolos ou outros elementos significativos) elimina a necessidade de armazenar os dados mais pessoais do utilizador do cartão, e ainda permite reunir dados para ferramentas de CRM e outras aplicações fidedignas. Para os clientes da loja online, a Autenticação do Utilizador/Comprador funciona como uma camada de protecção avançada. Mas mesmo assim, não é a solução perfeita. Plataformas avançadas – como o Payware Ocius – oferecem salvaguardas adicionais de segurança, tais como análises transacionais em tempo real e blindagem de fraudes, como parte de uma solução integrada, tudo de acordo com as normas legais e demais regulamentos do PCI.
3. Invista em soluções que reflictam as suas necessidades.
Tenha a certeza de que o acesso ao pagamento é flexível o suficiente para executar a totalidade das transações nos seus diversos canais com software, soluções e serviços que podem ser adicionados quando quiser – para que tenha tudo o que precisa sem ter de pagar extras desnecessários. Considere se realmente precisa de ser feito à medida ou se será preferível beneficiar de uma solução rica em recursos imediatos (off-the-shelf).
4.Não se fique pela ferramenta de pagamentos para POS.
Maximize o seu impacto com serviços de valor acrescentado e ferramentas de CRM disponibilizadas pelo POS. Obtenha todo o potencial do seu sistema EPOS, usando serviços de valor acrescentado tais como NFC, Contactless, Mobile Vouchers, Gift Cards e Loyalty Programmes.
5. Certifique-se que a sua solução de pagamento inspira confiança.
A infra-estrutura do seu sistema de pagamentos é crítica para o bom funcionamento do seu negócio. Deve, por isso, escolher uma solução que tenha provado ser fiável para todos os clientes em todos os canais.
6. Assegure-se que o seu sistema oferece ferramentas de reporting em tempo real.
As lojas online e outros sites com funcionalidades de e-commerce devem incluir relatórios dos pagamentos em tempo real em todos os canais. Uma visão holística sobre todas as suas operações permite tomar decisões de gestão mais inteligentes e positivas para o negócio.
7. Considere usar uma única solução integrada em que confie plenamente.
Se tem dúvidas sobre os seus sistemas de pagamento, desconfiando da sua fiabilidade, opte por investir em soluções ricas em funcionalidades, de confiança, escaláveis e com provas dadas.