Retalho

MO expande presença em Portugal com abertura e remodelação de 17 lojas em 2024

Marca de moda do grupo Sonae investiu na expansão da sua atividade em Portugal, reforçando o seu parque de lojas com seis novas unidades e melhorando a experiência de compra ainda em mais de uma dezena de lojas de todo o país durante o último ano.

Hipersuper
Retalho

MO expande presença em Portugal com abertura e remodelação de 17 lojas em 2024

Marca de moda do grupo Sonae investiu na expansão da sua atividade em Portugal, reforçando o seu parque de lojas com seis novas unidades e melhorando a experiência de compra ainda em mais de uma dezena de lojas de todo o país durante o último ano.

Hipersuper
Sobre o autor
Hipersuper
Artigos relacionados
UBBO organiza festival para celebrar o Dia da Criança
Retalho
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
Exportação
DHL vai implementar mil robôs adicionais em todas as operações
Logística
Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros
Retalho
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
Bebidas
Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional
Alimentar
Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
Bebidas
Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama
Retalho
Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”
Retalho
Webinar discute limites do pricing por categorias e impacto no crescimento do retalho
Retalho
PUB

A MO reforçou a sua presença no mercado português com a abertura e remodelação de 17 lojas ao longo de 2024, atingindo um total de 127 unidades no país. A expansão incluiu seis novas aberturas e a renovação de mais de uma dezena de lojas, numa estratégia focada em melhorar a experiência de compra e em ampliar a cobertura nacional.

Francisco Sousa Pimentel, CEO da MO

PUB

“Vamos continuar a investir na expansão e renovação do parque das nossas lojas para chegarmos a cada vez mais famílias portuguesas. A nova imagem de loja permite uma experiência de compra mais conveniente e simples para os nossos clientes e uma exposição mais ampla da nossa excelente oferta e preços. A MO tem hoje a maior rede de lojas de moda em Portugal e pretendemos reforçar a nossa posição”, sublinha Francisco Sousa Pimentel, CEO da MO, em comunicado.

Em 2024, as intervenções incluíram aberturas e remodelações em várias localizações estratégicas, como Alegro Sintra, Avintes, Beja, Câmara de Lobos (Madeira), Coimbra (Alma Shopping), Évora, Famalicão Retail, Ílhavo, Maia Jardim, Marco de Canaveses, Mealhada, Mira Maia, Ponte de Lima, Santarém, Tomar, Torres Vedras e Vila do Conde.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Artigos relacionados
UBBO organiza festival para celebrar o Dia da Criança
Retalho
Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais
Exportação
DHL vai implementar mil robôs adicionais em todas as operações
Logística
Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros
Retalho
José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024
Bebidas
Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional
Alimentar
Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho
Bebidas
Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama
Retalho
Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”
Retalho
Webinar discute limites do pricing por categorias e impacto no crescimento do retalho
Retalho
Retalho

UBBO organiza festival para celebrar o Dia da Criança

O próximo fim de semana é dedicado aos mais pequenos, com um festival nos dias 31 de maio e 1 de Junho, em celebração do Dia da Criança.

O Festival MiUBBOS vai dinamizar uma série de atividades na zona dos contentores da Praça Central do UBBO, a 31 de maio e 1 de junho, para assinalar o Dia da Criança.

Para além de espetáculos de magia, música, teatro, marionetas, comédia, dança e circo, haverá workshops dinâmicos onde as crianças aprendem as novas artes. Animação ambulante, cantinho das histórias, baby corner, contentores com ateliers e animação são propostas do maior centro comercial do país.

O festival MiUBBO tem como mascote o Zubbo, que “vai acompanhar todas as atividades e daqui para frente será sem dúvida presença habitual pelos espaços do único shopping resort do país”, refere uma nota do centro comercial. As atividades são gratuitas e a agenda pode ser consultada aqui.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

Portugal Nuts lança projeto de internacionalização dos frutos secos nacionais

O NutsbyPortugal vai dinamizar um conjunto de iniciativas em Portugal e em vários países. O objetivo é reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral.

O NutsbyPortugal foi lançado pela Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts e surge no âmbito da aprovação da candidatura do aviso MPr-2023-5, Internacionalização da PME – Projetos conjuntos. O projeto tem a duração de 24 meses e inclui mercados como Espanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França, Dinamarca, Noruega Suécia, Grécia, EUA e Austrália.

O anúncio foi feito no âmbito do IV Congresso da Portugal Nuts, que decorreu em Beja, no passado dia 21 de maio. Reuniu produtores, técnicos, investigadores, decisores políticos, parceiros e patrocinadores e debateu temas estruturantes da fileira, como água, proteção de culturas, mercados, preços e tendências futuras.

O NutsbyPortugal visa dinamizar e reforçar a competitividade e base exportadora das PME’s, que integram a fileira do amendoal e nogueiral, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal, e em vários países, informa a Portugal Nuts.

Nestes mercados escolhidos, as empresas, associadas da Portugal Nuts, irão participar e visitar certames da fileira do agroalimentar, promover ações de degustação e realizar reuniões B2B com potenciais clientes e compradores. “Os futuros contatos empresariais também podem visitar as empresas produtoras, e processadoras, de frutos secos, através das ações inversas e de missões virtuais. Adicionalmente à comercialização dos produtos, o projeto prevê também a comercialização de subprodutos dos pomares, promovendo deste modo a agricultura, e economia, circulares”, revela a Portugal Nuts.

A primeira iniciativa, a realizar no âmbito do projeto, decorrerá ainda no Verão de 2025, dando a conhecer de forma detalhada, e em formato virtual, o calendário das iniciativas e procurando recolher as manifestações de interesse, não só de empresas associadas, como de outras empresas da fileira.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

DHL vai implementar mil robôs adicionais em todas as operações

O Grupo vai expandir a robótica em todas as divisões, através da assinatura de um acordo assinado com a Boston Dynamics, líder mundial em robótica avançada.

A DHL vai expandir a implementação da robótica em todas as divisões com mais de mil novos robôs. O Grupo assinou um memorando de entendimento estratégico com a Boston Dynamics, líder mundial em robótica avançada, depois do sucesso da implementação do robô Stretch da Boston Dynamics.

O robô foi concebido para o manuseamento de caixas e inicialmente implementado pela DHL para automatizar a descarga de contentores. A DHL Supply Chain, a divisão de logística contratual do Grupo, liderou o caminho, introduzindo o Stretch comercialmente na América do Norte em 2023 e, mais recentemente, expandindo as implementações no Reino Unido e em toda a Europa.

Segundo a DHL, para além da implementação global de mais de mil unidades adicionais, para o futuro, a DHL planeia expandir a gama de aplicações dos robôs, incluindo casos de utilização adicionais, como a recolha de caixas.

O CIO Global da DHL Supply Chain assume que esta é “uma mudança fundamental que está a remodelar a forma como operamos e a elevar o serviço prestado aos nossos clientes”. “Através desta parceria alargada com a Boston Dynamics, a DHL assumirá um papel mais ativo na formação e direção do desenvolvimento da robótica, juntamente com parceiros-chave, concentrando-se na criação de soluções mais resistentes, reativas e inteligentes que respondam aos desafios únicos da nossa empresa. Juntos, estamos a estabelecer novos padrões para o setor da logística”, assegura Sally Miller.

Nos últimos três anos, o Grupo DHL investiu mais de mil milhões de euros em automação só na sua divisão de logística contratual. Em toda a sua rede global, o Grupo utiliza atualmente mais de 7.500 robôs, mais de 200 mil dispositivos portáteis inteligentes e cerca de 800 mil sensores IoT para otimizar as operações, melhorar as condições de trabalho dos funcionários e fornecer valor mensurável aos clientes. Atualmente, mais de 90% dos armazéns da DHL em todo o mundo estão equipados com pelo menos uma solução de automatização ou digitalização.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Sonae vende marcas MO e Zippy à atual equipa de gestão por 20 milhões de euros

A operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros e deverá estar concluída até ao final do primeiro semestre de 2025, estando ainda sujeita à aprovação das entidades reguladoras competentes.

Hipersuper

A Sonae anunciou a celebração de um acordo para a alienação dos negócios de moda MO e Zippy, num processo de Management Buy Out (MBO) liderado por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, em parceria com o Fundo Mercúrio, gerido pela Oxy Capital.

A transação insere-se na estratégia de gestão ativa do portefólio da Sonae, que procura garantir as melhores condições de desenvolvimento para os seus ativos, promovendo a autonomia de negócios com equipas de gestão consolidadas. Segundo João Dolores, CFO da Sonae, esta decisão está alinhada com a tradição do grupo em fomentar o empreendedorismo interno: “Estamos muito satisfeitos com esta operação e com o que ela significa para todas as partes envolvidas. A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do Grupo. Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las. Quero agradecer a todas as pessoas das equipas MO e Zippy pelo seu profundo empenho e compromisso ao longo dos anos e deixar a todos votos de muito sucesso”.

Com raízes na Sonae desde 1995 (MO) e 2004 (Zippy), as duas marcas afirmaram-se como referências no mercado português e consolidaram presença internacional. A MO conta atualmente com mais de 120 lojas em Portugal e uma unidade dedicada à gestão da categoria têxtil em grandes retalhistas internacionais. Já a Zippy, focada no segmento infantil, opera em mais de 40 mercados, através de uma estratégia multicanal assente em lojas próprias e franchising.

Para Francisco Pimentel, “é uma honra fazer parte do legado de MBO da Sonae, que refletem a cultura de valorização do talento e de promoção do empreendedorismo interno do Grupo. Assumimos esta nova etapa com muito entusiasmo e orgulho nas marcas que temos, estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy. Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

José Maria da Fonseca lança novas colheitas Quinta de Camarate Branco Seco e Doce 2024

Estes dois vinhos brancos, com perfis diferenciados, refletem a diversidade do terroir da Quinta de Camarate, localizada junto à Serra da Arrábida, e posicionam-se como propostas versáteis para os dias mais amenos.

Hipersuper

A chegada da primavera traz de volta ao mercado as novas colheitas dos vinhos Quinta de Camarate Branco Seco 2024 e Branco Doce 2024, produzidos pela José Maria da Fonseca na Quinta de Camarate, em Azeitão, propriedade da família Soares Franco.

O Quinta de Camarate Branco Seco 2024 resulta de um lote de Alvarinho (62%) e Loureiro (38%), apresentando um perfil aromático com notas de fruta de caroço, nuances florais e uma mineralidade marcada. De cor amarelo pálido com reflexos esverdeados, revela um paladar equilibrado, boa acidez e final fresco, sendo particularmente indicado para acompanhar peixe e marisco.

Já o Quinta de Camarate Branco Doce 2024 é um monovarietal de Moscatel, com aromas florais, suavidade e um paladar doce e aveludado, equilibrado por uma acidez bem integrada. Acompanha bem marisco, sushi e sobremesas.

Com 120 hectares de área total, dos quais 39 são dedicados à vinha, a Quinta de Camarate destaca-se não apenas pela produção vínica, mas também por albergar a coleção ampelográfica da José Maria da Fonseca, com mais de 560 castas oriundas de todo o mundo, e pela produção de leite de ovelha que dá origem ao queijo de Azeitão.

Estas novas colheitas reforçam o compromisso da José Maria da Fonseca com a autenticidade e inovação no setor vitivinícola, valorizando a identidade do terroir de Azeitão e a sua diversidade enológica.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Porbatata lança campanha para aumentar o consumo de batata nacional

Dinamizada pela Porbatata, a campanha é realizada sempre durante o período de colheita deste produto em território nacional. “A batata portuguesa tem muito sabor e muita qualidade e uma grande diversidade de aptidões”, sublinha António Gomes, presidente da Porbatata.

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal apresentou esta segunda-feira, 26 de maio, a edição 2025 da campanha de promoção da batata nacional. Num evento que decorreu no Time Out Market Lisboa, foram confecionados vários pratos tendo a batata como base e que demonstraram a diversidade da utilização, desde entradas até sobremesas, deste produto produzido em Portugal.

Dinamizada pela Porbatata e os seus associados, a campanha e realizada anualmente desde 2018, sempre durante período de colheita deste produto em território nacional. Nesse sentido, estará ativa até 30 de setembro.

“A batata portuguesa tem muito sabor e muita qualidade e uma grande diversidade de aptidões. É um produto genuíno da cozinha portuguesa e mediterrânica”, sublinhou António Gomes, presidente da Porbatata, na abertura do evento.

Miss Tata ‘lidera’ a campanha

A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada. Na campanha, que este ano tem o lema ‘Sou Boa com Tudo’, assume o papel de influencer oficial e embaixadora da batata portuguesa com o propósito de comunicar a sua qualidade e de a aproximar mais dos consumidores.

A iniciativa da Porbatata será comunicada nos principais supermercados do país, tanto em folhetos como nas lojas e nas redes sociais (Instagram e Facebook) da associação. Do plano de comunicação fazem também parte colaborações com influencers e várias iniciativas que pretendem destacar a marca da batata portuguesa. A campanha é apoiada pela APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e conta com o financiamento dos associados da Porbatata e do Crédito Agrícola.

A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada. Tem o propósito de comunicar a sua qualidade e de a aproximar mais dos consumidores.

“A Miss Tata volta a dar a cara pela batata portuguesa, com uma campanha que reforça o nosso compromisso: valorizar a produção nacional e aproximar este alimento tão essencial dos consumidores. Desde 2018 que apostamos na promoção da batata, e os resultados falam por si — 2024 registou o maior consumo dos últimos seis anos”, afirmou António Gomes no comunicado de lançamento da campanha.

Para o presidente da Porbatata, este crescimento é indicativo de que “os portugueses reconhecem a qualidade da batata que nasce no nosso país”. “Queremos continuar a crescer e a afirmar a nossa identidade no prato de todos os dias”, definiu.

Mais de mil toneladas

Produzida em todo o país entre maio e setembro, a batata portuguesa beneficia do clima e das características únicas do solo nacional. Em 2024, segundo dados provisórios do INE (Instituto Nacional de Estatística), o consumo de batata atingiu o valor mais elevado dos últimos seis anos.

Os dados, analisados pela Porbatata, indicam que o consumo humano de batata atingiu as 1004 toneladas naquele ano, uma subida de 5% em comparação com 2023 (957 toneladas) e também de 5% face a 2018 (959 toneladas). Cada português consome agora 94,4 quilos de batata por ano, mais 2% do que em 2023, revela a Porbatata

Fundada a 28 de setembro de 2016, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas.~Sediada na Lourinhã, zona Oeste do país, representa os interesses de toda a fileira em Portugal, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.

 

 

 

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Bebidas

Academia do Centro de Frutologia Compal 2025 prolonga candidaturas até 11 de junho

A iniciativa, que vai na 12.ª edição, mantém o seu foco no apoio à qualificação e modernização do setor frutícola nacional.

Hipersuper

A edição de 2025 da Academia do Centro de Frutologia Compal alargou o prazo de candidaturas, permitindo a empresários e produtores frutícolas submeterem os seus projetos até ao dia 11 de junho.

O programa, com cerca de 70 horas de formação, contempla áreas como fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e inteligência artificial, integrando um modelo híbrido de ensino. Os participantes têm acesso a sessões teóricas presenciais e online, visitas técnicas a explorações agrícolas em diferentes regiões do país e contacto direto com especialistas e empreendedores do setor.

Além da componente formativa, a Academia promove o desenvolvimento de redes colaborativas e atribui três bolsas de 20 mil euros aos melhores projetos, como incentivo à instalação, reconversão ou expansão de explorações agrícolas. Desde a sua criação, a Academia já atribuiu 690 mil euros em apoios financeiros, envolvendo mais de 140 empreendedores em 74 municípios.

As candidaturas estão abertas a projetos focados na produção de 26 variedades de fruta, de alperce a romã, incluindo, pela primeira vez, o tomate. A iniciativa visa, assim, reforçar a competitividade da fruticultura portuguesa, promovendo a inovação e a valorização da produção nacional.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário online disponível no site da Compal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Pull&Bear reabre no Centro Vasco da Gama

A insígnia do grupo Inditex ocupa agora 600 metros quadrados no Piso 1 do centro comercial, entre as lojas Massimo Dutti e Bershka, refletindo uma aposta clara na requalificação do ponto de venda físico.

Hipersuper

A Pull&Bear reabriu recentemente a sua loja no Centro Vasco da Gama, em Lisboa, com um novo conceito de espaço e uma área de venda significativamente ampliada.

O novo layout introduz uma imagem mais clean e contemporânea, em linha com o posicionamento jovem e descontraído da marca. A decoração privilegia o minimalismo, com predominância de tons brancos, acabamentos metálicos e elementos luminosos, enquanto a reorganização do espaço visa otimizar a experiência de compra através de estruturas ajustáveis e maior fluidez visual.

A loja mantém o sistema de pagamento automático assistido, solução que tem vindo a ganhar tração no retalho de moda pela sua capacidade de acelerar o processo de checkout. A integração de ecrãs digitais com barras luminosas distribuídas ao longo do espaço reforça a componente interativa e comunicacional da marca com os visitantes.

Com esta remodelação, a Pull&Bear alinha-se com a tendência crescente de renovação dos espaços físicos de retalho em centros comerciais, fenómeno também observado recentemente com outras marcas do grupo, como a Massimo Dutti e a Mango.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Wells abre no Chiado a “maior loja de beleza e bem-estar do país”

Localizada na Rua Garrett, no Chiado, a nova flagship da marca ocupa um edifício de três pisos e 1.500 metros quadrados, agregando uma ampla oferta de produtos e serviços nas áreas de perfumaria, cosmética, maquilhagem, saúde e ótica.

Hipersuper

A Wells abre a 3 de junho aquela que se apresenta como a maior loja de beleza e bem-estar em Portugal. Localizada na Rua Garrett, no Chiado, a nova flagship da marca ocupa um edifício de três pisos e 1.500 metros quadrados, agregando uma ampla oferta de produtos e serviços nas áreas de perfumaria, cosmética, maquilhagem, saúde e ótica.

Designada “Wells Garrett – Home of Beauty”, a nova loja aposta numa experiência integrada, que conjuga marcas premium com serviços especializados e recursos tecnológicos interativos, como espelhos inteligentes e experiências imersivas de maquilhagem. O espaço distingue-se também pela recuperação arquitetónica que preserva elementos históricos, incluindo uma antiga ótica classificada como “Loja Histórica”.

O projeto marca um reforço do posicionamento estratégico da Wells na área da beleza, com destaque para a introdução de novas marcas, como GHD ou a portuguesa BAEBE, a ampliação da oferta em cuidados capilares e a aposta na tecnologia aplicada à ótica e audiologia. A componente de bem-estar é igualmente alargada, com novas insígnias como Olistic, Gabb ou Satisfyer, e uma área dedicada a consultas e serviços especializados.

A inauguração inclui um conjunto de ativações dirigidas aos visitantes, entre as quais serviços gratuitos nas áreas de cabelo, maquilhagem e skin gym, além de sessões de aconselhamento personalizado e experiências interativas em várias zonas da loja. Os primeiros 300 clientes receberão conjuntos de produtos de beleza, num valor global estimado de 150 mil euros.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Webinar discute limites do pricing por categorias e impacto no crescimento do retalho

A TouchPoint Consulting International e a Competera organizam no próximo dia 28 de maio, às 15 horas (hora de Lisboa), um webinar internacional que propõe repensar os modelos tradicionais de pricing no retalho e no grande consumo.

Hipersuper

Sob o tema “How Category-Driven Pricing Limits Enterprise Growth”, o evento pretende debater os riscos associados à gestão de preços em silos e apresentar abordagens integradas centradas no consumidor.

A sessão contará com a intervenção de Armando Mateus, CXO da TouchPoint Consulting, e Andreas Lorenz, SVP Retail da Competera, que irão explorar alternativas estratégicas para maximizar o potencial de crescimento e rentabilidade das empresas, à luz das novas dinâmicas do mercado.

Entre os temas em destaque estão: os limites operacionais e estratégicos do pricing centrado em categorias, o potencial das abordagens baseadas em dados e orientadas ao consumidor e a construção de rentabilidade sustentável com impacto operacional real.

Num contexto em que as decisões de pricing continuam a ser, em muitos casos, geridas em compartimentos estanques, o webinar propõe uma reflexão crítica sobre a necessidade de transição para modelos de gestão de valor mais holísticos e integrados.

A participação é gratuita e destina-se a profissionais de retalho, fmcg, category management, pricing e estratégia comercial. As inscrições podem ser efetuadas online através do site da Competera.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.