43% dos jovens consumidores portugueses privilegiam a experimentação em loja
Segundo as contas do Observador Cetelem 2011, 43% dos consumidores jovens em Portugal preferem a experimentação no local de compra.
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O Observador Cetelem 2011 revela que 43% dos consumidores com menos de 30 anos e 36% dos indivíduos com mais de 50 afirmam privilegiar a loja como local de compra, bem como as lojas que criam eventos, através do lançamento de produtos em primeira mão, demonstrações ou animações. Confrontar-se com os produtos “a sério”, testá-los, tocá-los e efectuar uma última comparação após os procedimentos de pesquisa de informação efectuados na Internet, continuam a ser reflexos do consumidor.
De acordo com o Observador Cetelem 2011 a “comparação” é um comportamento com tendência a crescer entre os consumidores em Portugal. 69% dos jovens compara os preços muito atentamente e 65% procura sempre as melhores promoções. Esta não é só efectuada em casa, através da Internet, mas também nas lojas. Muitos consumidores declaram que “é importante ver o produto, experimentá-lo antes de o ter, sobretudo se for caro”.
“As análises que efectuámos mostram-nos que a Internet é cada vez mais uma ferramenta preponderante no processo de decisão de compra. Ao analisarmos esta questão da experimentação verificamos que se nas lojas fosse possível testar os produtos mais frequentemente, talvez incentivasse os consumidores a voltar à loja para procurarem informação, em detrimento da Web”, afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.