Portugueses preparam-se para futuro do comércio
A venda de smartphones cresceu 73,9% no primeiro semestre do ano. Os portugueses estão a preparar-se para o futuro do comércio, acredita a APED

Rita Gonçalves
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A venda de smartphones cresceu 73,9% no primeiro semestre do ano, face os primeiros seis meses de 2012, segundo o Barómetro da Distribuição.
“É um sinal das tendências de consumo do futuro”, sublinha Ana Trigo Morais, directora-geral da APED, acrescentando que o consumidor português está a preparar-se para as novas formas de consumir.
“O consumidor está a equipar-se para as alterações de consumo que se avizinham, onde o comércio online tem um papel cada vez mais importante. É uma tendência há muito discutida, agora a ganhar relevância”, reforçada agora com os mais recentes números do sector.
“A tendência está a acontecer. O consumidor omnicanal. As propostas chegam aos consumidores através de diversas plataformas. E uma vez que o consumidor já está equipado, o sector está em condições de dar um salto”.
O mercado das telecomunicações como um todo, em contra-ciclo com o sector não alimentar que perde 6,1% das vendas no primeiro semestre, soma e segue com uma subida de 28,9%. Mas, as telecomunicações são a única boa notícia num sector em depressão, onde todas as categorias perdem vendas. Os bens de consumo retraem 5,5%, o entretenimento e papelaria perde 11,9%, o vestuário 11,3% e os combustíveis de marca branca 3,9%.