Supermercados dominam vendas de fruta e legumes
A maioria dos portugueses compra fruta e os legumes nos super e hipermercados

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os portugueses preferem a fruta e os legumes nacionais.
Consideram os produtos de origem portuguesa melhores – mais saborosos, frescos, saudáveis e seguros – ainda que sejam mais caros. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pelo agrupamento de produtores FNOP.
No momento da compra, 80% das vezes em grandes superfícies, os factores que contam são: preço, cor, país de origem e aparência do produto. A actual conjuntura económica também alterou os comportamentos dos portugueses: compram menos quantidade de cada vez, mas mais vezes por semana.
Critérios de escolha – Tanto nas frutas como nos vegetais o “preço” é um critério de escolha importante para a maioria dos portugueses. No entanto, para muitos, o preço não é o principal critério. No caso da fruta é o 4º critério em termos de importância, sendo o critério “país de origem” o mais frequentemente mencionado como o mais importante.
Origem dos produtos – Os inquiridos tendem a comprar produtos portugueses ainda que estes sejam mais caros e grande parte tem em atenção o local de produção no momento da compra; 80% dos inquiridos prefere comprar fruta portuguesa independentemente do preço.
Frequência de aquisição – A maioria dos inquiridos afirma ser um consumidor frequente, uma vez que adquire estes produtos pelo menos uma vez por semana (88%).
No que se refere à compra de vegetais congelados e embalados e, em concreto em relação à batata, a frequência de aquisição é menor, comprando a maioria menos de uma vez por semana.
Quantidades adquiridas – A maioria dos portugueses são “grandes” compradores de fruta, comprando mais de 2kg por semana e 8% mais de 5kg. A compra de vegetais e legumes frescos é mais reduzida, ou seja, a grande maioria dos respondentes compra menos de 2 kg por semana.
Local de aquisição – A maioria dos compradores afirma comprar em hiper e supermercados. Em todas as categorias de produto estudados cerca de ¾ dos compradores afirma comprar nestes estabelecimentos, embora os pontos de venda tradicionais (mercearias, frutarias, praças e mercados) também sejam referidos por uma parte considerável dos compradores.
Ficha Técnica
O estudo sobre “Comportamentos de compra de frutas e hortícolas em Portugal”, tem por base um inquérito online, executado pela Agriciência. A recolha de informação decorreu entre 22 de Outubro de 2012 e 23 de Janeiro de 2013.