Lucros da Apple superiores a 4,8 mil milhões de euros
A companhia da “maçã” atingiu vendas de 28,27 mil milhões de dólares no último trimestre de 2011, enquanto os lucros líquidos ascenderam a 6,62 mil milhões de dólares. No acumulado do ano, as vendas chegaram aos 108 mil milhões de dólares.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Apple anunciou ontem [Terça-feira] lucros de 6,62 mil milhões de dólares de lucros líquidos relativamente ao quarto trimestre fiscal de 2011 (terminado a 24 de Setembro), correspondendo a mais 2,3 mil milhões de dólares que no trimestre do ano passado.
Em termos de receitas, a marca mais valiosa do mundo no universo tecnológico registou receitas trimestrais de 28,27 mil milhões de dólares (cerca de 20,6 mil milhões de euros) contra os 20,34 mil milhões de dólares de há um ano.
A margem bruta foi de 40,3%, comparado com os 36,9% do mesmo trimestre do ano passado, com as vendas internacionais a representarem 63% das receitas trimestrais.
Neste período a companhia fundado por Steve Jobs e Seteve Wozniak vendeu 17,07 milhões de iPhones, representando um aumento unitário de 21% face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado.
No mesmo período, a Apple vendeu 11,12 milhões de iPads, correspondendo a um aumento de 166% face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado, enquanto nos Macs as vendas atingiram as 4,89 milhões de unidades (+26%).
Finalmente, nos iPods, as vendas chegaram aos 6,62 milhões, representando um decréscimo de 27% face ao mesmo trimestre do ano passado.
No comunicado de imprensa que divulga estes resultados, Tim Cook, CEO da Apple, refere estar “maravilhado com este forte final de um magnífico ano fiscal de 2011, fazendo crescer as receitas anuais para os 108 mil milhões de dólares e os lucros para os 26 mil milhões de dólares”.
Já Peter Oppenheimer, CFO da Apple, salienta que “olhando para a frente para o primeiro trimestre fiscal de 2012, que abrangerá 14 semanas em vez de 13, esperamos receitas de aproximadamente 37 mil milhões de dólares e ganhos por acção diluída de aproximadamente 9,30 dólares”.