Supermercados dominam vendas de fruta e legumes
A maioria dos portugueses compra fruta e os legumes nos super e hipermercados
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Os portugueses preferem a fruta e os legumes nacionais.
Consideram os produtos de origem portuguesa melhores – mais saborosos, frescos, saudáveis e seguros – ainda que sejam mais caros. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pelo agrupamento de produtores FNOP.
No momento da compra, 80% das vezes em grandes superfícies, os factores que contam são: preço, cor, país de origem e aparência do produto. A actual conjuntura económica também alterou os comportamentos dos portugueses: compram menos quantidade de cada vez, mas mais vezes por semana.
Critérios de escolha – Tanto nas frutas como nos vegetais o “preço” é um critério de escolha importante para a maioria dos portugueses. No entanto, para muitos, o preço não é o principal critério. No caso da fruta é o 4º critério em termos de importância, sendo o critério “país de origem” o mais frequentemente mencionado como o mais importante.
Origem dos produtos – Os inquiridos tendem a comprar produtos portugueses ainda que estes sejam mais caros e grande parte tem em atenção o local de produção no momento da compra; 80% dos inquiridos prefere comprar fruta portuguesa independentemente do preço.
Frequência de aquisição – A maioria dos inquiridos afirma ser um consumidor frequente, uma vez que adquire estes produtos pelo menos uma vez por semana (88%).
No que se refere à compra de vegetais congelados e embalados e, em concreto em relação à batata, a frequência de aquisição é menor, comprando a maioria menos de uma vez por semana.
Quantidades adquiridas – A maioria dos portugueses são “grandes” compradores de fruta, comprando mais de 2kg por semana e 8% mais de 5kg. A compra de vegetais e legumes frescos é mais reduzida, ou seja, a grande maioria dos respondentes compra menos de 2 kg por semana.
Local de aquisição – A maioria dos compradores afirma comprar em hiper e supermercados. Em todas as categorias de produto estudados cerca de ¾ dos compradores afirma comprar nestes estabelecimentos, embora os pontos de venda tradicionais (mercearias, frutarias, praças e mercados) também sejam referidos por uma parte considerável dos compradores.
Ficha Técnica
O estudo sobre “Comportamentos de compra de frutas e hortícolas em Portugal”, tem por base um inquérito online, executado pela Agriciência. A recolha de informação decorreu entre 22 de Outubro de 2012 e 23 de Janeiro de 2013.