ISCTE retrata 4 gerações de consumidores
Uns sentem-se donos das marcas. Outros são adeptos das redes sociais e partilham conteúdos com os seus pares. Outros ainda valorizam a mobilidade acima de tudo. Conheça o perfil de 4 gerações de consumidores

Rita Gonçalves
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Retrato de quatro gerações de consumidores, traçado pelo laboratório de marketing (Marketing Future Cast Lab) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
1. Geração Why
Sentem-se donos das marcas, dizem o que estas devem fazer, depois escrutinam o seu comportamento e reclamam perante um mau serviço. É a Geração Why. Está retratada entre os miúdos e graúdos que se fizeram ouvir na manifestação contra a “Troika”, que encheu as ruas de Lisboa e muitas outras cidades do País no ano passado. Estes consumidores não se acomodam e questionam-se permanentemente
2. Geração C
Atentos a causas, criam e partilham com os seus pares conteúdos sobre as marcas nas redes sociais e recomendam produtos. Sempre em contacto, estes consumidores são hedonistas, aproveitam as actividades ao ar livre, e são imprevisíveis: tanto adquirem a marca do distribuidor, como um produto Premium para uma ocasião especial. É a geração que produz conteúdos, é co-criadora e comunicativa, e está sempre conectada à Internet.
3. Geração Tecnológica
Esta geração faz da Internet a sua casa. A mobilidade é a sua principal característica: compra, avalia, pesquisa e procura alternativas em qualquer hora e em qualquer lugar
São os nativos digitais. Têm smartphones, tablets e PC. Desde pequenos têm acesso à tecnologia e ensinam pais e avós a dar os primeiros passos no Mundo da Internet.
A compra é também cada vez mais tecnológica: 12% dos americanos dizem comparar, dentro das lojas, propostas e alternativas concorrenciais na Internet antes de decidir a compra.
4. Geração Solidária
Atenta a valores que respondem aos principais desafios da sociedade, esta geração encontra no voluntariado uma forma de contribuir para o futuro do País, como é exemplo o Banco Alimentar Contra a Fome.