Conservas de peixe facturam mais 12%
As marcas da distribuição são líderes de mercado, com uma quota de 55%, na categoria de conservas de peixe
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Rita Gonçalves
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As vendas de conservas de peixe alcançaram 140 milhões de euros no retalho alimentar em Portugal no ano móvel que terminou em Agosto 2013, mais 12% face ao período homólogo, segundo uma análise da Consultora AC Nielsen.
Em volume, pelo contrário, as vendas caíram 4% para 143 milhões de unidades.
As marcas da distribuição são líderes de mercado, com uma quota de 55%, cifra que cresceu 13% no período analisado pela consultora. A quota de mercado das marcas de fabricante também cresceu (+9%) para 45%.
A Bom Petisco é a marca de fabricante líder da categoria. No TOP 5, seguem-se Ramirez, Pitéu, Vasco da Gama e Tenório.
Um total de 66% das vendas da categoria – a sua grande maioria atum em conserva – são feitas em supermercados, 15% em hipers e 9% no comércio tradicional. A esmagadora maioria dos lares em Portugal comprou conservas de peixe no último ano. Em média, os portugueses compraram dez vezes e despenderam 3,08 euros por visita.