Estratégias para fidelizar o consumidor no ponto de venda
Fazer com que o consumidor se sinta no controlo do processo de compra é uma das regras de ouro
Rita Gonçalves
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
Para comprometer o consumidor com o ponto de venda “é preciso fazer com que o comprador se sinta no controlo do processo de compra”, sublinha Sílvia Faria, docente do IPAM – The Marketing Scool Porto e coordenadora do estudo “Consumer behavior in Retail: online and offline – what is the future?”.
“Os consumidores são actualmente cada vez mais racionais, desejam a melhor experiência de compra e a melhor relação qualidade-preço, disponibilizando-se para reunir informação de várias fontes, fazer levantamento e comparação de preços e promoções”.
Sílvia Faria está a referir-se à evolução do próprio marketing. “Passar da oferta de produtos ou serviços que satisfazem ou surpreendem o consumidor para algo que crie emoções, focado em dar experiências de consumo”.
Actualmente, “os consumidores têm, efectivamente, menos poder de compra, no caso da realidade portuguesa, estão a envelhecer gradativamente e, como tal, necessitam de soluções adaptadas, lojas fáceis de encontrar, próximas do seu local de residência ou até no seu próprio computador, informação correcta e clara sobre produtos (stocks, preços e promoções) para verem reduzido o risco e esforço associado à compra de bens e serviços… risco esse que também é associado à compra de produtos mass market”, aconselha Sílvia Faria.