Carrefour: “A classe média na Europa está a desaparecer”
“A classe média na Europa está a desaparecer”. A frase é de Georges Plassat, CEO do grupo francês Carrefour

Rita Gonçalves
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo
Danone e Fundação Portuguesa de Cardiologia renovam compromisso pela saúde cardiovascular
Head Value adquire 51% da M2Bewear e aposta na internacionalização da Sanjo
“A classe média na Europa está a desaparecer”. A frase é de Georges Plassat, CEO do grupo francês Carrefour.
“As empresas participaram no desaparecimento das classes médias na Europa. As classes médias desgastaram-se em proveito da produtividade empresarial. Quisemos ganhar muito à custa de baixar os salários, mas o que conseguimos fazer foi eliminar uma parte dos nossos consumidores”, disse Georges Plassat, citado pela inforRetail, por ocasião do Congresso da Grande Distribuição em Espanha.
O CEO do maior retalhista europeu também criticou os preços praticados pela sector da distribuição actualmente. “O baixo preço tem de alcançar um limite”, disse, criticando as políticas ‘low-cost’. “Não se pode continuar a cortar nos preços porque isso vai contra o crescimento do emprego”.
O ‘low-cost’ é um modelo de negocio que supõe uma perda de controlo sobre o produto por parte dos próprios distribuidores e prova disso é o recente escândalo da carne de cavalo vendida por vaca na Europa, defende o presidente do Carrefour.