Em igualdade de preços, espanhóis elegem MdF
Um estudo recente realizado pela Focus Estrategias de Comunicação, as Marcas de Fabricante continuam a receber as preferências dos consumidores espanhóis.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O que acontece quando os consumidores chegam a um ponto de venda e são confrontados com o mesmo tipo de produtos ao mesmo preço? Pois bem, um recente estudo elaborado pela Focus Estrategias de Comunicação, em colaboração com José Luís Nueno, professor de Marketing no IESE, com o objectivo de investigar as preferências do consumidor quando confrontados com a igualdade de preços entre Marcas de Fabricante (MdF) e Marcas da Distribuição (MdD), concluiu que quatro em cada cinco consumidores espanhóis prefere claramente produtos de Marca de Fabricante na cesta básica de compras.
O estudo “As marcas, aspiração ou resignação” foi realizado, tendo em conta a variável preço, mediante um teste de compra simulado, para assim verificar o potencial das MdF face às MdD.
Para os consumidores inquiridos (25% homens e 75% mulheres), as razões para eleger uma MdF são a qualidade e origem do produto adquirido, enquanto a imaginação que existe no valor e uso, são atributos exclusivos do das MdF, adianta o Marketing News.
No teste foi dada a oportunidade aos consumidores de comprar, sem pensar no preço, produtos de uma lista composta por azeite, leite e atum, assinalando Jose Luis Nueno que “apenas o preço baixo e essa mesma imagem de baixo preço sustentam as altas quotas de MdD”, uma vez que, destaca Nueno, “quase 88% dos produtos eleitos pelos consumidores foram MdF”.
Isto é, segundo os autores do estudo, em igualdade de condições (preço), as MdF ganham, se bem que, na opinião de Jose Luis Nueno há a destacar, igualmente, outros factores como o investimento em publicidade, actividade promocional no ponto de venda, notoriedade, awarness da marca e histórico da publicidade.