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Ponto de Venda

SAP inaugura investimento de 17 milhões em Portugal

A SAPinaugurou o “Centro Internacional de Serviços Tecnológicos” que vai dedicar-se à exportação de serviços inovadores de consultoria

Rita Gonçalves
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SAP inaugura investimento de 17 milhões em Portugal

A SAPinaugurou o “Centro Internacional de Serviços Tecnológicos” que vai dedicar-se à exportação de serviços inovadores de consultoria

Rita Gonçalves
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A SAP, multinacional alemã especialista em software empresarial, inaugurou o “Centro Internacional de Serviços Tecnológicos” que vai dedicar-se à exportação de serviços inovadores de consultoria, de grande valor acrescentado para os clientes da SAP na Europa, Médio Oriente e África.

 

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O novo Centro de Serviços da SAP em Portugal terá até ao final deste ano 100 novos profissionais, maioritariamente jovens recém-licenciados ou em início de carreira. Esta estrutura que representa um forte investimento de 17 milhões de euros a três anos deverá contar com uma equipa de 300 consultores até ao final de 2014.

“O investimento da SAP em Portugal está inserido na estratégia global de crescimento da SAP e resulta do reconhecimento do potencial do nosso país para a instalação de centros desta natureza”, afirma Paulo Carvalho, director-geral da SAP Portugal. “Serão entregues, a partir de Portugal, serviços de implementação de soluções SAP, de forma inovadora e em áreas críticas para o crescimento do negócio dos clientes, nos próximos anos”.

A SAP vai fazer um forte investimento na qualificação de quadros para a prestação de serviços e implementação de projectos em novas áreas tecnológicas, como a mobilidade empresarial, a informação analítica de negócio, cloud computing, computação “in-memory” (tecnologia que torna as aplicações ainda mais rápidas).

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Marc Vicente é o novo CEO da InPost em Portugal e Espanha

A InPost anuncia ainda os novos desenvolvimentos no seu negócio europeu com a chegada aos Países Baixos.

A InPost, empresa de tecnologia especializada em entregas não domiciliárias, nomeou Marc Vicente como novo CEO da InPost Iberia, que abrange as subsidiárias em Portugal e Espanha. Marc Vicente substituirá Nicola D’Elia, que se tornará CEO da InPost em Itália e também nos Países Baixos, onde as operações de entrega não domiciliária passarão a fazer parte da marca.

“Estou orgulhoso por me juntar à InPost num momento tão crucial para as entregas não domiciliárias no setor da logística. A nossa indústria está a passar por uma transformação significativa, impulsionada pela digitalização, automação e exigências crescentes de sustentabilidade. O meu principal objetivo é conduzir a nossa empresa em direção a um futuro mais eficiente e resiliente, aproveitando as mais recentes inovações tecnológicas para otimizar as nossas operações e melhorar a experiência dos nossos clientes, sempre no centro da nossa estratégia”, informou Marc Vicente.

O novo CEO da InPost Iberia tem mais de 20 anos de experiência no domínio digital e tecnológico, tendo desenvolvido a sua carreira no setor retail & marketplace, entre outros. “É especialista em escalar empresas, acelerar o seu crescimento e liderar a transformação digital, com um foco particular na logística e fullfilment das empresas de comércio eletrónico que geriu”, informa a InPost.

Foi também COO da cdiscount.com, um dos maiores retalhistas em França. Na sua última função, de 2021 até ao final de 2024, liderou o digital e os dados do grupo Kingfisher PLC, com sede em Londres e operações em vários mercados europeus.

Licenciado em Turismo e com um mestrado em Business Intelligence Marc Vicente, complementa a sua carreira como conselheiro, mentor e investidor em startups, colaborando com vários fundos de investimento.

A InPost opera atualmente em nove países europeus: Reino Unido, França, Polónia, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos – país onde a marca InPost será rebatizada, tal como já aconteceu noutros mercados, incluindo Espanha e Portugal.

Solução tecnológica para entregas de comércio eletrónico, a empresa foi por Rafał Brzoska. O primeiro locker apareceu em Cracóvia em 2009 e, atualmente, a rede InPost gere mais de 43 mil lockers e mais de 35 mil ponto pack nos nove países onde atua. A InPost também presta serviços de correio e distribuição a empresas de comércio eletrónico, trabalhando com cerca de 100 mil retalhistas eletrónicos.

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Novas Fatias de Peito de Peru com Cenoura reforçam gama Nobre Cuida-t

Conceito inédito no mercado da charcutaria em Portugal, combina a proteína do peru com as propriedades da cenoura.

A Nobre começa o ano com uma inovação para toda a família, ao apresentar o seu novo Peito de Peru com Cenoura em fatias, da gama Nobre Cuida-t+.

As novas Fatias de Peito de Peru com Cenoura reforçam o portefólio da gama Nobre Cuida-t+. Estas fatias têm um perfil nutricional equilibrado, com uma redução de sal de 50% em comparação com as Fatias de Peito de Peru Extra Nobre, sendo recomendadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, tal como a restante gama. Esta inovação alia os atributos nutricionais da proteína, que promove à manutenção da massa muscular, da fibra, que ajuda a equilibrar a saúde digestiva e também do baixo teor de gordura, que facilita na manutenção de uma dieta mais equilibrada, sublinha a Nobre em comunicado.

“Com este lançamento, reforçamos o nosso compromisso com os nossos consumidores em oferecer opções mais equilibradas, sem abrir mão do sabor, especialmente numa altura em que todos desejamos entrar em 2025 da melhor forma. Esta é uma inovação muito esperada na nossa gama Nobre Cuida-t+, que se destaca de todas as outras por oferecer um toque surpreendente de sabor e cor aos lanches e refeições dos nossos consumidores. Fazer com gosto é Nobre e é com muita satisfação que trazemos esta novidade que irá certamente encantar toda a família”, afirma Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre.

 

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Bebidas

Vinalda distribui vinhos e azeites da Companhia das Lezírias

A Vinalda celebrou uma parceria com a Companhia das Lezírias para a distribuição exclusiva das principais marcas de vinhos e azeites produzidas pela maior exploração agropecuária e florestal do País.

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“Os vinhos da Companhia das Lezírias vêm complementar o portefólio da Vinalda, que já há algum tempo não tinha qualquer produtor na Região dos Vinhos do Tejo”, afirma o administrador Bruno Amaral, salientando que esta parceria assenta no facto de “as marcas da CL serem uma referência histórica na vinificação das castas Fernão Pires e Castelão, contribuindo para o fortalecimento da nossa proposta com forte ambição, uma imagem muito apelativa e uma excelente relação qualidade-preço”.

“O acordo celebrado decorre da estratégia de crescimento da nossa presença no mercado dos vinhos, nas suas várias componentes, tendo escolhido como nossa parceira a Vinalda pela sua reconhecida competência e experiência neste tão disputado setor. Acreditamos que se trata de uma parceria de excelência, assente em equipas profissionais e motivadas, que certamente apresentarão resultados à altura das expetativas”, acrescenta Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da administração da Companhia das Lezírias.

Esta parceria parte da necessidade de aumentar os canais de distribuição e o reconhecimento dos vinhos da Companhia das Lezírias no mercado, acompanhando o aumento de produção e de qualidade.

“A consolidação e o crescimento de uma marca dependem de parcerias estratégicas, que acreditam na qualidade e no valor dos nossos vinhos, dando corpo a uma nova etapa na afirmação da marca ‘Companhia das Lezírias’”, salienta o ex-presidente da CAP.

A história da Companhia das Lezírias (CL) começa em junho de 1836, decorria o reinado de Dª Maria II, mas foi em 1881 que, com a plantação da primeira vinha se iniciou a atividade vitivinícola. Hoje, a empresa pública tem 140ha de vinha e 70ha de olival, numa exploração que ultrapassa os 21.300ha.

Portefólio

Vinhos

Companhia das Lezírias:

  • Séries Singulares (Castelão, Fernão Pires, Moscatel e Colheita Tardia)
  • 1836 (Grande Reserva Branco e Tinto, Espumante Bruto Branco e Rosé)
  • Senhora Companhia (Tinto e Licoroso)

Tyto alba (Branco, Rosé, Tinto, Tinto BIO, Sauvignon Blanc, Touriga Nacional e Merlot)
Herdade de Catapereiro (Branco, Tinto, Escolha Branco e Tinto e Reserva Tinto)
Senhora de Alcamé (Tinto BiB)

Azeite

Companhia das Lezírias Virgem Extra Reserva
Alter Real Virgem Extra

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Cerelac 0% Açúcares recebe selo da Associação Portuguesa de Nutrição

A Cerelac foi distinguida com o selo da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) para a sua gama 0% Açúcares. É a primeira papa infantil a receber este selo.

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A Cerelac, marca da Nestlé especializada em nutrição infantil, conquistou o selo da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) para a sua gama 0% Açúcares, tornando-se a primeira papa infantil a alcançar este reconhecimento.

A atribuição do selo pela APN resulta de uma avaliação baseada em critérios nutricionais que garantem a adequação dos produtos às necessidades dos mais pequenos. A linha Cerelac 0% Açúcares foi lançada em setembro de 2023, com duas variedades – Multicereais e Multicereais & Frutas – e surge como resposta a uma preocupação crescente dos pais: o teor elevado de açúcares nas papas infantis, apontado como uma das razões para o abandono desta categoria.

Segundo a Nestlé, desde o seu lançamento, a gama tem registado um crescimento significativo nas vendas, refletindo a confiança das famílias portuguesas nestas opções mais saudáveis e menos processadas.

Este reconhecimento por parte da APN sublinha a importância de oferecer alternativas inovadoras e alinhadas com as recomendações de nutrição infantil, reforçando a posição da Cerelac como uma marca de referência no mercado, sublinha a Nestlé em comunicado.

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Chocolate português à conquista do mundo

Negócio familiar que começou com um investimento inicial de 35 mil euros, chega agora a quase uma dezena de países depois de, em 2024, iniciaram as exportações para o Brasil, Austrália e Coreia do Sul.

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A fábrica de chocolate da Alma do Cacau, em Oliveira do Hospital, fundada em 2021, produz mais de 100 referências de chocolate, incluindo uma artesanal. Este negócio familiar começou com um investimento inicial de 35 mil euros e chega, hoje, a quase uma dezena de países depois de, em 2024, iniciaram as exportações para o Brasil, Austrália e Coreia do Sul.

“A nossa presença no mercado nacional (53%) e internacional (47%) está muito equiparada”, sublinha Elisa Boin, diretora das marcas Alma do Cacau e Nómada, com presença num total de oito países, entre os quais Espanha, França, Polónia, Canadá e Estados Unidos da América.

Anteriormente conhecida como Chocolate das Beiras, a empresa dedica-se principalmente à produção de chocolate, com vendas que representam a esmagadora maioria (93%) da sua atividade. As marcas Alma do Cacau e Nómada Chocolates são o centro da operação, com a produção centralizada na fábrica de chocolate, que também serve como sede da empresa.

Segundo refere a também responsável de qualidade da empresa, este é um projeto distinto e ainda “pouco comum” na região centro do país: “o Alma do Cacau, sobretudo, é revolucionário, porque ainda temos poucas empresas a explorar o conceito de «bean to bar». É um chocolate bio, vegan, que procura ser o mais natural e saudável possível e segue uma vertente mais holística”.

No total, a fábrica produz 114 referências de chocolate (100 da Nómada e 14 da Alma de Cacau) que podem ser encontrados no Pingo Doce, Continente e Celeiro, além de lojas locais, aeroportos e nos sites das marcas.

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Bebidas

Ecopack Solidário Monchique apoiou a Kastelo com 21.859 euros

A campanha solidária ‘Água por uma Causa’, da Água Monchique, continua e vai agora apoiar a Palhaços d’Opital.

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Lançada em outubro último, a campanha solidária ‘Água por uma Causa’ visa apoiar três instituições de cariz social, o Kastelo, a Palhaços D’Opital e a Acreditar, através da venda do Ecopack Solidário Monchique.

Durante cerca de seis meses, os ecopacks, personalizados com alusões à Kastelo, à Palhaços D’Opital e à Acreditar, chegam sequencialmente ao mercado. Por cada unidade vendida, 0,25 euro revertem para cada uma das instituições.

A primeira instituição visada foi a Kastelo. A campanha rendeu um donativo no valor 21.859,50 euros, que a Água Monchique entregou à direção da instituição. “A todos os consumidores que ajudaram a transformar mais este sonho em realidade, o nosso muito obrigado”, destacou Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique, durante a cerimônia de entrega do donativo.

Entretanto, já está disponível no mercado o novo Ecopack Solidário Monchique,  com alusões à associação Palhaços d’Opital. Por cada unidade vendida, a Água Monchique irá doar uma parte do valor para apoiar a missão desta organização, que leva alegria e bem-estar emocional aos idosos em ambiente hospitalar.

“Esta iniciativa solidária representa a nossa vontade de usar a força da nossa marca para causas que fazem a diferença. Acreditamos que pequenas ações podem ter um grande impacto na comunidade, e com a ajuda de todas as famílias portuguesas, esperamos contribuir significativamente para estas instituições que tanto fazem pela nossa sociedade,” afirma Vítor Hugo Gonçalves.

O Kastelo é a primeira Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos em Portugal e na Península Ibérica. Oferece acolhimento e apoio a crianças e jovens dos 0 aos 18 anos que necessitam de cuidados paliativos, criando um ambiente familiar e acolhedor.

A Palhaços d’Opital é pioneira na Europa a levar alegria e alívio aos mais velhos em ambiente hospitalar. A equipa dos “doutores palhaços” é composta por artistas profissionais que, através do humor, contribuem para a melhoria do bem-estar emocional dos pacientes.

A Acreditar é uma associação que apoia crianças e jovens com cancro, bem como as suas famílias. Oferece suporte emocional, social e material, ajudando a enfrentar os desafios decorrentes do diagnóstico e tratamento da doença.

A campanha ‘Água por uma Causa’ está presente em diversos pontos de venda e plataformas digitais, incentivando as famílias a participar de forma ativa nesta causa solidária.

A Sociedade da Água de Monchique explora a concessão pública da água mineral de Monchique que se distingue pela sua unicidade e pelo seu elevado pH natural de 9,5.  Em 2022 e 2023, renovou a certificação como PME Líder e integrou pela primeira vez o ranking das 1000 Maiores e Melhores PME´s a operar em Portugal. Ainda em 2023 alcançou o estatuto de PME Excelência.

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Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025, os visitantes profissionais da FRUIT LOGISTICA poderão votar nas suas inovações favoritas do ano.

Exportação

Já são conhecidos os dez finalistas dos prémios de inovação da Fruit Logistica 2025

A Fruit Logistica revelou os dez finalistas para os seus  prémios de inovação. Os vencedores serão anunciados durante a edição de 2025, de 5 a 7 de fevereiro em Berlim. 

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Entre quase 70 candidaturas, foram selecionadas cinco inovações para o Fruit Logistica Innovation Award (FLIA) e cinco para o FLIA Technology.

Kai Mangelberger, diretor da feira internacional dedicada ao setor de produtos frescos, destacou a importância da participação dos visitantes profissionais na escolha dos vencedores: “Agora é a vez dos visitantes profissionais. Todos os finalistas estarão presentes na Fruit Logistica 2025, e cada visitante poderá votar na inovação que considerar mais convincente este ano. Posso adiantar que a decisão não será fácil, pois todos os produtos e serviços apresentados são simplesmente excecionais.”.

Orgânico e Sustentável: O Organic Raingrown Avocado, da empresa holandesa Eosta/Nature & More, é o primeiro abacate orgânico disponível durante todo o ano, cultivado sem irrigação artificial, utilizando apenas água da chuva. Esta abordagem oferece uma solução sustentável face à crescente procura dos consumidores e à escassez global de água.
Abacate Orgânico Raingrown, Eosta/Nature & More, Países Baixos, Pavilhão 3.2, Stand B-44

Cadeia de Abastecimento Sustentável: Sob a marca ALDINA, a cadeia de supermercados ALDI SÜD, em parceria com a Frutania, está a comercializar na Alemanha uma única variedade de morango, garantindo aos produtores a compra durante toda a temporada. Este conceito visa impulsionar a produção sustentável de morangos no país, oferecendo benefícios económicos a longo prazo para todos os envolvidos e assegurando aos consumidores um sabor consistente.
ALDINA, Frutania, Alemanha, Pavilhão 27, Stand D-32

Laranja Inovadora: A ONIX, comercializada pela AMFRESH Spain Citrus, é uma laranja de cor vibrante, com casca laranja brilhante e tons de vermelho borgonha. A polpa, rica em antioxidantes e vitaminas, é suculenta e de sabor intenso. Cultivada em Espanha, destaca-se pela sua longa vida útil e destina-se ao segmento premium.
ONIX, AMFRESH Spain Citrus, Espanha, Pavilhão 8.2, Stand A-80

Tangerina Temática: A Halloweena, apresentada pela Genesis Fresh, é uma nova variedade de tangerina com formato de abóbora, fácil de descascar, praticamente sem sementes e de sabor doce. Cultivada de forma sustentável em Espanha, amadurece pouco antes do Halloween, posicionando-se como uma alternativa saudável aos doces tradicionais desta época.
Halloweena, Genesis Fresh, Espanha, Pavilhão 8.2, Stand A-80

Couve Coração: A Samantha, desenvolvida pela Bejo Zaden, é a primeira couve-savoy com formato pontiagudo, pesando menos de 500 gramas. Com uma forma compacta, estrutura foliar firme e sabor ligeiramente adocicado, é versátil na preparação culinária e adequada para saladas, pratos wok e grelhados.
Couve-savoy pontiaguda Samantha, Bejo Zaden, Países Baixos, Pavilhão 1.2, Stand C13

Finalistas do Fruit Logistica Innovation Award Technology 2025

Drones de Precisão: A ABZ Innovation, da Hungria, equipa drones para pomares e vinhas com um sistema de deteção baseado em LiDAR. Esta tecnologia permite mapeamento 3D em tempo real, reconhecendo obstáculos e ajustando dinamicamente a altura de voo, otimizando a pulverização de culturas e reduzindo o uso de químicos.
Revolução na agricultura de precisão: Mapeamento LiDAR em tempo real para operações de drones mais seguras e eficientes, ABZ Innovation, Hungria, Pavilhão 3.1, Stand C-21

Monitorização de Irrigação com IA: O FarmRoad Irrigation Module, da WayBeyond, oriunda da Nova Zelândia, auxilia agricultores na otimização do consumo de água. Utilizando dashboards impulsionados por inteligência artificial, combina dados climáticos locais com modelos sofisticados de demanda hídrica, permitindo ajustes diários no planeamento da irrigação.
Módulo de Irrigação FarmRoad, WayBeyond, Nova Zelândia, Pavilhão 3.1, Stand C-30

Conservação de Frutas em Transporte: O RYPEN Case Liner, da empresa britânica It’s Fresh, mantém frutas frescas por mais tempo durante o transporte. A tecnologia captura moléculas excessivas de etileno dentro das caixas, prolongando a vida útil dos produtos e reduzindo o desperdício alimentar.
RYPEN Case Liner, It’s Fresh, Reino Unido, Pavilhão 5.2, Stand B-24

Análise de Imagens em Estufas: A plataforma Croptimus, da Fermata Technology Limited, oferece aos agricultores tecnologia de análise de imagens que permite detetar precocemente doenças ou infestações em vegetais cultivados em estufas, possibilitando intervenções atempadas e redução de perdas.
Croptimus, Fermata Technology Limited, Chipre, Pavilhão 3.1, Stand C-20

Sistema Inteligente de Dosagem de Fungicidas: O CATsystem, da espanhola Productos Citrosol, é um sistema de consumo inteligente para o setor pós-colheita. Mede online e em tempo real as concentrações de fungicidas e outros componentes em soluções de produção, ajustando-as imediatamente, garantindo dosagens ótimas e maior sustentabilidade.
CATsystem, Productos Citrosol, Espanha, Pavilhão 18, Stand A-24

Os vencedores serão anunciados durante a edição de 2025 da Fruit Logistica, de 5 a 7 de fevereiro em Berlim.

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Retalho

MO expande presença em Portugal com abertura e remodelação de 17 lojas em 2024

Marca de moda do grupo Sonae investiu na expansão da sua atividade em Portugal, reforçando o seu parque de lojas com seis novas unidades e melhorando a experiência de compra ainda em mais de uma dezena de lojas de todo o país durante o último ano.

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A MO reforçou a sua presença no mercado português com a abertura e remodelação de 17 lojas ao longo de 2024, atingindo um total de 127 unidades no país. A expansão incluiu seis novas aberturas e a renovação de mais de uma dezena de lojas, numa estratégia focada em melhorar a experiência de compra e em ampliar a cobertura nacional.

Francisco Sousa Pimentel, CEO da MO

“Vamos continuar a investir na expansão e renovação do parque das nossas lojas para chegarmos a cada vez mais famílias portuguesas. A nova imagem de loja permite uma experiência de compra mais conveniente e simples para os nossos clientes e uma exposição mais ampla da nossa excelente oferta e preços. A MO tem hoje a maior rede de lojas de moda em Portugal e pretendemos reforçar a nossa posição”, sublinha Francisco Sousa Pimentel, CEO da MO, em comunicado.

Em 2024, as intervenções incluíram aberturas e remodelações em várias localizações estratégicas, como Alegro Sintra, Avintes, Beja, Câmara de Lobos (Madeira), Coimbra (Alma Shopping), Évora, Famalicão Retail, Ílhavo, Maia Jardim, Marco de Canaveses, Mealhada, Mira Maia, Ponte de Lima, Santarém, Tomar, Torres Vedras e Vila do Conde.

 

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Alimentar

Abertas as inscrições para a temporada de cultivo de 2025 do projeto europeu INCREASE

Projeto europeu é coordenado em Portugal por investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

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Estão abertas as inscrições para a temporada de cultivo de 2025 do projeto europeu INCREASE, que incentiva os cidadãos a cultivar feijão e a contribuir para a preservação da agrobiodiversidade. Em Portugal, o projeto é coordenado pelo Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

O INCREASE, que envolve 28 parceiros de 14 países e mais de 20.000 participantes, tem como objetivo preservar e caracterizar variedades antigas de leguminosas, promovendo o seu cultivo e consumo. As inscrições, abertas até 28 de fevereiro, podem ser feitas através da aplicação “INCREASE CSA”, disponível em diversas plataformas digitais.

Para participar, os interessados apenas necessitam de um espaço de cultivo – campo, jardim, terraço ou varanda – e motivação para plantar e documentar o desenvolvimento de seis variedades antigas de feijão. Os participantes receberão sementes e serão orientados a registar fotografias e características das plantas na aplicação, contribuindo para a recolha de dados científicos.

“Cada participante receberá sementes de variedades antigas de feijão para cultivar e documentar o seu desenvolvimento através da aplicação, registando fotografias e características das plantas,” explica Marta Vasconcelos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF/ESB/UCP) e coordenadora do projeto em Portugal, acrescentando que “estes dados permitirão à equipa do projeto avaliar as propriedades das variedades e reforçar a diversidade agrícola na Europa.”.

Desde o seu lançamento, em 2020, o INCREASE já contou com a participação de mais de 20.000 cidadãos europeus, tendo sido distinguido, em 2024, com o Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã, pelo seu contributo para a valorização da biodiversidade agrícola.

O projeto adota uma abordagem de ciência aberta e inovação colaborativa, aproveitando tecnologias digitais para envolver a sociedade na conservação de recursos genéticos. É financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia e conta com uma equipa interdisciplinar nas áreas de genómica de plantas, bioinformática, bioquímica, agronomia e conservação de recursos genéticos.

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Logística

Rotom Portugal anuncia transição de liderança no Grupo Rotom

Após mais de 31 anos no Grupo Rotom, Arjan Kuiper anunciou a sua decisão de deixar o cargo de CEO, com efeito a partir de janeiro de 2025. Frank Weermeijer é o novo CEO interino.

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“Este marco assinala o início de uma nova etapa para o Grupo Rotom, um dos líderes de mercado em soluções logísticas sustentáveis e circulares para transporte e armazenamento”, informa, em comunicado a Rotom Portugal.

Arjan Kuiper ingressou na Rotom em 1993, na altura uma pequena empresa a operar em paletes usadas, com 16 colaboradores e uma faturação de dois milhões de euros. Desde então, liderou a transformação da empresa num grupo internacional com uma faturação de quase 250 milhões de euros e uma equipa de 850 colaboradores. “Nos últimos anos, e com o apoio da Waterland Private Equity, a Rotom acelerou a sua expansão através de uma estratégia de crescimento baseada em aquisições, concluindo 11 processos de integração”, destaca a Rotom Portugal.

Com a saída de Arjan Kuiper, a empresa anuncia Frank Weermeijer como o novo CEO interino. Juntamente com Marcel van de Sande, COO do Grupo, Frank Weermeije assumirá a responsabilidade de liderar a empresa numa nova fase de crescimento e desenvolvimento.
O anterior CEO continuará ligado ao Grupo Rotom como acionista. “Deixar a Rotom após 31 anos é, para mim, um momento carregado de emoção. Construir esta empresa foi um privilégio e uma paixão. Agora, é tempo de me dedicar a novas oportunidades como investidor e conselheiro, apoiando empreendedores ambiciosos e negócios inovadores”, afirmou Arjan Kuiper.

No comunicado, Miguel Correia, em representação da Rotom Portugal, e toda a equipa, expressam “o seu profundo agradecimento pela dedicação e liderança de Arjan Kuiper ao longo dos últimos 17 anos”. “É com grande apreço que recordamos o investimento significativo realizado na nossa sede em Valado dos Frades, um marco que reforça o compromisso com o crescimento sustentável da operação em Portugal. Desejamos a Arjan todo o sucesso nesta nova fase da sua vida e manifestamos a nossa total confiança no trabalho e liderança do seu sucessor, Frank Weermeijer”, conclui.

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