PC, Tablet e TV: Portugueses compram mais em 2012
Os portugueses reduziram o consumo de electrodomésticos em 2012, mas compraram mais televisões, computadores e tablets
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Rita Gonçalves
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Os portugueses reduziram o consumo de electrodomésticos em 2012, mas compraram mais televisões, computadores e tablets, segundo o número de equipamentos colocados nas lojas, listados pela associação para o registo destes produtos.
Em 2012, o sector perdeu 11,5% das vendas em volume, disse à Lusa o director executivo da Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (ANREE), Rui Cabral. No ano passado, no entanto, o sector registou uma quebra de 15%.
Quanto à perspectiva para 2013, Rui Cabral acredita que os números deverão aproximar-se dos de 2012.
Nas televisões, com o processo de passagem para a televisão terrestre praticamente concluído, “não deverá haver grande crescimento”, nos labtops e tablets “a tendência é de crescimento e não vislumbro qualquer novo equipamento a fazer uma grande diferença”, defendeu.
O mercado ajustou-se à realidade de crise e, no ano passado, “quase todas as 10 categorias destes equipamentos baixaram as quantidades, mas alguns produtos aumentaram relativamente a 2011, como é o caso das televisões, tablets e PC [computadores pessoais] portáteis”.
Nos tablets a subida foi de 22,8%. Nos televisores, 58% mais. Ao contrário, os pequenos electrodomésticos são responsáveis pelas maiores quebras, com um decréscimo superior a 20%, enquanto nas ferramentas eléctricas a quebra foi de quase 30%, segundo os números da ANREE.
Com Lusa