Estratégias para fidelizar o consumidor no ponto de venda
Fazer com que o consumidor se sinta no controlo do processo de compra é uma das regras de ouro
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Rita Gonçalves
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Para comprometer o consumidor com o ponto de venda “é preciso fazer com que o comprador se sinta no controlo do processo de compra”, sublinha Sílvia Faria, docente do IPAM – The Marketing Scool Porto e coordenadora do estudo “Consumer behavior in Retail: online and offline – what is the future?”.
“Os consumidores são actualmente cada vez mais racionais, desejam a melhor experiência de compra e a melhor relação qualidade-preço, disponibilizando-se para reunir informação de várias fontes, fazer levantamento e comparação de preços e promoções”.
Sílvia Faria está a referir-se à evolução do próprio marketing. “Passar da oferta de produtos ou serviços que satisfazem ou surpreendem o consumidor para algo que crie emoções, focado em dar experiências de consumo”.
Actualmente, “os consumidores têm, efectivamente, menos poder de compra, no caso da realidade portuguesa, estão a envelhecer gradativamente e, como tal, necessitam de soluções adaptadas, lojas fáceis de encontrar, próximas do seu local de residência ou até no seu próprio computador, informação correcta e clara sobre produtos (stocks, preços e promoções) para verem reduzido o risco e esforço associado à compra de bens e serviços… risco esse que também é associado à compra de produtos mass market”, aconselha Sílvia Faria.