Viagens e lazer lideram intenções de compra
Não só em Portugal, mas também em toda a Europa, o item “viagens e lazer” é o projecto de despesas número 1

Rita Gonçalves
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Não só em Portugal, mas também em toda a Europa, o item “viagens e lazer” é o mais citado como projecto de despesas número 1.
Em Portugal, tal como na Europa, a tendência aumenta em relação ao ano anterior (passa de 27% para 32%; média europeia passou de 46% para 49%). Esta análise das tendências de compra para os próximos meses na Europa é realizada anualmente pelo Cetelem.
Se as “Viagens e lazer” se mantêm no topo das intenções de despesas, a compra “equipamentos domésticos” continua a assegurar o segundo lugar deste ranking.
À semelhança do líder, também este item subiu em Portugal e na Europa (23% em 2013, 27% em 2014; média europeia: 36% em 2013, 39% em 2014). O universo da habitação é o centro de todas as atenções ao apresentar ainda os ”Trabalhos de remodelação e renovação“ na terceira posição (24% em Portugal e 38% na Europa).
As intenções de compra de smartphones e de tablets encontram-se também bem encaminhadas. Aumentam em todos os países para os smartphones, com excepção do Reino Unido, onde revelam um recuo de três pontos em relação ao ano anterior (2013: 16%; 2014: 19%).
As intenções apresentam-se igualmente em alta para os tablets em onze dos doze países (média europeia: 17% em 2013 e 22% em 2014). Apenas os portugueses fazem recuar um ponto este item de despesas, em relação às intenções declaradas na edição anterior (2013: 16%; 2014: 15%).
Segundo o estudo, “a compra do último grito da tecnologia permite ao consumidor saciar a sua necessidade de consumo num ambiente económico ainda restringido”.