Consumidores aumentam frequência de compra pelas promoções
Portugueses gastam menos de cada vez que vão às compras embora aumentem número de vezes que o fazem. Esta é a estratégia para aproveitar as promoções, segundo um estudo da Levelsource
Rita Gonçalves
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Fim-de-semana e finais de mês são o período escolhido pela grande maioria dos portugueses para fazer as compras, segundo um estudo de mercado levado a cabo pela Levelsource, entre Fevereiro e Março deste ano.
A maioria dos inquiridos (66%) inclui “maioritariamente” no “carrinho de compras” produtos de Marca de Distribuição (MdD) e, por sua vez, 27% dos inquiridos refere que compra maioritariamente produtos de Marca de Fornecedor (MdF) e para 7% dos inquiridos é indiferente.
A racionalização de gastos é, cada vez mais, uma evidente preocupação. Assim, os consumidores portugueses gastam menos de cada vez que vão às compras embora aumentem número de vezes que o fazem. Esta é a estratégia empregue para aproveitar as diferentes promoções disponíveis no mercado, sublinha o estudo.
“Com os temas da austeridade e da diminuição do poder de compra a marcarem profundamente a actualidade e numa altura em que pelo segundo ano consecutivo assistimos ao ajustamento real do padrão de compra dos portugueses”, o estudo revela “uma preocupação dos portugueses em racionalizar/optimizar os gastos das famílias, focando as compras no preço e criando um “novo” comportamento – aumentam o número de actos de compra como forma de aproveitarem as diversas campanhas promocionais. Verifica-se ainda um ‘novo’ cesto de compras, com a inclusão de mais produtos Marca de Distribuição”, revela António Mendes, director-geral da Levelsource.
Principais conclusões:
Um sentimento generalizado da necessidade de racionalizar os gastos familiares (86% dos inquiridos).
Os inquiridos referem que aumentaram em número os seus “actos/momentos de compra” face ao ano anterior (72% dos inquiridos afirmam que se deslocam mais vezes ao mês), mas existe uma redução do número de artigos comprados por “actos/momentos de compra” (66% dos inquiridos).
A compra online é considerada como “excelente forma de poupança” face à compra presencial na loja (para 71% dos inquiridos), porque “na loja acabamos sempre por trazer algo fora da lista de compras, um artigo que vemos e que compramos”, isto é “olhos que não veem bolso que não sente”. Contudo, a maioria dos inquiridos prefere as compras presenciais (78%), às online (20%) e para os restantes é indiferente.
Os “dias de compra” preferidos são, os fins-de-semana com (68%), e no período final de cada mês (80%).
Nos seus “actos/momentos de compra”, dos quatro critérios considerados o que os consumidores mais valorizam são o “Preço” (50%), a “Qualidade” (29%), a “Marca” 19% e a “Origem” aquele que menos valorizam (2%).
A maioria dos inquiridos (66%), incluem maioritariamente no seu “carrinho de compras” produtos de Marca de Distribuição (MdD) e, por sua vez, apenas 27% dos inquiridos refere que compra maioritariamente produtos de Marca de Fornecedor (MdF) e para 7% dos inquiridos é indiferente.
Ao nível das MdD, os inquiridos revelam que o que mais procuram são produtos de Mercearia (80%). E ao nível das MdF são os produtos de Higiene (86%).
Ficha Técnica
A Levelsource realizou 1.171 entrevistas válidas, para todos os distritos de Portugal Continental, garantindo um nível de confiança de 95% e um erro amostral de 3%. Os lares inquiridos foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma base de dados de números de telefone. O estudo realizou-se entre 04/02/2013 e 15/03/2013.