Sector assina declaração de príncipios sobre políticas anti-álcool
Associações rejeitam medidas legislativas que, sem evidência científica, possam pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sector

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
No âmbito da 3ª Conferência do Vinho Com Moderação, o Sector do Vinho assinou uma Declaração de Princípios contra as políticas anti-álcool.
Decorreu na passada sexta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto, a 3ª Conferência do Vinho Com Moderação, subordinada ao tema “Wine In Moderation – Um Compromisso com a cultura de Moderação”.
No final, diversas organizações representativas do sector vitivinícola nacional assinaram uma Declaração de Princípios contra as medidas anti-álcool que têm sido sugeridas por várias entidades e que poderão “prejudicar gravemente o sector e a cultura do vinho em Portugal”.
ACIBEV, AEVP, ANDOVI, CAP e FENADEGAS realçaram a importância da “produção de vinho para a manutenção das comunidades rurais e ordenamento do território, a criação de emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental. Rejeitam assim medidas legislativas que, sem evidência científica, possam pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sector”.
Lembraram ainda que o vinho é “parte integrante da vida e cultura europeias e é apreciado por milhões de pessoas na Europa e no mundo. Para a esmagadora maioria dos consumidores, os produtos vitivinícolas representam uma bebida agradável para ser desfrutada com moderação e apenas uma minoria abusa dos produtos alcoólicos de forma prejudicial para si própria e para aqueles que os rodeiam. Assim, o sector não apoia qualquer medida legislativa que ataque o consumo de álcool per si e não os comportamentos de consumo de risco”.
Leia AQUI a Declaração de Princípios