Portugueses planeiam comprar mais nos supers neste Natal
As Lojas do Chinês também estão a ganhar terreno no ranking das lojas preferidas no Natal

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
74% dos consumidores portugueses afirma que prefere fazer as compras de Natal em lojas de Centros Comerciais.
No entanto, existe uma subida nas intenções de compra dos presentes de Natal nos Hipers e Supermercados (66%, mais 8% em relação a 2011) e nas Lojas do Chinês (17%, mais 5% do que em 2011).
Estes dados foram revelados por um inquérito realizado pelo Observador Cetelem, que mostra ainda que a maioria dos portugueses faz as compras natalícias até duas semanas antes (43%).
No inquérito do Observador Cetelem verifica-se ainda, que as intenções de compra em Centros Comerciais vão diminuindo com a idade. “Enquanto 88% dos jovens entre os 18 e os 34 anos indica que estes são os seus espaços de eleição para as compras nesta altura do ano, apenas 44% dos inquiridos, entre os 55 e os 65 anos o refere, e uma parte significativa desta faixa etária (50%) menciona que costuma recorrer ao Comércio Tradicional”.
No Comércio Tradicional encontra-se uma tendência inversa ao que acontece com as compras nos Centros Comerciais: as intenções de compra nestes espaços tendem a aumentar com a idade – 39% entre os indivíduos dos 18 aos 24 anos e 50% na faixa etária dos 55 aos 65 anos.
Na análise do Observador Cetelem destaca-se ainda o caso especifico dos inquiridos do Sul do País que colocam as Lojas do Chinês no terceiro lugar da tabela das preferências de locais para as compras de Natal.
23% afirma que prefere este tipo de comércio ao Comércio Tradicional (apenas referido por 9% dos inquiridos). Os habitantes da região de Lisboa preferem maioritariamente as Lojas de Centros Comerciais – 85% contra uma média nacional de 74%.
Relativamente ao tempo de antecedência com que os consumidores portugueses fazem as compras de Natal, 39% revela que o faz até um mês antes, 29% fá-lo até duas semanas antes e 14% apenas com uma semana de antecedência. A análise por regiões mostra que os habitantes do Centro do País são os que têm maiores preocupações em fazer as compras atempadamente: 50% tenta fazê-lo com um mês de antecedência.
Ficha Técnica
Todos estes dados fazem parte do estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Consumidores Portugueses para o Natal 2012”, realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 1 a 3 de Outubro de 2012. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.