10 dicas para promover negócios online
10 conselhos básicos que todos os empreendedores com negócios online devem ter em conta, segundo a Pixmania
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
10 conselhos básicos que todos os empreendedores com negócios online devem ter em conta, segundo a a Pixmania
1. Conheça os clientes, não deixe de perguntar
As empresas devem manter contacto contínuo com o cliente através de questionários que ajudem a conhecer as suas necessidades. Antes de empreender uma nova aventura “às cegas” é preferível dedicar um determinado período de tempo a entender os clientes e como as suas ações podem satisfazer as necessidades.
2. Tire proveito de conselhos dos especialistas, continue a aprender
Aproveitar a orientação dos especialistas pode ser altamente produtivo, assim como conselhos de fornecedores e clientes. Da mesma forma que, quando começa a trabalhar numa nova empresa e não sabe algo, o melhor é perguntar em caso de dúvida.
3. Crie a sua própria página web e promova o conhecimento da marca
O sucesso de um negócio reside na boa reputação. Criar um website ou utilizar plataformas web, como o Ebay, aumenta o tráfego de vendas. Ter um espaço web próprio ajuda a desenvolver a posição no mercado.
4. Encontre a sua própria estratégia de marketing
Uma vez que os produtos já se encontram no espaço online, é necessário assegurar-se de que os clientes chegam até eles. Neste sentido, é imprescindível conhecer os métodos de geração de tráfego, conhecer os nichos de mercado e como tornar os produtos apelativos.
5. Oferecer variedade e flexibilidade é essencial ao sucesso
Qualidade e uma ampla variedade de produtos, assim como garantias de facilidade e flexibilidade na aquisição dos mesmos são a chave para o êxito. É imprescindível analisar como vai fazer chegar os produtos ao cliente. Se os fornecedores não funcionam, isso será refletido na reputação da empresa.
6. Desenvolva uma boa política de preços
Saber qual é o preço “justo” dos produtos requer um amplo estudo do mercado e da concorrência, assim como uma análise sobre a forma como a empresa poderá destacar-se. Não basta assegurar os lucros das vendas, também deve ser competitivo.
7. Utilize serviço de entrega
Se o negócio se centra na venda de produtos, utilizar um fornecedor para os fazer chegar ao cliente é uma solução eficaz em termos de custos. É uma forma de garantir profissionalismo através de fornecedores especializados, sem ter que suportar os custos e a logística de manter um stock próprio e assegurando sempre a chegada pontual dos produtos ao destino.
8. Organize-se e motive-se, impulsione continuamente o negócio
O trabalho não termina aquando a criação da empresa. Alimente a visão empreendedora para não perder novas oportunidades de negócio e que vão ajudar no crescimento da empresa. Novas ideias de marketing, novas formas de atrair clientes para o website, novas promoções que fidelizem os clientes, são apenas algumas das ações a ter em conta.
9. Ofereça um toque pessoal
Em determinadas ocasiões não é o produto, o preço ou tráfego de utilizadores que marca a diferença nas vendas. A originalidade do espaço web ou mesmo o próprio empresário é o que leva alguém a comprar num determinado site. A criatividade e os pormenores que refletem a personalidade de quem está por trás do negócio podem ser pontos-chave.
10. Desfrute
Faça algo que goste. Pense nos seus hobbies e no que gosta de fazer nos tempos livres. Talvez seja bom fotógrafo e gostaria de dedicar o seu tempo livre a vender equipamento de fotografia.