Indústria da moda está a repensar cadeia de abastecimento
Os retalhistas e fabricantes do sector da moda precisam de uma cadeia de abastecimento tão sofisticada quanto os seus clientes, com necessidades de procura imprevisíveis, revela um relatório do lharrington group
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Rita Gonçalves
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Os retalhistas e fabricantes do sector da moda precisam de uma cadeia de abastecimento tão sofisticada quanto os seus clientes, com necessidades de procura imprevisíveis, 24 horas por dia, 7 dias por semana, revela o relatório “Fashion Unleashed: supply chain innovation is everything”, de Lisa Harrington, Presidente do lharrington group LLC, preparado em colaboração com a DHL.
O relatório centra-se na premissa de que retalhistas e fabricantes do sector da moda estão a reequacionar as suas cadeias de abastecimento, em resposta à rápida e constante mudança dos hábitos de compras dos consumidores, muitas vezes imprevisíveis. Essas mudanças estão a ser impulsionadas pela Internet, pelas comunicações móveis e pelo crescente poder de compra, que tornaram a volatilidade e a complexidade a regra, em vez da excepção, neste sector competitivo.
Canais de vendas fragmentados, procura de serviços escalados, ciclo de vida dos produtos mais curto, o aumento da pressão sobre os custos e as margens, são factores que criaram grandes desafios à produção. Somando a isto as alterações demográficas, o rápido crescimento dos mercados emergentes e a ascensão da classe média global, obtém-se assim a definição de incerteza.
“Tendo em vista a implementação da adequada rapidez, flexibilidade, tempo de resposta e controlo, o relatório fornece directrizes que ajudam a compreender esta nova orientação mundial, onde a Internet fez subir os riscos de forma exponencial. A concorrência chega agora a partir de qualquer parte do mundo e sem ter regras de tempo ou de espaço. As empresas do sector da moda deverão ser capazes de enfrentar estas tendências – ou arriscar as consequências. Num sector onde os requisitos diferem em cada segmento, canal e produto, não é uma tarefa fácil”
Com base nesta premissa, o relatório explica “como fornecer serviços a mercados de todo o mundo com uma cadeia de abastecimento ágil para permitir reagir rapidamente a qualquer mudança repentina ou inesperada, suficientemente flexível para a personalização de produtos e tão eficiente que permita proteger as margens”.
Faça AQUI o download do relatório