Portugueses preferem sites de distribuidores especializados
Metade dos europeus efectuou a última compra online em sites de distribuidores especializados em produtos e equipamentos para o lar
Rita Gonçalves
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
Auchan com nova gama focada em produtos para a nutrição desportiva
Garland com nova rota marítima direta para a Irlanda
Montiqueijo conquista pela primeira vez o selo Quality Awards
Salesforce lança tecnologia voltada para a produtividade e a união de compras em loja e online
CBRE e B. Prime responsáveis pela comercialização de novo armazém na Quinta da Marquesa
Exportações da indústria alimentar e bebidas ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
Meu Super eleito Escolha do Consumidor na categoria Supermercados de Proximidade
Metade dos consumidores europeus efectuou a última compra online em sites de distribuidores especializados em electrodomésticos, TV, vídeos e produtos de bricolagem ou jardim, segundo uma análise do Observador Cetelem.
Este tipo de site é privilegiado pelos consumidores “pela oferta de um maior leque de escolha ao consumidor e pela integração de múltiplos critérios de comparação entre vários produtos”.
Na análise, os sites das marcas e dos fabricantes são os menos utilizados pelos portugueses. Produtos e serviços de TV, hi-fi, vídeo e de bricolagem e jardinagem nem têm registos suficientes para entrar na análise. Apenas os eletrodomésticos são adquiridos neste tipo de site por 24% e a decoração e mobiliário por 13%. Apesar dos portugueses não serem muito adeptos deste tipo de site, os europeus colocam-no na terceira posição de escolhas de sites para compras online. Segundo o estudo, as marcas e os fabricantes estão muito atentos ao fenómeno das vendas de ocasião e começam a ponderar a integração de ofertas deste tipo nos seus sites, conscientes de que este mercado atrai cada vez mais consumidores.
Outro tipo de site analisado pelo estudo foi o de compras em grupo e/ou de vendas privadas. Nesta análise específica, o Observador Cetelem encontrou grandes disparidades entre os países do Norte (Alemanha, Reino Unido, França), mais renitentes à utilização destes sites (não chega a 10% na maioria dos itens), e os países do Sul, com a Espanha à cabeça e onde se inclui Portugal – Espanha a chegar aos 31% no item da decoração e mobiliário e Portugal aos 13% neste e nos eletrodomésticos e artigos de bricolagem/jardinagem –, que se manifestaram particularmente adeptos da compra dita inteligente. Os sites de compra em grupo beneficiam de preços atrativos, com a condição de constituir um grupo bastante consistente. Por seu lado, os sites de vendas privadas oferecem claramente uma promessa de preço e uma determinada forma de exclusividade, em termos de valorização do cliente (fazer parte de um clube reduzido de associados) e de oferta de produto (quantidade muitas vezes limitada).
Ficha técnica
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. Os inquéritos foram realizados em entre 17 de outubro e 5 de novembro de 2013 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido por TNS Sofres.