Regresso às aulas: onde vão comprar os portugueses?
Os portugueses dão preferência às livrarias e aos supermercados na hora de adquirir o material escolar
Rita Gonçalves
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Uma esmagadora maioria dos consumidores portugueses opta por fazer as compras de Regresso às Aulas em papelarias (91%) e hiper/supermercados (75%), revela um estudo recente do Observador Cetelem.
Apenas 12% dos consumidores afirma que o pretende fazer através da Internet. Um número residual de inquiridos (5%) mostra ainda intenções de comprar por catálogo ou venda directa.
Comparativamente anos anteriores, o estudo mostra que as intenções de compra através da Internet estão a subir (2011: 7%; 2012: 8% e 2013: 12%).
A compra pela Internet verifica-se com maior incidência entre os inquiridos que ainda estão a estudar – os 16% do ano transacto passaram a 30% no presente. No entanto, a maioria destes inquiridos continuam a dar preferência às papelarias e hiper/supermercados (89% e 68%, respectivamente).
E quando é que é feita a compra do material escolar? O Observador Cetelem também colocou esta questão aos consumidores portugueses e, à semelhança de anos anteriores, as intenções estão divididas: 44% espera fazê-lo num único momento e 54% conta comprar o material escolar ao longo do ano. No que diz respeito aos inquiridos que estudam, os comportamentos são diferentes. Uma grande maioria (75%) prefere fazer as compras em momentos diferentes e poucos (25%) optam por fazê-lo apenas num único momento.
FICHA TÉCNICA
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.