Mobile no centro do consumo em 2020
Um inquérito a 300 retalhistas europeus revela como os comerciantes vêem o futuro do sector

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Em 2020, o principal canal de comunicação entre retalhistas e clientes será o telemóvel, conclui um estudo patrocinado pela MasterCard e elaborado pela Economist Intelligence Unit feito a partir de entrevistas a 300 retalhistas europeus.
O comércio com telemóveis vai reinar em 2020, estima o estudo. “Seja mediante o uso de tecnologias NFC (near-field communications) ou através das capacidades de posicionamento geográfico para oferecer descontos personalizados, o mobile estará na primeira linha das lojas do futuro”.
Actualmente, os telemóveis são usados por 32% dos retalhistas para comunicarem com os clientes.
43% dos entrevistados sugere que em 2020 o telemóvel será o canal mais importante, ultrapassando as lojas, os computadores pessoais, os call centres e o direct mail”.
“O futuro é omnicanal: enquanto o investimento a curto prazo se concentra em melhorar as ofertas de e-commerce e m-commerce, os retalhistas têm como objectivo revolucionar os serviços dentro das lojas físicas, oferecendo um serviço integrado em todos os canais”.
Um total de 41% dos retalhistas consideram implementar pontos de venda para telemóveis dentro das lojas até 2020, enquanto 33% vai oferecer pontos de self-service e 35% irá usar tecnologias relacionadas com a localização para conseguir novas vendas.
Hany Fam, responsável da MasterCard, afirma que os retalhistas vivem tempos entusiasmantes. “As inovações tecnológicas estão a transformar o sector, permitindo aos retalhistas expandir a sua quota de mercado além do seu quintal e para além das fronteiras. Existe uma enorme pressão sobre a indústria para acompanhar o ritmo do consumidor, no entanto, e com a velocidade de mudança tecnológica, isto pode ser difícil. Agora, mais do que nunca, agarrar a experiência do consumidor é crucial, e os retalhistas precisam de oferecer um serviço integrado ao consumidor, desde o primeiro contacto ao pagamento. Mais do que isso, os retalhistas precisam de compreender os seus clientes e o histórico de compras, para que possam personalizar o serviço e comunicar com o cliente de uma maneira simples e relevante, seja qual for o canal que escolherem”.