Portugueses que utilizam cartão de crédito no Natal esperam gastar até €262
Apesar de as intenções de gastos com cartão de crédito entre os portugueses estarem a aumentar, há menos consumidores a utilizar o cartão de crédito

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As intenções de gastos com cartão de crédito para compras de Natal aumentam em 2013, quando comparadas com anos anteriores. Em 2011, os portugueses pretendiam gastar 260 euros, valor que baixou para 251 euros em 2012. Atingiu-se agora o valor mais elevado em três anos: os portugueses estimam gastar, em média, 262 euros do cartão de crédito neste Natal, segundo um estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compras de Natal”.
“Note-se também que 2% dos inquiridos estimam gastar acima dos 1.000 euros, intenção que até aqui nunca tinha sido verificada neste estudo”.
Apesar de as intenções de gastos com cartão de crédito entre os portugueses estarem a aumentar, há menos consumidores a utilizar o cartão de crédito. Este Natal, só 13% dos inquiridos admitem ter intenções de recorrer ao cartão de crédito para pagar as despesas da época. Este valor compara negativamente com o ano passado, quando foi 24% e 2011 com 18%.
São os mais jovens que menos possuem cartão de crédito e que também menos o querem utilizar no Natal. 97% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos não o possuem e apenas 3% diz que pretende usar este meio para pagar as despesas natalícias. Só a faixa etária dos 55 aos 65 anos apresenta números semelhantes. Destes, 93% não possui cartão de crédito e só 4% o vão usar este Natal. A faixa etária com maior utilização de cartão de crédito é a que se encontra entre os 35 e os 44 anos: “apenas” 61% não o possuem e 23% espera utilizá-lo no Natal.
Por sua vez, são as classes mais altas que revelam maiores intenções de utilização deste meio de pagamento. Todavia, na classe AB/C1, ainda são 71% os que não possuem cartão de crédito e apenas 17% o vão utilizar neste Natal. Apesar disso, em comparação com a classe mais baixa (C2/D), o estudo conclui que os números são inferiores. 97% dos sujeitos que pertencem a estas classes sócio-económicas não possuem cartão de crédito, sendo que nenhum tenciona utilizá-lo neste Natal.
Os portuenses são os que mais possuem cartão de crédito. 31% têm-no e 14% vai utilizá-lo nas compras de Natal. Já os lisboetas apresentam um rácio mais diminuído: 79% não têm cartão de crédito, mas por outro lado há um maior número de indivíduos a usá-lo (16%).
Ficha Técnica
Estudo realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.